“Maratona Social Zurich” promove discussões sobre a sociedade atual junto a instituições apoiadas pela seguradora

Empreendedorismo, futuro do consumo, sustentabilidade, sociedade digital e cuidados com as finanças pessoais foram temas abordados no evento, pensado para ajudar instituições e seus assistidos a ficarem por dentro das transformações sociais e do mercado de trabalho

Desde o começo de 2020, o mundo passou por muitas mudanças por conta da pandemia. A forma como trabalhamos, vemos e interagimos com o planeta, entendemos a sociedade e até mesmo como usamos e lidamos com a tecnologia já não é mais a mesma. Aos poucos, estamos aprendendo a viver nessa nova fase pós-Covid-19. Um caminho sem volta e que aponta para novos desafios.

Pensando nesta transição que está em pleno curso, recentemente a seguradora Zurich promoveu um evento online chamado “Maratona Social Zurich”, com palestras, bate-papos e consultorias pensadas para ajudar instituições e seus assistidos a ficarem por dentro das inovações e das necessidades do mercado de trabalho, do meio ambiente e das relações entre as pessoas numa sociedade em constante transformação.

Ana Quintela

O evento contou com conferências e discussões sobre diferentes temáticas, como empreendedorismo, educação financeira, futuro do consumo, confiança na sociedade digital (com dicas sobre cyber bulling e golpes virtuais, por exemplo), diversidade e inclusão e até as competências que serão valorizadas no ambiente de trabalho nos próximos anos – por meio das quais os participantes puderam ter consultorias sobre carreira, primeiro emprego e elaboração de currículo.

A Maratona Social é apenas uma das muitas iniciativas de empreendedorismo e questões sociais que a Zurich vem promovendo. No final de 2020, por exemplo, a empresa realizou uma palestra como Instituto Locomotiva, que também esteve presente na “Maratona”, porém, voltada especificamente à educação financeira – que é uma bandeira que a seguradora defende e se preocupa.

“Acreditamos que nosso papel vai muito além de oferecer seguros; precisamos também promover as mudanças necessárias para transformar o mundo. Através desse tipo de evento, conseguimos difundir o conhecimento interno e alcançar diversos tipos de pessoas, em todos os lugares e especialmente junto a instituições cuja atuação já é, por si só, transformadora”, diz Superintendente de Marketing e Comunicação da Zurich no Brasil, Ana Quintela.

Participaram do evento as seguintes instituições: Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores (IPPE), Instituto Locomotiva, Instituto Techmail, GRAAC e a Orquestra Sinfônica de São Paulo (OSESP). A seguir, confira um resumo sobre algumas palestras, bem como depoimentos de membros de algumas das instituições apoiadas pela Zurich que participaram do evento.

Futuro do consumo

Com apresentações de Lucía Sarraceno e Ismael Andrade, respectivamente Superintendente de Canais Digitais e Relacionamento com o Cliente e Superintendente de Seguros Massificados na Zurich do Brasil, a palestra “Futuro do Consumo” teve como foco principal discutir o desenvolvimento tecnológico e mostrar como os produtos no mercado mudam de acordo com a necessidade social.

“O futuro do consumo demonstra o foco cada vez maior consumidor. Nesse contexto, pode-se esperar que os desejos, anseios, dificuldades e particularidades desse público tornam-se elementos ainda mais poderosos tanto para marcas quanto para os próprios clientes”, constatou Clarice Tolentino, do IPPE (Instituto de Pesquisas e Projetos Empreendedores), uma das participantes da audiência da palestra sobre o Futuro do Consumo.

Confiança na sociedade digital

Com o objetivo de instruir como as pessoas precisam se comportar e se proteger no meio digital, a palestra “Confiança na Sociedade Digital” foi comandada por Fábio Souza e Roberto Kazuhisa, respectivamente Especialista em Sistemas e Gerente de Projetos na Zurich do Brasil. Alta exposição, golpes na internet, cyber bullyng e fakes news foram termas discutidos ao longo do painel, que contou também com dicas de como ter mais segurança no meio digital para crianças, adolescentes, pais, educadores, idosos e técnicos.

Nickson Baldoino, colaborador na GRAACC que assistiu às palestras, contou como esse tema foi importante para seu desenvolvimento pessoal e profissional. “Poder participar das discussões com especialistas, trocando informações e dúvidas com outras pessoas e organizações, contribuiu ainda mais para a experiência da maratona, em especial na palestra sobre ‘Confiança na Sociedade Digital’. Mais que atual, este tema tem impacto direto na forma em que construímos relações e evoluímos enquanto cidadãos, conectados e compartilhando informações constantemente”, relatou.

Diversidade e Inclusão

Caio Gama, da área de recursos humanos da Zurich do Brasil, ficou responsável pelo tema “Diversidade e Inclusão”, que discutiu as diferenças entre identidade de gênero, orientação sexual, sexo biológico e expressão de gênero. Além disso, ressaltou a importância da inclusão dentro do ambiente do trabalho. O colaborador explicou as diferenças de cada identidade de gênero e o significado da sigla LGBTQIA+, bem como os benefícios da adesão a uma linguagem neutra, que garante respeito aos não-binários.

Ester Neves, aluna do Instituto Techmail, participou da palestra e contou o quanto o tema a tocou. “Aprendi que o conhecimento derruba a barreira do preconceito, porque te faz entender a outra pessoa, ter a dimensão do seu dia a dia, das suas vivências e lutas. A empatia e o respeito nos fazem humanos e não há nada que desejamos mais que a paz de sermos livres e o poder de expressarmos nossa sexualidade, sem o medo de sermos discriminados. Caio nos mostrou como a Zurich combate o preconceito e vai além, proporcionando oportunidades”.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas