TopMed chega aos 15 anos com marca de 3 milhões de vidas anuais atendidas e crescimento de 5 vezes nos últimos 18 meses

Na pandemia, a TopMed, referência em telessaúde e telemedicina, registrou um aumento de 516%, comparado à média dos anos anteriores, no volume de atendimentos. Criada em agosto de 2006, empresa dispõe de nuvem de assistência integrada, cujo ecossistema de saúde reúne profissionais conectados ao cliente em um único e robusto sistema digital

Crescer mais de cinco vezes de março de 2020 a agosto de 2021 e, ainda assim, com altas perspectivas. Esse indicador traz o DNA da valorização e do crescimento do acesso à saúde integral e multiprofissional por meio da telemedicina e telessaúde com acesso ao médico, psicólogo, nutricionista e demais  profissionais da área da saúde, segmento em que a empresa TopMed é pioneira e atuante há 15 anos. “Somente nos últimos 12 meses, em um contexto de pandemia, em que as pessoas precisaram ainda mais de uma atenção remota e segura, tivemos mais de 3 milhões de indivíduos atendidos”, revela a médica Renata Zobaran, diretora de Telemedicina e Saúde Digital da companhia.

Renata observa que a gestão em saúde é complexa, com mercado aquecido e indicadores constantes. Sendo assim, atuar com “Health” exige atenção em relação a volatilidade, instabilidade, mudanças repentinas e necessidade contínua de adaptações. Para isso, é necessário manter uma visão humanizada e atualizada sobre a saúde, experiência na jornada do usuário e gestão de times complexos e diversos.

Segundo Renata Zobaran,  não é pura e simplesmente o atendimento por meio de um celular ou dispositivo móvel. É fundamental entender os sinais trazidos pelo paciente, desde uma simples manifestação de desconforto e dor, até um quadro mais evidente. Isso é possível por meio de uma escuta ativa e bem treinada, com uma equipe multiprofissional atenta a sinais e sintomas. Com isso, oferecemos uma triagem bem-feita e, consequentemente, damos o devido encaminhamento.

Experiência com a chancela de 15 anos de atuação em telessaúde

A TopMed, desde agosto de 2006, data de sua fundação, propõe-se a ser uma nuvem de assistência integrada, num ecossistema de saúde no qual os diferentes profissionais se conectam ao indivíduo por meio de um único e robusto sistema digital.

“A telessaúde e a telemedicina são, sem dúvida, ferramentas que ampliam o acesso à saúde e diminuem custos, pois quebram as barreiras geográficas de um país continental como o Brasil. É por meio destas ferramentas que se pode melhorar a experiência do paciente e reduzir desperdícios, melhorando resultados e trazendo mais custo-efetividade na assistência. Com nossa atuação, conseguimos abrir muitas oportunidades, facilitando o acesso do pacienteevitando atrasos no diagnóstico e condutas, itens tão caros aos sistemas de saúde. Isso é um resultado concreto, que tem muito a evoluir e é irreversível. Hoje nosso NPS está em 91, o que nos indica que o paciente aprova a nova forma de fazer consultas”, pondera Paulo Müller, CEO da TopMed.

Ciência, tecnologia, medicina e saúde

Quando se fala em inovação e tecnologia, destaca Paulo Müller, é válido ressaltar a importância da união do conhecimento técnico de cada especialidade com o conhecimento em tecnologia da informação. Essas duas áreas vão mais adiante ao andar juntas, afirma o CEO da empresa. Com este pensamento, a TopMed desenvolveu mais de 150 algoritmos de desfecho clínico, que aprimoram e agilizam o atendimento.

A TopMed está num forte processo de renovação e reinvenção. No primeiro semestre de 2021, a empresa passou por uma restruturação em sua gestão, redirecionando para novos desafios. Novos produtos com nicho em seguimentos do mercado de saúde foram lançados. A área de tecnologia tem recebido uma especial atenção. Em abril, a TopMed relançou o seu App Saúde24h. Totalmente renovado e com muitas outras facilidades que vieram melhorar a jornada do paciente e de quem lhe atende: médico, psicólogos, nutricionistas, entre outros. Ainda segundo Paulo Müller, novos produtos estão em preparação ainda para este ano.

Gestão humanizada e engajamento

A médica e gestora Renata Zobaran comemora os 15 anos da empresa, em franco crescimento, com mais de 450 profissionais de diferentes especialidades: administrativos, técnicos de enfermagem, enfermeiros, psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, educadores físicos e médicos. Segundo ela, é possível elencar como características de um serviço de telessaúde a visão holística do indivíduo, o foco em promoção da saúde e a prevenção de doenças, assim como a união entre acessibilidade, democratização e resolubilidade.

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