Pesquisa mapeia tendências de investimento em TI para 22

Levantamento da Neurotech revela maior preocupação das empresas com dados diante do sistema financeiro aberto e do seu impacto no mercado de crédito e de seguros. O tema pautará o Neurotrends, no dia 01 de dezembro

A necessidade de digitalizar e modernizar processos frente à crise sanitária do coronavírus fez as empresas acelerarem a transformação digital em 2021. A adoção de novos recursos tecnológicos para mudar modelos de negócios e reduzir riscos as tornou mais propensas a investir no próximo ano. É o que mostra a pesquisa Tendências de Tecnologia, realizada ao final de outubro pela Neurotech, empresa especialista na criação de soluções avançadas de Inteligência Artificial, Machine Learning e Big Data.

A adoção de novos scores de crédito é a prioridade entre as tendências para 55,6% das instituições pesquisadas. Ainda se destacam como objetivos de investimentos a serem intensificados no próximo ano, o compartilhamento de dados e o combate às fraudes financeiras, ambos com 51,9%. Os entrevistados também acrescentam na resposta de múltipla escolha, a propensão a usar fontes alternativas de consulta para tomada de decisões, diante do avanço do Open Finance. É uma questão indicada por 44,44%.

De acordo com Breno Costa, diretor da Neurotech, os gestores estão preocupados em acompanhar as mudanças para agilizar cada vez mais o atendimento, controlando os riscos e melhorando a experiência do cliente, seja no setor de crédito ou de seguros. “A advento das fintechs e das insurtechs, num sistema de inovação aberta, vai mudar completamente a forma como o mercado se comporta. E está claro que saber lidar com os dados tornou-se essencial para qualquer ecossistema de negócio”, avalia.

Para os entrevistados, o maior desafio a ser enfrentado em 2022 é a minimização dos riscos financeiros e fraudes digitais, citado por 40,74% dos consultados. Já a transformação do mercado de crédito com a entrada de novas tecnologias é o fator de preocupação de 22,22% dos participantes, e a captura e estruturação de milhares de novos dados de 14,81%. Serviço financeiro ao alcance de todos e a experiência do cliente na era digital aparecem em 11,11% das respostas.

A pesquisa da Neurotech ouviu 27 gestores de instituições financeiras e foi realizada para pautar os temas a serem debatidos no Neurotrends. O evento online e gratuito, promovido pela companhia com patrocínio da B3 e da FICO, vai debater as tendências mercadológicas em 3 painéis e terá o especialista em inovação e tecnologia, Silvio Meira como Keynote Speaker. O Neurotrends acontece no dia 01 de dezembro, das 09h às 13h. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo site.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas