Com ampla cobertura, seguro residencial da Zurich se destaca por seus diferenciais sustentáveis

Seguro conta com novas coberturas que incluem bicicletas e painéis solares, além de assistências para descarte ecológico de materiais e consultoria ambiental; mudanças refletem compromisso global da seguradora com a sustentabilidade e com o consumo consciente, diante do aumento da demanda por esse tipo de proteção

Você já parou para pensar quanto tempo a mais tem passado na sua casa desde que a pandemia de Covid-19 começou? Certamente, muito. Com o home office e o isolamento social, boa parte das residências, que antes ficavam vazias com a ida ao trabalho ou à escola, ou mesmo em passeios no fim de semana, passaram a ser mais ocupadas e utilizadas por seus próprios moradores.

Essa realidade mostra consequências em um produto específico no Brasil: o seguro residencial. A seguradora Zurich, por exemplo, que em 2020 já havia registrado um crescimento de mais de 20% na aquisição desse tipo de produto em relação a 2019, acusou um novo aumento de 4% até setembro de 2021, se comparado ao mesmo período do ano passado.

Rafael Ramalho

Para Rafael Ramalho, Diretor Executivo de Personal Lines da companhia, esses números refletem o aumento das demandas com relação à residência, mas também um sentimento geral aprofundado pela pandemia: a necessidade de segurança.

“Desde o ano passado, há uma utilização maior das residências e um aumento da percepção da importância do seguro nesse contexto”, explica o executivo. “A atenção com a segurança é algo que entrou em pauta em nível mundial, inclusive dos brasileiros. Então, é natural que essa preocupação se estenda ao lar”, afirma.

A preocupação mencionada por Rafael, aprofundada não só pelo coronavírus, mas pela instabilidade consequente da pandemia, mudou também a forma como as pessoas veem seu “lar” em um cenário mais macro – estamos falando do planeta.

Um levantamento realizado pelo Institute for Business Value (IBM), com 14 mil pessoas em nove países, incluindo o Brasil, mostrou que nove em cada dez entrevistados avaliam que a pandemia afetou seus pontos de vista sobre sustentabilidade – talvez porque um desastre de consequências globais se tornou algo mais compreensível e real. Além disso, 66% dos brasileiros afirmaram que estão dispostos a mudar seus hábitos de consumo para reduzir problemas ambientais.

Unindo os dois cenários, a Zurich, que já firmou um compromisso global com a sustentabilidade e se integrou à Net-Zero Asset Owner Alliance da ONU (com o objetivo de zerar as suas emissões de carbono até 2050), tem trabalhado para imprimir esse posicionamento de forma ampla em seus produtos.

Ismael Andrade

No seguro residencial, a companhia acaba de lançar duas novas coberturas com pegada sustentável, que podem ser escolhidas pelos clientes no momento da aquisição do produto. A primeira é para bicicletas, que foi estendida também para fora da residência, beneficiando os segurados que a utilizam como meio de transporte. E a segunda é a extensão da cobertura de danos elétricos, que passará a valer também para painéis solares e carregadores de carros elétricos.

“Esses itens fazem parte de um rol de 16 coberturas que podem ser escolhidas pelo cliente no momento da contratação do produto. Como tudo o que fazemos, as mudanças têm como foco o cliente e as necessidades específicas de cada um – segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, por exemplo, as bicicletas são mais numerosas que os carros no Brasil”, explica Ismael Andrade, Superintendente de Seguros Massificados na Zurich do Brasil.

Para o executivo, o diferencial dessas novas coberturas é que a companhia também está olhando para como as necessidades e preferências dos consumidores em casa estão mudando de acordo com as necessidades do planeta.

“A cobertura para painéis solares é um grande exemplo disso. Queremos dar maior tranquilidade para clientes que fazem um investimento tão importante como esse em suas residências. Segundo dados divulgados Portal Solar, as residências são responsáveis por boa parte de toda energia solar gerada no Brasil. É uma atitude que ajuda na economia da conta de luz e na redução da sobrecarga das redes de distribuição. Só tem ganhos”, afirma Ismael.

Diferenciais sustentáveis no seguro residencial da Zurich

Além das novas coberturas, o rol de assistências do seguro residencial da Zurich já está adaptado com diversos serviços que podem ajudar os segurados a levarem uma vida mais consciente do ponto de vista ambiental – eles podem ser acionados pelos clientes por meio da central de atendimento da empresa e também no Portal do Cliente, por uma plataforma chamada Z-Gift.

A companhia oferece, por exemplo, a coleta e destinação ecológica de móveis, eletrodomésticos, eletrônicos, entulho ensacado e restos de obras na residência segurada. Seus clientes também dispõem de uma consultoria ambiental com dicas para serem mais sustentáveis por meio de hábitos conscientes – orientações para uso eficiente de energia elétrica, da água e até da iluminação natural estão inclusos. A consultoria ainda conta com a indicação de profissionais capacitados para aqueles que quiserem ir mais longe e desenvolver projetos ecoeficientes em suas residências, como sistemas de captação de água de chuva e reaproveitamento de recursos naturais.

Para Rafael Ramalho, tanto devido à pandemia, que ampliou a preocupação com a segurança e pode ter acelerado os processos de digitalização do trabalho (tornando o trabalho remoto ou híbrido uma tendência), quanto devido às mudanças climáticas, que farão do cuidado com o meio ambiente uma prioridade da sociedade, o mundo passa por uma transição que tem exigido das empresas um papel ativo diante das necessidades dos consumidores e do planeta como um todo.

“As iniciativas que estamos implementando no seguro residencial fazem parte de um olhar maior que temos dentro da companhia, pensando em liderar o impacto positivo no mundo e, ao mesmo tempo, ter o cliente no centro de tudo o que fazemos”, afirma o diretor. “O mundo está em transição, em permanente mudança, e é nosso papel ajudar nossos clientes a se adaptarem a ele, com escolhas mais conscientes e que ainda beneficiam o seu dia a dia em casa”, finaliza.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas