MAPFRE atinge marca de 400 executivos capacitados por meio de seus programas de treinamento de lideranças

Módulos estão alinhados com as mais recentes tendências globais de gestão de equipes; objetivo é qualificar 100% dos líderes da companhia por todo o Brasil até o fim de 2021

Em 2021, a MAPFRE iniciou a implementação de programas de liderança dentro da companhia, com o objetivo de desenvolver competências e ampliar a visão estratégica de seus colaboradores que estão à frente das equipes. Recentemente, a companhia conquistou a marca de 400 executivos treinados em três programas de liderança diferentes: Programa de Liderança Feminina, Líder MAPFRE e PDE – Programa de Desenvolvimento de Executivos.

O Programa de Liderança Feminina, criado em 2019, surgiu a partir do momento em que a MAPFRE se uniu à ONU Mulheres, Organização das Nações Unidas dedicada à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento feminino. “O objetivo do treinamento tem sido capacitar as mulheres que ocupam a liderança média da empresa para uma evolução de carreira e futuras posições de lideranças estratégicas”, informa Francisco Labourt, diretor geral de Recursos Humanos da MAPFRE.

Em 2021, o programa teve início das atividades em fevereiro e tem término previsto no final de julho. Ao todo, são 33 participantes que estão sendo treinadas em 68 horas de capacitação. “Realizamos encontros quinzenais e módulos do curso em que são abordados a importância do líder, jornada de desenvolvimento, ações e estratégias para a gestão, dentre outros assuntos que compõem a agenda corporativa mais atual quando se trata de liderança feminina“, explica Rosangela dos Santos, superintendente de Talentos.

Outro importante programa, que é uma iniciativa global de transformação da companhia, é o Líder MAPFRE, que oferece aos executivos valores, estratégia, transparência entre outros aprendizados. “É a formação de um líder ágil, flexível e disruptivo, capaz de se adaptar a todos os ambientes de trabalho e de empreender. É um líder de referência”, comenta Rosemeire dos Santos, especialista de Desenvolvimento e Performance. A estrutura deste treinamento conta com capacitação em três módulos, que abordam, principalmente, a liderança digital, conhecimento, valores, comunicação assertiva e estratégia. Cerca de 355 colaboradores, entre gerentes, coordenadores e supervisores estão sendo capacitados por meio dessa iniciativa.

Já no PDE – Programa de Desenvolvimento de Executivos, o intuito é capacitar diretores e superintendentes para que possam lidar com desafios e gerar as mudanças que a MAPFRE precisa para atingir seus objetivos estratégicos. O programa tem como base estrutural a relação de confiança entre líderes e liderados na companhia. Neste treinamento, todo o material é fornecido pela Fundação Dom Cabral e é dividido em três grandes módulos, com mais de 130 horas de desenvolvimento: 1) Pensar Diferente; 2) “Fazer Acontecer”; e 3) Projetar o Futuro.

“Os três programas já têm nos deixado muito felizes com os primeiros resultados obtidos, pois já notamos mudanças que estão acontecendo em todas as áreas da MAPFRE. Assim que concluídos todos os treinamentos, teremos gestores alinhados às mais recentes tendências globais, para gerarem negócios também de acordo com o novo perfil do mercado segurador”, estima Francisco.

Os programas de liderança da MAPFRE atingem todos os escritórios da companhia espalhados pelo Brasil. A companhia planeja concluir o treinamento de 100% de seus líderes até outubro de 2021.

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