B3 alcança marca de 100 milhões de registros de operações de seguro

Ao todo, são 28,6 milhões de apólices registradas na plataforma da bolsa do Brasil, que conta com cerca de 80% de market share

A B3 atingiu o número de 100 milhões de registros de operações de seguro, consolidando-se como a maior registradora do país. A bolsa do Brasil, que é credenciada e homologada pela Susep (Superintendência de Seguros Privados) para operar o SRO (Sistema de Registro de Operações) por meio da plataforma InsurConnect, oferece desde 2020 a infraestrutura para que seguradoras realizem os registros, informando dados de apólices, endossos, fluxos financeiros, sinistros, entre outros.

A partir de uma demanda regulatória aprovada pelo CNSP (Conselho Nacional de Seguros Privados) e regulamentada pela Susep, desde novembro de 2020 passou a ser obrigatório o registro por parte das empresas que operam o seguro garantia. Em seguida, novos ramos do setor passaram a ter a mesma obrigatoriedade e, de acordo com a regulamentação do CNSP, todas as operações deverão integrar o sistema até 2023 com o objetivo de acelerar a digitalização, proporcionando eficiência e sinergias ao mercado.

“A marca de 100 milhões de registros é resultado de um processo estimulado pela Susep que tem se mostrado eficiente e maduro. O registro desses dados é fundamental para a modernização do mercado de seguros, pois trata-se de um modelo capaz de dar mais agilidade e transparência com menores custos”, analisa Ícaro Demarchi Araujo Leite, superintendente de Produtos de Seguros da B3.

Ao todo, foram registradas 28,6 milhões de apólices de seguro na B3, que conta com cerca de 80% de market share. Mais de 70 seguradoras, dos segmentos de ramos elementares, vida e previdência, já realizaram o registro por meio da plataforma da empresa.

“A organização dessas informações, tanto para o órgão regulador quanto para as operadoras, proporciona os insumos necessários para o avanço do mercado de seguros em termos de criação de novas possibilidades de negócios que estejam alinhadas aos avanços tecnológicos e ao tratamento de dados em conformidade com a LGPD”, completa Leite.

Em dezembro do ano passado, a B3 deu mais um passo para auxiliar na modernização do setor ao iniciar a operação de uma plataforma de serviços para Open Insurance. Desenvolvida em parceria com a startup Finansystech, a ferramenta promove o tráfego e o gerenciamento de dados entre as empresas participantes do sistema e pode ser integrada com a base de dados da B3 no SRO.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas