Icatu conquista prêmio de excelência em automação

A seguradora foi reconhecida pela Kryon por ter realizado a maior implantação de robôs não-atendidos da América Latina

Antonio Nicolella

A automação de processos operacionais na Icatu foi um dos grandes desafios da seguradora que, em dois anos,  implementou  35 robôs – os chamados RPAs – que foram responsáveis pela robotização de 27 processos e 56 subprocessos das linhas de negócios de Vida, Previdência e Capitalização.   Esses números conferiram à companhia o reconhecimento feito pela Kryon – empresa israelense líder em automação de processos robóticos, desenvolvedora da solução ARIS RPA da Software AG,  como a empresa com maior implantação de robôs não-atendidos da América Latina, anúncio feito durante o Prêmio de Excelência em Automação 2021.

“Já tínhamos identificado uma necessidade de automação de nossos processos operacionais. Antes, muitas atividades eram executadas manualmente. Nosso desafio era fazer uma sinergia entre a atuação de nossos técnicos e o trabalho dos robôs. Identificamos que a nossa equipe podia ter uma ação mais analítica. Hoje, focamos nas contratações de analistas para revisar processos e implementar robôs. E vale destacar que fizemos remanejamento de equipes e não, desligamentos”, conta o diretor de Operações da Icatu, Antonio Nicolella, que coordena uma equipe com 270 pessoas.

Ele explica ainda que a Diretoria de Operações é responsável por todo o backoffice da operação da companhia, contemplando todas as linhas de negócios e canais. Em Capitalização, por exemplo, os RPAs operam em resgates; em Previdência, em operações que envolvem portabilidade interna e externa; em Vida, na renovação de apólices, faturamento e na emissão de segunda via de certificados, só para citar.  A implantação de RPAs resultou em mais de 31 mil horas de processamento e um total de 715 mil registros sem a intervenção humana.

“Nós já sabíamos que éramos um case de sucesso em matéria de implementação. Temos muitos processos que rodam em fração de minutos. A automatização de processos traz maior agilidade operacional e qualidade no processamento de dados”, reforça Nicolella. A Icatu foi a única seguradora brasileira homenageada na edição deste ano do Prêmio de Excelência em Automação.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas