Inovações para vencer o desafio de levar saúde à população

Companhias driblam as dificuldades e apresentam novas soluções para garantir e ampliar o acesso dos brasileiros ao seguro mais desejado

Thaís Ruco

Ter um plano de saúde é o terceiro maior desejo da população brasileira, atrás somente da casa própria e da educação, segundo uma pesquisa do Ibope encomendada pelo Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) em 2019. Dados atuais mostram também que somente 22% da população brasileira possui plano de saúde. Em 2020, entre entradas e saídas, o sistema privado registrou 560 mil novos beneficiários, a cobertura atingiu 47,6 milhões de pessoas, cerca de um quarto da população. A perspectiva é de evolução da carteira de clientes, uma vez que toda esta situação mostrou a importância do seguro saúde e do acesso à atenção à saúde de qualidade. Nesse quadro, o desafio maior é ampliar o acesso a serviços assistenciais de excelência em todo o país, com produtos adequados às necessidades.

Para atender essa demanda, a Bradesco buscou ampliar o acesso ao oferecer produtos mais competitivos regionalmente. “A regionalização permite focar em cada localidade, de acordo com as demandas da população”, diz Flávio Bitter, diretor gerente da Bradesco Saúde. “Nossa estratégia é oferecer um plano com rede referenciada, dimensionada e conectada, proporcionando equilíbrio entre disponibilidade, qualidade e eficiência da assistência. O produto regionalizado se baseia na parceria com prestadores de referência em cada praça, fruto de um modelo de negociações, buscando maior previsibilidade dos custos, redução de desperdícios de recursos e a expectativa de reajustes menores”.

O desafio para levar mais saúde aos brasileiros engloba saber o que realmente cada pessoa necessita e desta forma customizar o cuidado. “Cuidar da saúde por partes entrega apenas parte dos resultados. Diante desta certeza, desenhamos programas e produtos com foco em atenção primária à saúde, disponibilizamos vasto cardápio de ações de promoção à saúde, mapeamento de risco populacional. Desde 2018 atuamos com tele orientação médica, gestão médica efetiva, com redução significativa de procedimentos e aplicação da medicina baseada em evidências”, diz Marcelo Zorzo, diretor-executivo de Saúde, Odontológico e Saúde Ocupacional da Porto Seguro.

A estratégia de aumentar o acesso das pessoas a planos de saúde privados na SulAmérica passa pelo lançamento regular de novos produtos, bem como parcerias e aquisições que ajudem na entrega. “Os sistemas mais avançados no mundo preveem a participação ativa de todos os envolvidos no sistema, como médicos, hospitais, clínicas, laboratórios, intermediários, pacientes e órgãos reguladores. O seguro saúde está fundamentado no princípio do mutualismo, portanto interessa a todos que o sistema seja utilizado adequadamente, com foco no bem-estar e na prevenção, na prática médica de excelência, com base em evidências e no melhor encaminhamento clínico para cada caso”, afirma Luciano Lima, diretor comercial.

Para fazer frente ao desafio de ampliar a participação dos brasileiros no seguro saúde, a Amil busca oferecer produtos e serviços variados, que atendem às necessidades dos diferentes beneficiários. Segundo Carolina Lorenzatto, diretora executiva de Growth e Produtos da Amil, a categoria PME tem apresentado uma participação importante nos números. “Estamos oferecendo produtos e serviços com valores acessíveis e que atendem às necessidades dos beneficiários. Em termos de segmento de mercado, dispomos de um amplo portfólio, com soluções de A a Z para empresas de todos os portes, garantindo os melhores níveis de serviço em todas as opções”, defende.

O plano de saúde é de grande importância, sobretudo em um momento de pandemia. Hoje é prioridade para os brasileiros, porém muitas vezes o preço faz com que a população tenha dificuldade em contratar ou manter. “A Quali não mede esforços para promover mais acesso à saúde privada com preços justos às famílias brasileiras. No ano passado, reforçamos a busca por oferecer um número cada vez maior de alternativas de acesso e, em 2021, daremos ainda mais esse foco. Nosso objetivo é oferecer produtos que respeitem a particularidade de cada região e a necessidade da população, de modo a trazer mais opções de qualidade para a saúde das pessoas”, diz Elton Carluci, vice-presidente Comercial, de Inovação e Novos Negócios da Qualicorp.

Farias Sousa, presidente de AllCare, ressalta que o momento é crucial para o setor de saúde suplementar. “Observamos a quebra de vários paradigmas, como a adoção da telemedicina. Hoje, é um conceito sem volta, todos a consideram fundamental para agilizar o atendimento de saúde, com segurança”. O brasileiro passou a se preocupar muito mais com os cuidados com a saúde e a buscar na rede privada uma alternativa ao sistema público, que não é suficiente para atender a todos. Em sua visão, produtos com foco na qualidade, resolutivos, com o beneficiário no centro do cuidado, acompanhado em toda jornada do atendimento estão ganhando muito espaço, deixando para trás os produtos com enorme rede credenciada sem nenhuma orientação ou acompanhamento.

Novas soluções apresentadas ao mercado

No desafio de levar saúde à população, as empresas estão observando as necessidades e oportunidades de mercado para apresentar soluções que atendam empresas clientes e beneficiários.“Já no começo da retomada gradual das atividades empresariais, criamos e apresentamos ao mercado o Retorno Seguro, um programa criado com o intuito de oferecer, com base em quatro pilares (apoio multidisciplinar, soluções digitais, comunicação para o retorno e recursos de proteção), soluções a fim de diminuir os riscos de contaminação por covid-19 dos funcionários e colaboradores no retorno às atividades laborais”, diz Marcelo Zorzo, da Porto Seguro. Também foram feitas outras movimentações para agilizar processos e otimizar recursos, tanto da seguradora quanto das empresas clientes, como o mapeamento eletrônico de saúde, que visa analisar o perfil de saúde dos colaboradores e permite às empresas que identifiquem novas oportunidades e auxiliem seus funcionários a buscar melhores soluções para sua saúde.

Com o sucesso dos produtos regionais, a Bradesco Saúde lançou o plano São Paulo+ e Rio+, com abrangência ampliada. “O novo plano contempla São Paulo e Região Metropolitana (incluindo Baixada Santista e ABC Paulista, e Rio de Janeiro e Grande Rio). Assim, a abrangência do produto chega a 43 cidades no total. Quem vive nas metrópoles, como Rio e São Paulo, trabalha e faz negócios em muitos lugares, por isso a questão da mobilidade é essencial”, justifica Flavio Bitter, enfatizando que além disso a empresa fez no ano passado o lançamento de sete produtos Efetivos, ampliando a cobertura em regiões como Recife, Espirito Santo, Minas Gerais, Manaus, DF, Campinas, Paraíba, Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

Já a SulAmérica fez o novo posicionamento de marca, no qual amplia o conceito de saúde e une as saúdes física, emocional e financeira, batizado de Saúde Integral. “A força deste conceito é enorme, pois transforma a maneira como as pessoas encaram estar saudável, promove uma mudança na atuação do mercado. Somente o equilíbrio entre saúde física, emocional e financeira garante uma vida plena”, diz Lima. “Além dos lançamentos regionais do SulAmérica Direto, concebido para aumentar o acesso à saúde física e emocional sem comprometer a financeira, incluímos telemedicina em produtos Vida e Previdência sem custo extra”, completa.

No segundo semestre de 2020, a Amil realizou lançamentos mensais de produtos alinhados à proposta de promover o cuidado certo. “Significa dar acesso ao suporte de saúde mais adequado, pelo meio mais indicado, no local e na hora certa – o que é conhecido como coordenação do cuidado. Esse modelo de produto, aliado à tendência que o beneficiário seja cada vez mais protagonista no cuidado da própria saúde, entrega um melhor custo-efetividade, podendo ganhar cada vez mais espaço”, diz Carolina Lorenzatto.

Nos últimos 12 meses, a Allcare lançou diversos novos produtos regionalizados no mercado. “Com a Unimed Belo Horizonte, lançamos novos produtos PMEs para empresas locais. No Distrito Federal, lançamos com a S1 Saúde o plano S1 Estilo, um plano regional, que tem como foco os cuidados preventivos com a saúde, parceria exclusiva com a plataforma de bem-estar Gympass. Também fechamos uma parceria com a Klini, operadora carioca nascida na era digital que, além de ter uma rede própria de hospitais, tem uma plataforma tecnológica moderna e integrada. Ainda no Rio de Janeiro, lançamos a Integral Saúde, com a qual brevemente disponibilizaremos uma nova linha de produtos focada na atenção primária, com uma proposta, que também é nossa, de oferecer uma medicina de qualidade e humanizada, que preserve o compromisso de acolhimento, atenção e cuidado, a preços acessíveis”, exemplifica Farias Sousa.

Oferecer benefícios junto ao plano de saúde é uma tendência importante, que faz o usuário valorizar ainda mais o cuidado e a atenção de saúde à família. Recentemente, a Qualicorp lançou, junto com a Amil, planos de saúde em que o beneficiário tem um subsídio mensal de R$ 150,00 por vida para compra de medicamentos. Esse benefício irá constar também em próximos lançamentos de produtos, junto com um seguro de proteção financeira. “Planos de saúde com essas características têm um enorme potencial e se encaixam no perfil e no bolso de quem busca uma proteção acessível e, ao mesmo tempo, de qualidade”, defende Elton Carluci, ressaltando que uma das principais alternativas que a população possui para ter acesso à saúde suplementar é o plano coletivo por adesão, modelo em que a empresa atua fortemente. “As pessoas que perderam o seu plano de saúde empresarial ou individual/familiar encontram neste modelo alternativa para manter o acesso ao plano de saúde”.

Conteúdo da edição de março (229) da Revista Cobertura

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