Da era analógica à Revolução Digital com a IA no setor de Corretoras de Seguro

Por Raphael Luna | Diretor de TI da MDS Brasil

Raphael Luna

Em um cenário em que a tecnologia molda o futuro dos serviços de corretagem de Seguros, Resseguros, Gestão de Benefícios e Consultoria de Riscos, a incorporação da Inteligência Artificial (IA) tem sido uma jornada desafiadora, porém repleta de oportunidades.

Assim como Marty McFly enfrentou desafios temporais em suas viagens ao passado e ao futuro em “De Volta para o Futuro”, nós, no segmento de corretoras de seguros, também lidamos com uma discrepância temporal em comparação com outros mercados. Enquanto conseguimos oferecer opções mais personalizadas e segmentadas para seguros, como celulares e viagens, a aplicação da IA em seguros mais específicos e do tipo “tailor-made” ainda nos desafia. A interação humana, nessas situações, continua a ser tão crucial quanto os dilemas enfrentados por Marty durante suas viagens no tempo.

Na MDS Brasil, estamos transformando a experiência do cliente através da IA de diferentes formas. Nosso chat de autoatendimento é um excelente exemplo disso, oferecendo aos clientes uma maneira rápida e precisa de obter respostas para suas dúvidas, otimizando significativamente a eficiência do serviço. Além disso, adotamos a IA para aprimorar nossa presença nas redes sociais, uma estratégia que vem ganhando força no mercado, conforme aponta um estudo recente da McKinsey &Company.

Nos processos de cobrança e pagamentos de filiações bancárias, a IA provou ser uma ferramenta indispensável para a melhoria da eficiência, segundo análises da Harvard Business Review. Estes estudos sublinham a importância crescente da IA na simplificação e aceleração dos serviços providos aos nossos clientes no âmbito dos seguros, evidenciando o papel vital dessa tecnologia na reinvenção da experiência do cliente.

No contexto do mercado de seguros, a IA está sendo um catalisador para a democratização do acesso a serviços personalizados e adaptados às necessidades individuais dos clientes. Ao adotar abordagens diferenciadas para jornadas de consumo mais amplas e segmentadas, essa tecnologia está redefinindo a maneira como as pessoas interagem com os seguros. Na jornada de varejo, especificamente, tem o poder de simplificar e tornar mais acessível a compra de seguros, eliminando obstáculos tradicionais que muitas vezes afastam os consumidores.

Essa transformação digital não apenas beneficia os consumidores, mas também impulsiona a inovação no setor de corretoras de seguros, promovendo um ambiente mais competitivo e dinâmico. Acreditamos firmemente que a IA está sendo uma força positiva para quebrar barreiras e criar uma experiência mais próxima e eficiente para os clientes, ao mesmo tempo em que impulsiona o crescimento e a evolução do mercado de seguros como um todo.

Nós, da MDS, estamos caminhando nessa jornada da IA no setor de corretoras de seguros. Com desafios e oportunidades à frente, estamos comprometidos em aproveitar ao máximo a tecnologia para proporcionar uma experiência excepcional aos nossos clientes e impulsionar o crescimento do setor como um todo.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas