“Começamos a construir a Berkley 4.0”

Berkley Brasil Seguros comemora 15 anos. “O grande impulso que queremos dar é desenvolver parcerias estratégicas, em que consigamos usar muita tecnologia e inovação para nos diferenciarmos”, enfatiza Luciano Calheiros

Karin Fuchs

No comando da Berkley Brasil Seguros desde julho de 2020, Luciano Calheiros e sua equipe têm como meta dar continuidade à diversificação e ampliar a base de distribuição. Em março, a companhia comemora 15 anos no Brasil. “Ter capilaridade e facilidades são os principais objetivos para que possamos servir mais parceiros da melhor forma possível. Em produtos, continuarmos diversificando e inovando. Não é ser o Steve Jobs do seguro, mas poder fazer de maneira diferente o que muitos fazem da mesma forma”.

A principal ferramenta é o trabalho em equipe. “Valorizo muito o trabalho em equipe e não acredito no sucesso de ninguém que não seja fruto de um trabalho coletivo e alinhado. Nós estamos criando aqui, o que me deixa muito contente, uma liderança que entende esse trabalho colaborativo e que juntos conseguimos fazer melhor e sermos muito mais fortes”.

Resultado disso foi o crescimento da companhia em 2020, 8% acima de 2019. “Para um ano de pandemia, esse resultado é excepcional e motivo de celebração para nós. São quase R$ 800 milhões de ativos totais sob gestão e um lucro líquido, após os impostos, de mais de R$ 16 milhões. Temos conversado muito com a equipe para reconhecer esse trabalho, pois sabemos como foi difícil para cada um conciliar os desafios pessoais com os profissionais”.

Diversificada e equilibrada

Com cerca de 120 colaboradores, matriz em São Paulo (SP) e presença em seis localidades: Porto Alegre, Curitiba, Campinas, Belo Horizonte e no Rio de Janeiro, e atendendo outros estados por meio de assessorias comerciais, no Brasil, a Berkley começou com a carteira de Garantia e depois com a de Risco de Engenharia. Hoje, ela está dividida em quatro grandes carteiras: Responsabilidades (casualty), Transporte, Garantia e Engenharia/ RD Equipamentos.

“Elas são diversificadas e equilibradas. Nós diversificamos muito e para o nosso parceiro corretor, isso permite que hoje a gente praticamente atenda com soluções, produtos e serviços todas as demandas que tenham para pequenas e médias empresas”.

A novidade é que a companhia começou a ter mais foco na carteira de pessoas, Vida em Grupo e Acidentes Pessoais Coletivos. “Uma carteira ainda tímida e que agora procuramos investir não só na plataforma tecnológica, mas também em pessoas que tenham conhecimento. Não entramos em uma carteira só pelo seu potencial. O grande diferencial da Berkley está na qualidade da nossa equipe e no seu conhecimento nas diferentes linhas”.

Parceiros

Com aproximadamente 6 mil corretores cadastrados e 2,5 mil com produção efetiva, segundo o CEO, a companhia tem uma boa pulverização, por meio de um grande número de corretores parceiros. “Hoje, nós temos um modelo com soluções e serviços para os corretores, mas ainda muito pautado no modelo tradicional de seguros, de filiais e de atendimento ao corretor com facilidades, o que chamo de incrementais”.

O foco é aumentar a conectividade. “Nós temos um portal para os corretores, onde eles podem fazer cotações on-line de diversos produtos. A ideia é disponibilizarmos todo o nosso leque, a cada mês lançamos novos produtos no portal. E temos procurado aumentar muito a conectividade da Berkley, plugar o ambiente do nosso parceiro corretor no nosso ambiente através de APIs, o que facilita para ter cada vez mais menos retrabalho e a necessidade de digitar novamente o que o corretor nos envia”.

Ao lado de Alexandre Elide, novo Head de Tecnologia da Berkley Brasil Seguros, está sendo desenvolvida uma estratégia para manter o core da companhia (tradicional e incremental) com soluções para a jornada dos corretores e clientes. “Aproveitando todo o desenvolvimento tecnológico e de disrupção digital, a nossa ideia é que seja fácil fazer negócios com a Berkley. Tem que ser fácil e acessivo. Começamos a construir a Berkley 4.0, que brinco que é a Berkley Tec, como os corretores e o clientes querem ser servidos hoje, com agilidade e com qualidade naquilo que oferecemos”.

15 anos

Para comemorar os 15 anos no Brasil, serão realizadas ações que contam um pouco da trajetória da empresa e das pessoas que construíram essa operação. “Eu já admirava a Berkley de fora e fiquei muito impressionado com o que encontrei aqui e a oportunidade que a gente tem de continuar desenvolvendo essa empresa. O acionista tem muito interesse e muito apetite pelo Brasil e reconhece que existe um potencial e um espaço ainda maior para a Berkley ocupar no país, isso é o que buscamos, é o objetivo que nós temos”.

Outro ponto é o avanço na questão de inovação. “A Berkley é uma companhia que tem inovação e muita agilidade para desenvolver soluções sob medida para determinado segmento. Temos produtos de prateleira, mas gostamos muito de trabalhar em projetos. O grande impulso que queremos dar é desenvolver parcerias estratégicas, em que consigamos usar muita tecnologia e inovação para nos diferenciarmos”.

E sair um pouco da comoditização dos produtos e do mercado, com facilidades, entrega e diferenciais que possam ser utilizados para trazer negócios rentáveis e ajudar os parceiros a desenvolver negócios que talvez eles não tenham nas suas carteiras. “É sair do rouba monte de negócios que já existe hoje para aumentar a penetração de seguros ou diversificar a oferta de produtos que o nosso parceiro faz para o seu cliente final”.

Visão executiva

Calheiros começou no mercado de seguros em 1995 como estagiário na AGF Seguros, atual Allianz, trabalhou em grandes seguradoras e também na Willis Towers. Antes de assumir o cargo na Berkley Brasil, foi o CEO da Swiss Re Corporate Solutions, onde fez a integração da joint venture com a Bradesco Seguros. Para ele, o que falta na indústria de seguros é simplificação de textos, de condições, de postura e transparência.

“Gosto desse novo posicionamento da Susep como regulador e incentivador de inovação. Sou um crítico contumaz do nosso medo, às vezes, de arriscar como indústria e apesar de ser uma atividade regulamentada, como continuará sendo e tem que ser, acho que agora estamos permitindo mais espaço para inovação”.

A expectativa de Calheiros é que, com a flexibilização, todo o ecossistema que trabalha com seguros possa pensar em produtos de forma diferente.

“O nosso produto ainda é extremamente complexo, uma indústria pouco transparente. Hoje, transparência é o que a sociedade exige e temos que exigir isso também da nossa indústria de seguros, para que tenhamos a sociedade interessada em contratar o nosso produto”, conclui.

Berkley Brasil Seguros

A companhia estreou no país há 15 anos com o Garantia. Hoje ela tem quatro grandes carteiras, e está dividida em quatro grandes carteiras: Responsabilidades (casualty), Transporte, Garantia e Engenharia, RD Equipamentos. No ano passado, ela cresceu 8%, somando quase R$ 800 milhões de ativos totais sob gestão e um lucro líquido, após os impostos, de mais de R$ 16 milhões. Ao todo são seis filiais, além da matriz em São Paulo, cerca de 120 colaboradores e 2,5 mil corretores com produções efetivas.

Conteúdo da edição de março (229) da Revista Cobertura

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