Porto Seguro lança jet ski como mais um recurso para atendimento em casos de enchentes

Iniciativa contou com a parceria de Carlos Burle – campeão mundial em ondas gigantes e especialista em resgate com Jet Ski – que apoiou no treinamento dos prestadores

Todos os anos, a Porto Seguro recebe diversos chamados envolvendo veículos atingidos pelas enchentes provocadas por chuvas intensas e, algumas vezes, há pessoas que são surpreendidas pelas enxurradas e ficam presas dentro dos veículos e casas. Por isso, com o intuito de ser cada vez mais um porto seguro para todos e inovar em sua frota, a Porto Seguro que já contava com motos, carros, picapes e guinchos – passa a utilizar jet ski, chamado de Jet da Porto, para facilitar a retirada de veículos e pessoas que se encontram em situações de alto risco em meio a uma enchente.

“Notamos que, em diversas operações, tínhamos o caminhão para fazer o resgate dos veículos, mas quando chegávamos ao local, era necessário fazer primeiro o resgate das pessoas e o caminhão, muitas vezes, não era adequado para essa finalidade. Queríamos uma maneira mais ágil de fazer essa intervenção. Discutimos, pesquisamos e chegamos ao jet ski como a solução mais indicada”, explica Marcelo Sebastião, diretor de Serviços da Porto Seguro. “Muitas vezes o cenário se torna extremamente adverso e o risco é inevitável. É por isso que a Porto Seguro investe não só no monitoramento de áreas que têm potencial para alagamento, mas também em tecnologia e uma equipe preparada que conta com equipamentos inovadores e capazes para melhor atender os segurados em situações de alto risco”, completa.

A Porto Seguro trabalhou em parceria com um dos surfistas mais renomados do Brasil, campeão mundial em ondas gigantes e especialista em resgate com Jet Ski, Carlos Burle. “Ele foi um dos principais responsáveis a nos ajudar no treinamento para o resgate com o Jet da Porto. Hoje, a equipe tem três prestadores com habilitação de motonauta, treinamento de bombeiro civil e salvamento, com mais de 260 horas”, diz Marcelo.

Com base em nosso histórico e na experiência do cliente, foram realizados diversos estudos para que o projeto do jet ski fosse implementado na próxima Operação Verão, onde as possibilidades de riscos de alagamentos são maiores. Logo, entendeu-se que seria preciso um treinamento específico com os prestadores que atuariam com o jet ski. “Nossa primeira preocupação era estarmos totalmente preparados para ajudar nesse tipo de atendimento”, conta Marcelo.

A Operação Verão é um plano anual preventivo de atuação, que contribui para um monitoramento prévio de possíveis ocorrências em áreas de alagamento em diversas regiões do país. A Porto Seguro vem investindo cada vez mais em tecnologia para salvamentos e, durante o ano, uma série de estudos são realizados, inclusive, com o apoio de meteorologistas para verificar como e onde serão as chuvas mais fortes. A partir daí, são realizados deslocamentos de uma parte maior do grupo de prestadores a fim de manter um atendimento mais atuante e rápido nas áreas com previsão de um impacto maior de alagamentos.

Neste ano, o planejamento começou mais cedo, contudo há ainda o fator de imprevisibilidade em relação à quantidade de chuvas. Mesmo com toda a operação para rastreabilidade, não é possível atuar com grande antecedência ou ter 100% de precisão. Além disso, em algumas regiões não é apenas a chuva que determina o potencial de alagamento, mas outras variáveis como o solo encharcado, os lençóis freáticos e até mesmo a intensidade das chuvas”, explica Marcelo.

O modelo de atendimento foi baseado na experiência que realizamos para clientes do seguro de Auto, porém sabemos que nessas situações precisamos estar preparados para atender as demais pessoas envolvidas, reforçando o nosso propósito de ser cada vez mais um porto seguro.

Ainda com foco na cidade de São Paulo, a inovação do Jet da Porto será mais um recurso disponível para atendimento em áreas de enchentes e possíveis riscos. O jet ski será carregado pelo caminhão Unimog 4×4 – equipamento que já faz parte das operações de resgate da Porto Seguro em enchentes –, cujo implemento foi projetado exclusivamente no Brasil para remoção e elevação de veículos até 2 mil kg. Na chegada ao local, o Unimog consegue entrar na área atingida (sua altura do solo possibilita acesso em locais alagados até 1,50m coberto por água), descer o jet ski pela rampa elevatória e, rapidamente, alcançar o local de salvamento.

Esse atendimento fortalecerá o objetivo da companhia de tomar decisões colocando o as pessoas no centro, inovando e contribuindo com a ampliação da oferta de soluções inovadoras de resgate, reforçando o nosso compromisso com a sociedade, clientes, corretores, colaboradores, prestadores, acionistas e comunidade.

Confira o vídeo sobre a iniciativa: https://www.youtube.com/watch?v=m6LkLS5eGb0.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas