William Huang, Software Architect, Latin America
Fernando Visentin, Coordenador de Massificados, Crawford Brasil
Há alguns anos, não imaginávamos como a tecnologia revolucionaria nossas vidas, nem imaginávamos o quanto os setores do mercado estarão abertos para aceitar propostas que visam a inovação de seus serviços.
Trabalhar para o maior fornecedor independente do mundo de soluções de gestão de sinistros para seguradoras, corretores e corporações, permite contar com a tecnologia e o know-how para desenvolver aplicativos e sistemas que atendam às novas necessidades do mercado em diversas circunstâncias.
E foi exatamente isso que fizemos. Criamos a Vistoria Remota, um sistema único de autoatendimento assistido que funciona através de computadores e dispositivos móveis Android ou iOS. Uma ferramenta inovadora e segura para a gestão de sinistros no setor de seguros na América Latina.
“Made in Brasil”
Antes da pandemia da COVID, nossas equipes no Brasil já estavam trabalhando em diferentes aplicações e o modelo de Vistoria Remota foi finalizado quando verificamos sua eficácia durante a pandemia, quando os casos de sinistros continuavam e não podíamos sair de casa para inspecioná-los. Comprovamos seu sucesso em nosso país, e logo extendemos para o restante dos países latino-americanos onde operamos, elevando o padrão de gestão de sinistros na região.
Sem dúvida, a ferramenta mudou significativa e definitivamente a forma de trabalhar em processos de pequeno e médio porte. A facilidade e agilidade do serviço permite que o segurado tenha flexibilidade para realizar a vistoria em um horário que lhe convenha. Além disso, a possibilidade de filmar todo o serviço permite conclusões indiscutíveis, com registros visuais que complementam os relatórios.
Desde sua implementação em 2020 – somente no Brasil – já processamos mais de 5 mil casos de sinistros e o tempo de documentação por caso é de 25 minutos em média. Tempo este que seria impossível em uma visita do regulador pessoalmente… tempo que afeta o prolongamento do processo e com ele o encerramento do caso ou o pagamento do sinistro. A Vistoria Remota reduz consideravelmente o tempo de processamento dos casos.
Pontos fortes
O que torna esta solução diferente é a combinação da experiência do regulador e o uso da tecnologia. A Vistoria Remota permite que as companhias de seguros e seus segurados gerenciem e adjudiquem os sinistros com maior segurança e confiança. Entre outros benefícios, elimina a possibilidade de fraude por meio de sistemas de geolocalização que rastreiam o local da vistoria e, ao mesmo tempo, registra os dados para referência e relatórios futuros.
A Vistoria Remota oferece as seguintes capacidades que a tornam única em seu campo:
– Convite SMS: O acesso à plataforma de vistoria requer apenas um link que chega via SMS. Nenhuma aplicativo precisa ser baixado.
– Facilidade de uso: A ferramenta é configurada para identificar a câmera do dispositivo e iniciar a transmissão quando o segurado aceita as permissões de acesso e uso, respeitando assim a privacidade e a GDPR (Regulamento Geral de Proteção de Dados).
– Imagens e vídeos: No momento da vistoria, o regulador inicia a coleta de imagens e vídeos. Todo o processo de captura de informações é orientado pelo especialista, deixando apenas o manuseio do dispositivo para o segurado.
– Coleta de assinaturas: A Vistoria Remota permite que a assinatura do segurado seja capturada, proporcionando maior agilidade no serviço e na geração do relatório de vistoria.
– Compartilhamento on-line: Se o regulador precisar compartilhar uma cotação ou informação relevante ao processo em análise, a Vistoria Remota facilita o compartilhamento da tela do computador com o segurado, permitindo que a mesma informação seja visualizada simultaneamente.
– Prevenção de fraudes: A Vistoria Remota tem funcionalidade de geolocalização, localizando o segurado por latitude e longitude, proporcionando maior segurança e assertividade no local do incidente.
– Acompanhamento da vistoria: Se a vistoria exigir acompanhamento, seja por um especialista ou por terceiros, a Vistoria Remota permite a conferência entre 2 a 6 pessoas simultaneamente (regulador, seguradora, corretor, etc.).
– Mobilidade e conexão: A Vistoria Remota funciona com uma simples conexão à Internet 3G ou similar, o que permite que a vistoria seja realizada em locais de difícil acesso ou com restrições de sinal.
Dois anos após a implementação da Vistoria Remota, estamos orgulhosos de ver como a indústria latino-americana continua a provar que a inovação e a tecnologia da Crawford revolucionam o gerenciamento de sinistros ao fornecer ferramentas que aumentam a produtividade, garantem a segurança e reduzem os custos.