Assessorias se consolidam nos seguros de pessoas e benefícios

Produzido pelo economista Francisco Galiza, diretor da Rating Seguros, o 6° Relatório Aconseg-SP – A ascensão do mercado de assessorias no Estado de São Paulo evidenciou a diversificação das assessorias. No primeiro semestre deste ano, a proporção de prêmios emitidos de automóvel foi praticamente igual ao de saúde. Ao incluir o segmento de pessoas, o valor de prêmios ultrapassa o de automóvel. “Em 2016, o automóvel representava quase 60% dos prêmios das filiadas, hoje, representa 45%, mostrando que houve uma mudança no perfil e do próprio mercado segurador. A Aconseg-SP acompanhou e até ampliou um pouco isso”, analisou Galiza.

Presidente da Aconseg-SP, Helio Opipari Jr., comentou que, conforme o levantamento, mais de 90% das assessorias já estão investindo no segmento de benefícios, saúde, vida e previdência, e que as demais 10% estão dispostas a investir nessa área. Sobre a participação do vida nos resultados das assessorias, ele disse que, apesar do percentual de 3% parecer pequeno, não é. “A produção total da Aconseg-SP é na ordem de R$ 2 bilhões, 3% são R$ 60 milhões, e já passa a ser um número interessante”.

Nas palavras de Jairo Christ, vice-presidente, as assessorias não são somente distribuidoras de seguros RE, mas de pessoas e benefícios. “A própria pesquisa do Galiza comprova isso, as assessorias querem se focar em pessoas e em benefícios”, comenta ao destacar que as empresas estão investindo bastante nessa área.

A maior concentração de assessorias está na capital, representando 65% do total, enquanto 25% estão no interior do Estado. Alberto Novais, diretor Interior, comentou que isso tende a mudar um pouco. “É uma questão de tempo termos alguma transformação, não só no sentido de aumentar o número de corretores assessorados, mas também o número de companhias voltando para o interior e trabalhando com as assessorias”.

Diretor administrativo e responsável pela área de Marketing da Aconseg-SP, Leandro Henrique, falou sobre a importância da personalização do atendimento, em um mundo cada vez mais digital. “Com as assessorias, o modelo muito forte é justamente poder trabalhar na personalização do atendimento para as corretoras, para que elas consigam fortalecer cada vez mais a marca delas no mercado. Nós, assessorias, estamos aqui para, no meio dessa personalização de atendimento, levar as melhores ferramentas e as melhores práticas, e a tecnologia é uma aliada fortíssima dos corretores”.

Conteúdo da edição de outubro/novembro/dezembro da Revista Aconseg-SP

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