Funcionários públicos agora precisam repensar a sua previdência

Com regras alteradas, é preciso atenção nas contas na hora de planejar o futuro e definir o quanto cada um pode poupar

Na última semana a MAG Seguros, companhia de 186 anos especializada em seguro de vida e previdência, participou de webinar promovido pelo canal MyNews, apresentado pela jornalista Mara Luquet, discutindo a previdência no funcionalismo público. O foco da conversa foram os impactos da Emenda Constitucional n° 103 de 2019, que altera o sistema de previdência social e estabelece regras de transição e disposições transitórias. Ou seja, para os funcionários públicos servidores contratados depois de 2004, não há mais o regime de integralidade; então buscar alternativas – como a previdência complementar – é cada dia mais importante.

Na ocasião estiveram presentes Arnaldo Lima, diretor de Estratégias Públicas da MAG e Nilton Molina, presidente do Conselho de Administração da seguradora. “É preciso ficar atento”, disse Arnaldo Lima durante a apresentação. “Hoje, tanto o servidor público quanto o trabalhador da iniciativa privada começam a ser protagonistas do seu próprio futuro; aqui na MAG a gente fala que ‘cuidar de si é um ato de amor’, porquê é preciso ter longevidade financeira para preservar sua autonomia”, completou o executivo.

A mais recente Reforma da Previdência alterou diversas regras previdenciárias, o que inclui aquelas relacionadas à concessão do benefício para os servidores. Agora, para cada tipo de aposentadoria, existem novas exigências quanto à idade e ao tempo de contribuição. Além disso, o cálculo para se chegar ao valor do benefício e alíquotas de recolhimento também foram alterados para quem é concursado para o serviço público.

Essas alterações para o grupo de servidores que estão vinculados ao regime geral do INSS refletem, de forma geral, em uma redução ao passar a contar com toda a vida contributiva do servidor público – que agora inicia com 60% da média salarial com 20 anos de contribuição, e vai subindo 2% a cada ano. Então o servidor agora precisa de 40 anos de contribuição para atingir os 100%. “O centro dessa discussão é o funcionário entender que precisa mudar a forma de planejar seu futuro a partir de agora, não tem mais garantia. O ideal é poupar a vida inteira”, explicou Nilton Molina.

Embora curto, ainda há tempo: o prazo para estados e municípios com Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS) criarem planos de previdência complementar para seus servidores com níveis salariais acima do teto do INSS foi ampliado; agora é para dia 31 de março de 2022. “Isso significa que o servidor tem pouco tempo para iniciar o planejamento do seu futuro”, disse Arnaldo.

Para conferir a live, basta acessar o canal do YouTube do My News .

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas