Empreendedorismo com foco em inovação

“Queremos mudar a forma de fazer seguros corporativos no Brasil. Com transparência”, diz Rafael Weber

Karin Fuchs

Rafael Weber, Head de Negócios da Hatteras, sediada em Itajaí (SC), começou no mercado de seguros em 2013, na época, a W/África – Agência de Gestão da Inovação, da qual é sócio. Na época, ele atuava com Gestão Comercial junto a outras empresas e ele recebeu o convite de uma corretora de seguros corporativos para implementar um projeto comercial no Rio Grande do Sul. Weber foi sócio de outra corretora, se desligou dela em 2018 e, após o cumprimento do Non Compete, fundou a África Seguros, atual Hatteras, desde 2020.

Com atuação em todas as linhas de seguro corporativo, o foco é criar apólices sob medida para a necessidade dos seus clientes. “Para nós, o que está em jogo é a qualidade e não mais a quantidade. Nossa estratégia é focada no cliente e não no produto. Dessa forma, o cliente está no centro das nossas decisões e do nosso trabalho. Ele é a principal área da empresa e o nosso carro-chefe. Nós solucionamos o problema dele”, afirma.

Weber destaca que o grande diferencial da Hatteras é por eles terem uma metodologia de trabalho única no Brasil. “A Hatteras existe não apenas para criar progresso, mas também propósito. Sempre gosto de citar uma história do Presidente JFK quando foi visitar a NASA e encontrou o zelador com uma vassoura. Perguntou ao zelador o que ele estava fazendo, e ele respondeu: “Senhor Presidente, estou ajudando a levar um homem para a lua”.

O propósito é capacitar as empresas para crescerem seguras. “Se você não incomoda alguém, você não muda o status quo. Quando as empresas e empresários conhecem nosso modelo de negócio, passamos a incomodar. Com propósito. É a partir dele que desafiamos o status quo do mercado segurador”.

A Hatteras faz parte de um grupo empresarial catarinense com empresas de diversos segmentos presentes em vários estados, com mais de 500 colaboradores. “Nosso posicionamento está em atender médias e grandes empresas brasileiras. Crescemos 53% em resultado em 2020 e fomos comprados pelo grupo catarinense. Nós temos uma mentalidade de startup e para nós estamos sempre começando, independente dos números”.

Considerando a operação das empresas do Grupo, ela está presente fisicamente no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Goiânia, Recife e Espírito Santo, e possui clientes em 16 estados brasileiros.

Plano de expansão

O plano de expansão é sempre a adaptação constante com resultado. “Não acredito em planos de negócios de três a cinco anos no mundo atual, em que tudo muda muito rápido por conta do surgimento das novas tecnologias. Temos alguns sonhos e projetos em desenvolvimento que podem surpreender o mercado baseados nas nossas crenças”.

Para ele, criar uma cultura de inovação deve ser o objetivo número um de todas as empresas no mundo. “A cultura permite a adaptação constante conforme as mudanças no comportamento dos clientes”. Após a pandemia, Weber tem como objetivo realizar um Road Show junto às seguradoras e levar soluções reais ao mercado, a partir das crenças da Hatteras.

“Acredito que as seguradoras, em sua maioria, estão na zona de conforto. Queremos ajudar na transformação do mercado. Quem está no centro hoje são as seguradoras e os corretores. Novos paradigmas exigem novas atitudes para o negócio. Queremos mudar a forma de fazer seguros corporativos no Brasil. Com transparência”, conclui.

Conteúdo da edição de março (229) da Revista Cobertura

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