Tokio Marine mantém estratégia de fomentar a diversificação do mix de produtos

Em 2021, as assessorias do Estado de São Paulo cresceram em quatro carteiras. “O ideal é que as assessorias tenham um mix mais próximo do que vemos em todas as corretoras de varejo”, diz Ferrara

José Adalberto Ferrara

No ano passado, as assessorias do Estado de São Paulo cresceram em quatro carteiras da Tokio Marine: Auto, RD Massificados, Produtos PJ e Vida. “O destaque foi a carteira de Vida, com crescimento de 29,8%, impulsionada pelo segmento de Vida Individual (crescimento de 45%). Mesmo com esse desempenho, o mix de Automóvel ainda está em 84,2%. O ideal é que as assessorias tenham um mix mais próximo do que vemos em

 todas as corretoras de varejo, ou seja, de 70% a 75% em Automóvel”, afirma o presidente da companhia, José Adalberto Ferrara.

Para ampliar a diversificação, Ferrara conta que uma das marcas registradas da Tokio Marine é o time Comercial, sempre muito próximo aos seus parceiros de negócios. “Seja em visitas ou mesmo marcando reuniões periódicas com as assessorias e com a Aconseg-SP. Além disso, investimos bastante no lançamento de novos produtos, na melhoria contínua dos sistemas e relatórios, e na capacitação (treinamentos) dos nossos corretores e assessorias”.

Somente em 2021 foram 1.702 treinamentos (webinar + multiplicadores). “Conseguimos impactar 42,3 mil pessoas (somando os públicos externo e interno). Não conseguimos separar desse número a quantidade de assessorias impactadas, mas, no total, atingimos 19% da nossa base de mais de 35 mil corretores ativos”.

Ferramentas

Para facilitar ainda mais a vida dos corretores, no ano passado, a Tokio Marine lançou uma nova etapa da Vistoria Digital de Sinistros, com um sistema ainda mais ágil e automatizado. “Com a novidade, os sinistros da carteira de Automóvel ganharam um sistema integrado de notificação e orçamentação que permite que as solicitações de reparos sejam avaliadas e aprovadas no mesmo dia do envio das fotos das avarias”, explica o executivo.

Ainda nesta área, foi implementado o Sinistro Digital, um novo aviso de Roubo/Furto muito mais simples, com apenas sete campos de preenchimento, proporcionando ainda mais agilidade em cada etapa do processo. “Com esta implantação, o cliente sabe o status do sinistro, se há necessidade de enviar outro documento ou se foi definida a indenização e o valor. Esse processo antes poderia demorar, no mínimo, 14 dias. Hoje, podemos realizar uma indenização em até sete dias. O Sinistro Digital foi ampliado para as demais garantias do Sinistro Auto: Colisão, Enchente e Responsabilidade Civil”.

Outras novidades foram a inclusão do Pix como uma das opções de pagamento e um canal específico para que as pessoas surdas ou com deficiência auditiva possam ser atendidas de forma diferenciada. A iniciativa é uma parceria da companhia com a ICOM, uma das principais plataformas de tradução simultânea em libras do País.

“Essas são algumas das nossas novidades. Além delas, os nossos corretores e assessorias já tinham disponíveis uma série de ferramentas como a plataforma BrokerTech; o Programa Consultor de Negócios, que permite ao corretor aumentar a base de prepostos ao indicar familiares e amigos para auxiliá-los na divulgação e venda de produtos da companhia, e os seguros Residencial Digital e Vida Digital, entre outras iniciativas”, pontua Ferrara.

No início deste ano, a Tokio Marine lançou o seguro Auto Econômico, uma novidade na carteira de Automóvel, com cobertura completa para colisão, incêndio, roubo e furto com preço até 30% mais barato. “É um produto acessível, tanto pelo preço competitivo como pela abrangência nacional ao oferecer reparo em oficinas referenciadas em todo o Brasil. Além disso, possibilita aos corretores e assessorias mais oportunidades de negócio ao impactar uma parcela da população que não tem poder de compra de um seguro tradicional. Em breve, vamos lançar também um seguro Viagem e outras melhorias em produtos e serviços”, antecipa.

Ações

Para este ano, Ferrara conta que será mantida a estratégia de fomentar a diversificação do mix de produtos. “Vale ressaltar que no contrato vigente de remuneração das assessorias existe um “grupo de produtos incentivados”. Para estes produtos, o percentual de remuneração é maior. Ao produzir mais nestes produtos, a assessoria melhora seu mix e ainda ganha mais”.

Entre as carteiras que devem se destacar, Ferrara diz que, com a retomada da economia e as medidas de controle da pandemia, há oportunidades de realização de negócios em muitos segmentos de seguros, a exemplo do seguro de Vida que deve continuar aquecido por conta da maior prevenção e cuidado das pessoas com a própria saúde, em decorrência da própria pandemia.

“Também há boas oportunidades com o Seguro Residencial, especialmente a modalidade para empreendedores que utilizam suas casas como ambiente de trabalho. Acredito que estes são alguns dos produtos aos quais as assessorias devem ficar atentas quanto ao potencial de negócios”, afirma.

Ele conta que mesmo em um cenário ainda marcado por muitas incertezas, eles manterão a estratégia de crescimento orgânico, por meio da oferta das melhores soluções em seguros. “Continuamos bastante otimistas em relação aos próximos meses e seguiremos trabalhando para a fidelização de clientes e a ampliação dos negócios dos nossos corretores e assessorias”, diz.

Oportunidades

Ferrara comenta a seguir algumas das oportunidades que devem nortear o mercado de seguros, a começar pelo Open Insurance. “Com a mudança no comando da Susep, algumas medidas devem ser reavaliadas, como as Sociedades Iniciadoras de Serviço de Seguro (SISS), mas não há dúvidas de que o Open Finance é uma grande oportunidade para conhecer melhor o consumidor e oferecer produtos customizáveis, de acordo com as suas demandas. Apesar de ser muito importante, o seu verdadeiro impacto em 2022 vai depender bastante de como o projeto irá andar ao longo dos próximos meses e da receptividade do público quando estiver totalmente operacional”.

Outras oportunidades citadas pelo executivo são a Circulares 639 e 407, por permitirem a customização de produtos agregando coberturas de diferentes ramos, o que traz bastante flexibilidade à oferta de produtos Massificados e PJ. “Como efeito, espera-se aumento da base de clientes com o público hoje excluído do mercado securitário. Essas circulares modernizam e simplificam os produtos, fomentando a concorrência entre as seguradoras e a melhoria da experiência do consumidor na contratação desses seguros”.

Na questão de proteção de dados, Cyber Security, Ferrara explica que “o  aumento de transações irregulares, envolvendo tanto pessoas físicas quanto jurídicas, como roubo de dados cadastrais e transações irregulares – Pix,  ransomware e ataques hacker, vão aumentar as questões em torno de cyber segurança, o que se torna uma oportunidade para a oferta de seguros contra riscos cibernéticos/digitais”.

Ferrara destaca, ainda, o pilar ambiental da teoria ESG, que deve se sobressair em 2022 com o aumento da preocupação da sociedade com as mudanças climáticas. “Isso certamente terá impacto em nossos processos decisórios, tanto na parte de subscrição quanto de sinistros, assim como na seleção de parceiros/fornecedores e transição para energia limpa/redução das emissões e no desenvolvimento de produtos mais voltados para ajudar pessoas e empresas a restituírem os danos causados por desastres ambientais. Neste novo contexto, o produto RC Ambiental deve ganhar envergadura”.

Desafios

Quanto aos desafios, o executivo diz que um dos maiores é o atendimento aos consumidores, que intensificaram sua experiência com a prestação de serviço digital na pandemia. “Eles estão cada vez mais exigentes e bastante atualizados quanto ao uso da tecnologia, em busca de comodidade e facilidade no atendimento. Nesse sentido, todos nós, seguradores, corretores e assessorias precisamos continuar trabalhando juntos e unir forças para investir cada vez mais em digitalização e inovação para atender estas expectativas”.

Ele acrescenta que é preciso estar pronto para o grande desafio de prover soluções às demandas do público que quer se comunicar e interagir com seus prestadores de serviços via atendimento digital. “O novo perfil do consumidor nos desafia a pensar cada vez mais em como atender a demanda por seguros em um mundo no qual as decisões têm que ser muito rápidas e as informações precisam estar disponíveis a qualquer momento”, finaliza.

Conteúdo da edição de janeiro/fevereiro/março (número 57) da Revista Aconseg-SP

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas