Perda auditiva pode ser prevenida

Mais de 900 milhões de pessoas poderão desenvolver surdez até 2050, segundo a OMS

A perda auditiva é uma das deficiências mais comuns nos dias atuais. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), divulgados em 2020, mostram que mais de 10 milhões de pessoas tem algum problema relacionado a surdez, ou seja, 5% da população é surda. Entre essas pessoas, 2,7 milhões não ouvem nada.

A surdez pode ser parcial ou total e ainda ser desenvolvida ao longo dos anos. A Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgou informações de que 900 milhões de pessoas no mundo poderão desenvolver surdez até 2050.

A otorrinolaringologista credenciada da Paraná Clínicas, Karin Seidel (CRM PR- 31875/RQE-22185), alerta que alguns fatores comportamentais podem levar à surdez. “Uso demasiado de fone de ouvido com volume alto do som, utilização de hastes flexíveis ou outros objetos dentro do ouvido que podem provocar lesões e infecções, além de utilização de medicamentos tóxicos para os ouvidos, podem causar a perda auditiva parcial ou até mesmo levar a surdez”, destaca a profissional.

Traumas acústicos como explosão, tiros, shows musicais; exposição prolongada a ruídos sem a proteção auricular; e barotrauma, que são as mudanças brusca da pressão atmosférica: tanto em mergulhos, quando em voos de avião, por exemplo, são fatores ambientais que também pode comprometer a audição.

De acordo com a médica, existem outros fatores que podem levar a surdez e ainda existem aqueles que podem ser hereditários. “Doenças como Meningite, Sarampo, Rubéola, Caxumba e Metabólicas podem causar surdez. Há também os casos de hereditariedade, em que a investigação do histórico familiar é primordial assim como o acompanhamento com um otorrinolaringologista”, enfatizou.

Karin Seidel ainda dá algumas dicas de como é possível evitar a surdez.

– Evitar exposição a som de alta intensidade.

– Uso de EPI (equipamento de proteção individual) de forma correta.

– Não usar nenhum objeto dentro dos condutos auditivos.

– Em caso de alteração da audição, procurar imediatamente um otorrinolaringologista pois existem algumas alterações que podem ser revertidas ou mesmo paralisadas.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas