4 dicas para realizar a manutenção preventiva e evitar prejuízos nas tubulações

Allianz Assistance alerta para os cuidados com o sistema de esgoto

Um problema muito comum enfrentado nas residências é o entupimento das tubulações e redes de esgoto. Com as pessoas passando mais tempo em casa em períodos de quarentena, causada pela pandemia do coronavírus, a utilização da tubulação hidráulica se tornou mais frequente, portanto, mais suscetível a possíveis entupimentos nas casas e apartamentos.

A falta de conscientização e da manutenção preventiva e regular podem gerar diversos transtornos no encanamento, assim como nas caixas de esgoto e caixas de gordura, que retém os resíduos gerados no banheiro e na cozinha.

O bloqueio e até mesmo o retorno de água suja pelos ralos, pias e vasos sanitários, podem causar muito incômodo para os moradores e se estender aos vizinhos, uma vez que tais problemas causam mau cheiro.

E para prevenir situações desagradáveis, a Allianz Assistance, marca especialista em assistência 24 horas da Allianz Partners, lista quatro dicas para realizar a manutenção preventiva da tubulação e evitar complicações:

Identificando o problema

Caso perceba mau cheiro, barulhos anormais ou a diminuição do fluxo do escoamento da água, é sinal de que é preciso realizar manutenção ou reparos de maior complexidade na tubulação.

Como prevenir? 

Uma das causas mais comuns que podem provocar o entupimento e outros problemas na tubulação e caixas de esgoto são jogar papel higiênico e outros resíduos sólidos no vaso sanitário, como restos de comida ou óleo usado na pia da cozinha. É preciso haver a conscientização de que tais práticas são extremamente prejudiciais para o bom funcionamento da rede de esgoto como um todo.

Periodicidade

É recomendado que a manutenção preventiva seja realizada a cada seis meses com a limpeza das caixas de esgoto e gordura. Já no caso dos tubos, a utilização de soda cáustica para o desentupimento e limpeza é muito comum, porém pode causar ainda mais problemas, uma vez que essa solução química pode petrificar dentro dos canos, causando ressecamentos e trincas.

Ajuda profissional

Muitas pessoas optam por realizar a manutenção por conta própria, mas em certas situações é necessária a contratação de um profissional. É possível realizar limpezas periódicas em ralos e sifões, mas em caso de entupimento de caixas, recomenda-se o serviço de um profissional especializado. O valor dos reparos pode variar de acordo com a complexidade do problema, porém, o mais importante é se certificar de que a empresa contratada é certificada e expert no serviço.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas