ANS promove #LIVE sobre Parto Seguro

    0

    16/09/2021 as 15:00

    15:00 / 17:15

    Evento faz parte das ações da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, que reúne quase 50 entidades

    A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) irá promover o evento online “#Live – Parto seguro e respeitoso: por onde começar?”, no próximo dia 16 de setembro, das 15h às 17h15. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até as 14h no próprio dia do evento, que será realizado através do canal da ANS no YouTube.

    O seminário online faz parte das ações da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso, que reúne, além da ANS, quase 50 entidades em prol do cuidado materno neonatal e é liderado pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp). A iniciativa nasceu com o objetivo de defender o direito das mulheres e dos recém-nascidos ao cuidado seguro e ao atendimento de qualidade durante a gestação, o parto e o puerpério.

    Conforme dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 830 mulheres morrem no mundo, diariamente, por causas evitáveis relacionadas à gravidez e ao parto. Os números são ainda maiores quando se trata especificamente dos bebês: anualmente, 2,5 milhões morrem logo após o nascimento.

    Essa tragédia, que foi agravada pela pandemia, levou o Brasil a registrar 38 óbitos maternos por Covid-19 a cada semana em 2021, segundo o Observatório Obstétrico Brasileiro.

    A Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso está alinhada à campanha da OMS para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente 2021, que ocorre em 17 de setembro e tem como tema, neste ano, “Cuidado materno e neonatal seguro”.

    Projeto Parto Adequado

    A iniciativa da Aliança Nacional para o Parto Seguro e Respeitoso vem ao encontro do Movimento Parto Adequado, programa implementado pela ANS em 2015, com o objetivo de melhorar a experiência de parto entre as beneficiárias de planos de saúde e reduzir, de forma segura, o percentual de cesarianas desnecessárias. Dessa forma, a iniciativa espera aumentar a qualidade e a segurança da atenção ao parto e ao nascimento. O Movimento Parto Adequado é uma parceria da ANS com o Hospital Israelita Albert Eisntein e o Intitute for Healthcare Improvement – IHI.

    Para saber mais sobre o programa Parto Adequado da ANS, clique aqui

    15h – Abertura

    Vídeos: Por que aderir à Aliança ao Parto Seguro e Respeitoso?

    • César Serra (Diretor de Desenvolvimento Setorial Substituto da Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS)
    • Miguel Cendoroglo Neto ( Diretor-Superintendente Médico e Serviços Hospitalares do Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE)

    • Paulo Borem (Diretor Sênior do Institute for Healthcare Improvement – IHI)

    15h10 Mesa 1 – Por que falar sobre mortalidade materna importa?

    • Ana Paula Cavalcante (Gerente de estímulo à inovação e avaliação da qualidade setorial da ANS)
    • Linus Fascina (Gerente do Departamento Médico de Maternidade e Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE)
    • Victor Grabois (Presidente da Sociedade Brasileira pela Qualidade e Segurança do Paciente – SOBRASP)

    16h Mesa 2 – Talk Show: Por um parto seguro e respeitoso: como melhorar os desfechos do cuidado materno e neonatal no Brasil?

    • Maria do Carmo Leal (Professora e Pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca – ENSP/Fiocruz)
    • Roseli Calil (Dra. em Pediatria, Médica da Divisão de Neonatologia e Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher – CAISM da Unicamp e Representante da Sociedade Brasileira pela Qualidade e Segurança do Paciente- SOBRASP)
    • Rômulo Negrini (Coordenador Médico de Obstetrícia do Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE)
    • Jacqueline Torres – (Enfermeira Obstetra e Especialista em Regulação em Saúde Suplementar da ANS e Faculty do Institute for Healthcare Improvement)

    17h10 Considerações finais

    • Pedro Villela (Diretor-Adjunto Substituto da Diretoria de Desenvolvimento Setorial da ANS)
    • Ana Paula Cavalcante (Gerente de estímulo à inovação e avaliação da qualidade setorial da ANS)
    • Linus Fascina (Gerente do Departamento Médico de Maternidade e Pediatria do Hospital Israelita Albert Einstein – HIAE)
    • Victor Grabois (Presidente da Sociedade Brasileira pela Qualidade e Segurança do Paciente – SOBRASP)

    17h15 – Término do Evento

    SERVIÇO
    “#Live – Parto seguro e respeitoso: por onde começar?”
    16/09, das 15h às 17h15
    Canal da ANS no YouTube
    Clique aqui para fazer sua inscrição