Zurich moderniza escritório em São Paulo para retomar atividades presenciais em modelo de trabalho híbrido

Após meses se programando cuidadosamente para a retomada, empresa adota modelo híbrido de trabalho, que confere mais autonomia, agilidade e maior interação entre os seus colaboradores, em um espaço totalmente adaptado para o futuro do trabalho

Depois de mais de dois anos funcionando a todo vapor com atividades praticamente 100% em home office, a Seguradora Zurich retomou as atividades presenciais com um modelo híbrido de trabalho.

Foram meses se planejando para esse momento de retomada do trabalho presencial em seu escritório na região do Brooklin Novo, em São Paulo, para o qual considerou fatores como a segurança dos colaboradores, após a crise sanitária ter arrefecido por conta do crescimento da vacinação, e o estímulo para que todo o time tenha um propósito e senso de identidade compartilhada.

Para receber seus colaboradores, a Zurich promoveu uma reforma cuidadosamente concebida para proporcionar ambientes acolhedores, com espaços que estimulam a colaboração, a criatividade e a prática de três comportamentos chave que espelham os valores e visão de futuro da companhia, todos ancorados no seu propósito institucional, que é “criar juntos um futuro melhor”. São eles: clientecentrismo, autonomia e agilidade.

O Diretor Executivo de Pessoas & Cultura da Seguradora Zurich, Carlos Toledo, explica: “O primeiro comportamento, o qual chamamos de clientecentrismo, é autoexplicativo. O segundo, a autonomia, está atrelada ao conceito de que cada um é o ‘CEO de sua carreira’, pois a Zurich acredita e confia no seu colaborador e, por isso, estimula que ele se apodere dessa autogestão, conferindo-lhe o livre-arbítrio para, no seu dia a dia, decidir o que pode fazer diferente e melhor, analisando e mitigando riscos e inovando sempre”.

“Já o terceiro comportamento, agilidade, refere-se à forma como o colaborador desempenha seu papel na companhia. Não é sinônimo de rapidez, mas de senso de urgência em agir e fazer as entregas, com qualidade e olhar holístico”, conclui.

De acordo com Toledo, um dos maiores desafios enfrentados após a pandemia foi encontrar um modelo que permitisse a manutenção do dia a dia, incentivando o retorno ao convívio social e trazendo maior interação entre os colaboradores. Foi por essa razão que a seguradora está adotando três modelos, sendo o do trabalho híbrido preponderantemente remoto, que mescla a atividade remota de três dias e dois dias presencial.

Nas 27 filiais comerciais que a empresa possui em todo Brasil, dada a natureza da atividade, adotou-se o 100% presencial. O terceiro modelo é o remoto-flexível, utilizado pelos Operadores do Call Center: como o atendimento que a equipe da Central de Atendimento presta é, por princípio, de forma remota, seja por telefone ou chat, os integrantes da área se deslocarão pelo menos um dia por mês até o escritório para alinhamentos do time ou participação em treinamentos.

Escritório do futuro

A Zurich entende que as relações profissionais mudaram e que, para continuar retendo seus talentos e produzindo com qualidade, precisava promover mudanças que vão ao encontro da nova face do mundo do trabalho.

A companhia, que há 4 anos consecutivos vem recebendo a certificação do GPTW, que atesta que é uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil, levou muito em consideração o bem-estar de seus colaboradores na preparação dos espaços físicos para recebê-los de volta no trabalho presencial – algo em que não há paralelo entre outros players atuantes no mercado segurador brasileiro.

Como explica Carlos Toledo, as novas instalações foram pensadas para ir além de um modelo de trabalho híbrido. “Foi considerada a necessidade de as pessoas ficarem mais tempo com suas famílias, o que é plenamente possível nesse modelo, mas também a importância do contato entre as pessoas para a criatividade e a colaboração dos times. Os espaços foram concebidos para proporcionar o que os funcionários precisam, seja em um momento de foco, em que poderão trabalhar sem interrupções, seja na integração com seus times, com espaços de convivência que estimulam esse contato”.

O conceito do novo escritório da empresa em São Paulo – que a Zurich trata como “Escritório do Futuro” – foi ancorado nas melhores práticas de mercado, trazidas pela empresa de arquitetura Athié Wohnrath e pela consultoria de trabalho remoto Instituto Trabalho Portátil, além de a Zurich também ter ouvido as necessidades de seus colaboradores. Como resultado, o escritório mostra-se em linha com o que tem sido feito nas novas instalações da seguradora suíça em outros países.

Há espaços intercalados, pensados na flexibilidade e na redução de ruídos, bem como outros com o conceito “agile” e áreas-foco, com mesas individuais de apoio para notebooks distribuídas pelos três andares que Zurich ocupa no prédio, bem como uma quantidade maior de salas de reunião, com diferentes configurações, conforme a necessidade. Há ainda locais multiuso que permitem treinamentos, pequenos eventos ou mesmo confraternizações. Também foi adotado o conceito de vizinhança, para que os líderes fiquem próximos dos seus times quando necessário.

Os ambientes contam ainda com ampla vegetação, sala bem-estar e cabines telefônicas, além de lockers individuais em todos os andares, que são armários para que sejam guardados pertences individuais. Há, por fim, praças comunitárias, para suportar o trabalho colaborativo – totalmente em linha com a proposta de oferecer instalações que estimulam o compartilhamento de ideias, a comunicação, a empatia e o fortalecimento de vínculos.

O Espaço Alimentação também foi recriado para que os colaboradores tenham mais conforto, desfrutando de um espaço para um café ou almoço.

Tudo isso foi concebido mantendo-se o olhar da Zurich para a aspiração da companhia em liderar um impacto positivo planeta. Por essa razão, as instalações estão preparadas para a certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), voltada às construções sustentáveis e que é concebida e concedida pela organização não governamental United States Green Building Council, com o propósito de promover e estimular práticas de construções sustentáveis, satisfazendo critérios para uma construção verde.

“Os novos ambientes fomentam a diversidade em sua plenitude, com respeito aos mais diferentes pensamentos, e ao mesmo tempo apontando para o futuro do trabalho, que desejamos ver no presente: um dia a dia leve, saudável, mais próximo e humano”, finaliza Carlos Toledo.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas