O que o hemograma tem a dizer sobre sua saúde?

Exame de laboratório analisa os principais componentes do sangue e deve ser feito pelo menos uma vez ao ano; mas quais informações estão escondidas em cada parte do teste?

O hemograma completo é um dos exames mais solicitados pelos médicos e todo mundo já fez pelo menos uma vez na vida. Mas quando o laudo chega, pouca gente entende o que os índices querem dizer sobre o equilíbrio do organismo. Para desvendar os principais pontos desse exame, o bioquímico especialista em análises clínicas e citopalogia e responsável pelo Laboratório de Análises Clínicas da Paraná Clínicas, Roberto Guerra Dall Stella (CRF-PR 2.009), preparou um guia rápido sobre o assunto:

O que é analisado?

O hemograma avalia as células sanguíneas, entre elas os leucócitos ou células brancas, as hemácias ou células vermelhas e as plaquetas ou trombócitos. O teste também mede os índices de hemoglobina e hematócritos. “O exame tem papel importante no diagnóstico de doenças hematológicas e sistêmicas, mas também auxilia o acompanhamento de terapias medicamentosas e a avaliação de doenças coagulatórias”, explica.

O que dizem os leucócitos?

As células brancas são responsáveis pelo sistema de defesa. A contagem da quantidade e o formato dos leucócitos ajudam a entender se o paciente tem alguma infecção ou inflamação, identificando também se o agente causador é uma bactéria, um vírus ou outro tipo de organismo. Segundo Roberto, “os índices de leucócitos orientam ainda a diferenciação entre neoplasias hematológicas”, como leucemias e linfomas.

O que dizem as hemácias?

As células vermelhas têm como principal função o transporte de oxigênio, mas também auxiliam na eliminação do gás carbônico do organismo. O tamanho, a cor e a estrutura das hemácias ajudam a avaliar se há anemia e de qual tipo, “sendo essencial para o direcionamento do diagnóstico e do tratamento adequado”, completa o bioquímico do Laboratório da Paraná Clínicas.

O que dizem as plaquetas?

Também conhecidas como trombócitos, as plaquetas carregam a tarefa de coagular o sangue na velocidade adequada. Em quantidade acima do considerado normal, podem causar a formação de coágulos no organismo, enquanto índices abaixo do recomendado, resultam em sangramentos e, até mesmo, em casos de hemorragia.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas