Para o CEO da MetLife, Breno Gomes, o grande desafio é internalizar a cultura ágil e tech dentro de uma indústria tradicional
Carol Rodrigues
Se tem um tipo de proteção que foi elevada a um novo patamar durante a pandemia, é o Vida. “Cada vez mais as pessoas têm se conscientizado de que um seguro de Vida deve ser contemplado no planejamento financeiro e isso se intensificou após a pandemia, momento em que as pessoas passaram a se preocupar ainda mais com o seu futuro, de sua família e de seus negócios”, endossa Breno Gomes, CEO da MetLife Brasil.
Outro fator que sinaliza a importância do produto é o aumento da expectativa de vida no Brasil. “Isso reflete diretamente na evolução das áreas e no incremento nos negócios, não é à toa que a síntese de março de 2022 da Susep apontou o crescimento de 18,2% na arrecadação do setor de seguro de Vida, em relação ao mesmo período de 2021, o equivalente a um montante de R$ 6,19 bilhões nos três primeiros meses do ano”, destaca.
É com esse pano de fundo que Gomes assumiu a presidência da MetLife no Brasil, em outubro de 2021. “Entendo que o Brasil tem muito a avançar ainda em termos de aquisição de seguro de Vida, existe uma grande oportunidade de crescimento do setor, quando comparamos quanto representa do PIB em outros países versos a representatividade no Brasil”, comenta o executivo que está na MetLife desde 2005 e, desde então, liderou importantes projetos de inovação, estratégia e tecnologia da informação.
Cultura ágil e tech
Ele cita como grande desafio de sua gestão internalizar a cultura ágil e tech dentro de uma indústria tradicional. “O setor de seguros vem se transformando rapidamente nos últimos anos. Empresas digitais que oferecem soluções personalizadas presentes no nosso cotidiano fazem com que o cliente exija cada vez mais. Com seguros não é diferente. Temos que pensar e agir rapidamente, com foco em inovação para o cliente”, expõe.
Por isso, a tecnologia e a inovação são pilares centrais na estratégia da MetLife e recebem um investimento contínuo, que aumentou durante a pandemia. “Estamos focados em dar mais agilidade e simplicidade a todos os processos”, ressalta Gomes.
Vai ao encontro desse propósito, o investimento na possibilidade de assinatura de propostas via reconhecimento facial para clientes individuais e a disponibilização de APIs, que permitem conexão rápida e fácil da companhia com seus parceiros de negócios, o que possibilita a troca de informações de forma segura e ágil”, completa.
Outro investimento recente foi realizado no Portal do Corretor, que permite um melhor gerenciamento do processo de cotação e adesão, além do preenchimento e envio de propostas 100% digitais. “Neste ano, implementamos também a assinatura de propostas via Token na contratação dos seguros de Vida Individuais (Vida Total e Vida Segura). Esta funcionalidade adicional funciona como alternativa à assinatura por reconhecimento facial e permite que os clientes validem a aquisição do seu seguro por meio do recebimento do Token via e-mail ou SMS. Desde a sua implementação, em abril de 2022, mais de 64% das propostas foram assinadas por esse processo e cerca de 36% assinadas via reconhecimento facial”.
Corretor e cliente na estratégia
“Acredito que nada seja capaz de substituir o trabalho do corretor de seguros, mesmo com toda a evolução do comportamento do consumidor, que hoje tem acesso às informações sobre os seguros e seus benefícios por meio de perfis digitais, plataformas ou aplicativos”, ressalta.
A MetLife tem trabalhado continuamente para, a cada dia, se adequar melhor às necessidades de seus clientes e parceiros. “Com isso, tem buscado democratizar o acesso aos produtos e soluções com flexibilização, simplicidade, custo e adequação ao perfil de cada cliente, o que permite a escolha de coberturas e benefícios adequados ao momento de vida”.
Após a pandemia, por exemplo, a MetLife incluiu a cobertura adicional de proteção de renda por incapacidade temporária em seus seguros de Vida Individuais com a possibilidade de contemplar um total de 68 doenças, incluindo doenças crônicas. Os segurados também puderam incluir no seguro de Vida a cobertura adicional temporária de morte, uma opção que permite manter o capital mais alto durante um tempo determinado, enquanto ele for necessário para o cliente.
De acordo com o presidente, a MetLife tem trabalhado continuamente para acompanhar as mudanças de hábitos de consumo, entendendo como e quando o cliente quer ter acesso aos nossos produtos e de que maneira ele quer comprar. “Estamos sempre observando quais atributos fazem sentido para os nossos clientes e o que temos que mudar nos nossos produtos e serviços para aumentar o valor percebido. Isso significa, por exemplo, oferecer nossos produtos de Vida e Planos Odontológicos em canais de parceiros (cotador on-line para corretores, APPs e lojas físicas), disponibilizar os serviços de forma mais ágil, e atender o cliente no canal que ele deseja, como, por exemplo, chat e WhatsApp”.
Outro ponto observado, conforme ele, é a competitividade do mercado e a oferta de produtos e soluções com possibilidade, cada vez maior, de customização e adequação ao perfil dos clientes.
Resultado
A MetLife fechou 2021 com um total de 5,5 milhões vidas protegidas. Os ativos totais fecharam em um patamar de R$ 3,3 bilhões (R$ 3,1 bilhões em 2020) e o patrimônio líquido alcançou R$ 634,7 milhões (R$ 800,7 milhões em 2020), com prejuízo líquido de R$ 236,5 milhões (R$ 20,0 milhões de lucro líquido em 2020).
“Nossos resultados reiteram diretamente o compromisso da companhia de apoiar seus clientes, ajudando na construção de um futuro mais seguro e tranquilo para eles e suas famílias, já que refletem também os valores de sinistros pagos aos segurados e respectivos beneficiários, especialmente ocasionados pela pandemia de covid-19. Em 2021, a MetLife esteve presente ao lado de seus clientes, apoiando aproximadamente 8 mil famílias para reduzir ao máximo os impactos causados pela pandemia, sendo responsável pelo pagamento de 5% das indenizações de todo o mercado segurador”.
Para 2022, a companhia pretende continuar o ritmo acelerado de expansão dos negócios. “As principais ações são aumentar o investimento em tecnologia, novas ferramentas e plataformas para os corretores, oferta de produtos e soluções nos parceiros para os diversos públicos, entre outras”.
A companhia também está atenta à estruturação de uma forte agenda ESG. Em 2020, a empresa reforçou o compromisso com o crescimento sustentável, alicerçando suas ações a alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Conteúdo da edição 243 (junho) da Revista Cobertura