De cripto artistas a bactérias congeladas: a 10ª edição do SONAR da Swiss Re escaneia o panorama futuro em busca de riscos emergentes

Zurique, 16 de junho de 2022 – Vivemos em um mundo onde os bilionários podem fazer viagens para a estratosfera, os ativos criptográficos desafiam as normas financeiras estabelecidas e a mudança climática está mudando a real substância de nosso ambiente físico. Novos riscos surgem enquanto a comunidade global lida com desafios conhecidos, como a pandemia, a guerra na Ucrânia, a turbulência econômica e a falta de confiança nas instituições sociais estabelecidas. O relatório SONAR da Swiss Re, agora celebrando seu 10º aniversário, examina o horizonte de riscos emergentes para a indústria de seguros

Patrick Raaflaub, Group Chief Risk Officer na Swiss Re, diz: “Uma pandemia global, conflitos geopolíticos, inflação crescente e uma crise climática imparável – estes são apenas alguns dos muitos riscos que o SONAR examinou durante a última década que acabaram se materializaram. No entanto, pesquisar novos riscos não é uma questão de previsão. Trata-se de aumentar a conscientização do que pode impactar a sociedade e como podemos nos preparar adequadamente”.

Os ativos criptográficos e a computação quântica criam novos riscos dentro do sistema financeiro global

No atual sistema financeiro altamente dependente da tecnologia, moedas criptográficas como Bitcoin e Ether se estabeleceram como potenciais desafios para as moedas convencionais. Paralelamente, surgiram outros ativos criptográficos. Os tokens, por exemplo, permitem que as pessoas comprem representações digitais de ativos imobiliários, como obras de arte ou bens imóveis. Eles podem ser negociados e conceder a seus proprietários acesso a bens, produtos ou serviços. Atualmente, um amante da arte pode até comprar uma fração de um Picasso. A propriedade fluida, tributação, questões regulatórias e outros riscos relacionados às novas classes de ativos apresentam às seguradoras novos desafios. Por exemplo, certos ativos criptográficos estão implicitamente cobertos por apólices de propriedade existentes ou cibernéticas?

A segurança da nova economia financeira digital também está enfrentando novos riscos. Com a computação quântica, por exemplo, uma nova geração de computadores está à beira de completar tarefas muito além do alcance das máquinas atuais. Estas tecnologias hiper inteligentes oferecem benefícios significativos: modelagem meteorológica sofisticada, capacidades avançadas de pesquisa médica e análise financeira. Com a maturidade crescente, elas também podem se tornar uma ameaça aos protocolos de segurança de TI existentes, potencialmente invadindo chaves de criptografia padrão usadas em comunicações on-line e transferência de dados.

Uma nova geração de riscos emergentes decorrentes da mudança climática

A Swiss Re identificou a ameaça da mudança climática já em 1979. Mais de 40 anos depois, as consequências do risco climático estão muito presentes em nossa vida cotidiana. Além do que já vemos, essas alterações do ecossistema criam uma geração de riscos emergentes. O relatório SONAR deste ano explora como o degelo do permafrost, que cobre um quarto do hemisfério norte, poderia não apenas danificar a infraestrutura e acelerar os riscos climáticos, mas também liberar patógenos portadores de doenças que têm sido congelados por décadas.

A agricultura é uma atividade especialmente suscetível à mudança climática – mas é também uma área que está lutando para reduzir sua contribuição ao aquecimento global. As emissões da produção global de alimentos são responsáveis por cerca de 31% do total das emissões de carbono produzidas pelo homem. O desafio para a agricultura é melhorar a produtividade e alimentar mais pessoas, ao mesmo tempo em que reduz as emissões. As seguradoras podem desempenhar um papel vital na adoção mais rápida e no aumento das práticas agrícolas sustentáveis, oferecendo soluções de cobertura adequadas e facilitando a agricultura inteligente e regenerativa do clima.

10º aniversário: os benefícios da preparação

Houve um tempo em que os grandes desafios de hoje, como a mudança climática, pandemias, conflitos geopolíticos e inflação, eram por si só riscos emergentes. A edição do 10º aniversário da SONAR é uma lembrança pungente do potencial a longo prazo das possíveis ameaças e de como o setor de seguros contribui para a resiliência da sociedade.

A edição do 10º aniversário do SONAR pode ser encontrada no site da Swiss Re. Registre-se aqui para o Swiss Re SONAR 2022: Nova percepção de risco emergente com o Chief Risk Officer do Grupo Swiss Re, Patrick Raaflaub, em 16 de junho de 2022, às 6h. O programa SONAR da Swiss Re significa ” Observação Sistemática de Noções Associadas ao Risco”. É o processo da Swiss Re para identificar, avaliar e gerenciar riscos emergentes. Especialistas em toda a empresa coletam os primeiros sinais, que são avaliados e priorizados por uma equipe de gerenciamento de novos riscos. As descobertas da SONAR têm sido publicadas para audiências externas desde 2013.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas