Responsabilidade Social

Too Seguros adere tecnologia que traduz site em Libras com intérprete 3D

 

A iniciativa abre novos caminhos para que o público com deficiência auditiva ou visual tenham acesso à informação de forma simples e prática 

Quando falamos sobre acessibilidade digital, muitos podem apontar que já existem iniciativas para ajudar deficientes com baixa visão ou surdos a navegarem na internet, mas apenas 2% das páginas são acessíveis a esse público, como diz a pesquisa do W3C (World Wide Web Consortium). A falta de acessibilidade faz com que essas pessoas fiquem de fora de todo um mundo on-line, mesmo com a Lei de Inclusão – em vigor desde 2016. 

Segundo o IBGE, são quase 10 milhões de pessoas com deficiência auditiva. No mundo, 80% dos surdos não tem alfabetização completa na língua escrita. Além disso, 3,5% da população brasileira tem alguma deficiência visual.  

A Too Seguros, a fim de facilitar o acesso à informação, adotou a ferramenta Hand Talk, que traduz todo o conteúdo do site e blog em Libras ou lê em voz alta. Agora, o usuário poderá navegar apenas com a ajuda da Maya, uma intérprete virtual que acompanha página por página a trajetória do leitor e traduz instantaneamente o texto.  

Libras é a sigla para Língua Brasileira de Sinais, uma modalidade gestual-visual que possibilita a comunicação através de gestos, expressões faciais e corporais. É uma língua oficial do Brasil desde 2002 (Lei nº 10.436). 

“Como uma empresa inclusiva, oferecer acessibilidade digital melhora o nosso atendimento ao público, que é bem diverso. Combinou com a nossa cultura, queremos que essas pessoas se sintam abraçadas pela Too!” diz Tamires Camila Marcon, analista de marketing sênior da Too Seguros e idealizadora do projeto.  

Acessibilidade digital e oportunidade de negócio  

O Hand talk é uma ferramenta que captura o texto por meio de um plugin instalado no site. Ele envia essas informações para um servidor de tradução, que é constantemente alimentado com novos dados. Depois, devolve em forma de animações através dos intérpretes em 3D, que usam a Língua Brasileira de Sinais.  

Um outro plugin permite a leitura dos conteúdos pelo computador em voz alta, ele é focado para pessoas com dislexia, baixa visão ou com dificuldades para ler os conteúdos. Essa solução está disponível apenas em desktop.   

“É necessário entender que pessoas com deficiência são consumidoras de todo o tipo de serviço e devem ter o máximo de autonomia possível. Garantir o acesso à informação além de ser um direito de todos é um grande diferencial competitivo” diz Rosi Bertaglia, analista de marketing da Hand Talk.  

A língua de sinais também é uma ferramenta de comunicação para autistas e pessoas com síndrome de Down e, em 2015, a acessibilidade em Libras se tornou Lei (nº 13.146).  

Too Seguros 

Ao investir em inovações tecnológicas que oferecem inclusão e fácil acesso à informação, a Too Seguros mantém a responsabilidade de contribuir diretamente com a sociedade e continuará investindo em soluções que valorizem a diversidade.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Manaus recebe respiradores desenvolvidos pela USP com apoio da Fundación MAPFRE - t.co/sca8HlGEW6

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Bradesco Seguros lança novo aplicativo para Corretores - t.co/sWDHlTyCZC

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Gestão integrada é a melhor solução para as Corretoras na Era da digitalização - t.co/aBrN0gXiuK

To Top