Mercado de Seguros: 6 pilares para garantir a confiança do cliente em um ambiente digital

Como todo mercado, o setor de Seguros brasileiro enfrenta uma série de dificuldades macroeconômicas neste ano de 2023, como inflação em alta, taxa de juros elevada e risco de recessão global. No entanto, em um mundo cada vez mais disruptivo e conectado, outro desafio crescente para as empresas do setor é aprimorar a gestão de dados para garantir um ambiente digital seguro para os seus clientes.

Essa preocupação foi identificada pela pesquisa da IDC Brasil, que prevê que gastos com soluções de segurança em TI devem atingir US$ 1,3 bilhão em 2023, um crescimento de 13% em relação ao ano anterior. E o principal foco de todo esse investimento, segundo a consultoria, é manter a proteção e a privacidade de dados sensíveis de clientes invioláveis.

Mas como atingir esse objetivo de maneira eficiente e sem prejudicar a experiência de seus clientes? Essa é a pergunta-chave que muitos líderes ainda não tem resposta. Por isso, é fundamental que as seguradoras tenham ao seu lado um parceiro de tecnologia robusto e experiente, capaz de impulsionar a transformação digital com a velocidade e eficiência que o mercado exige. Ao modernizarem suas estruturas de dados, as empresas podem aprimorar o processo de gerenciamento de dados, visando uma melhor experiência para seus clientes e vantagens competitivas.

Listo abaixo 6 pilares essenciais que ajudarão as seguradoras na construção de uma relação de confiança com seus clientes no longo prazo.

Fornecimento de insights: Uma gestão eficiente de dados começa com a capacidade de aproveitar informações de fontes internas e externas. A coleta de dados em tempo real de dispositivos IoT, como smartwatches, por exemplo, pode fornecer insights valiosos para uma avaliação mais precisa dos riscos. Além disso, é fundamental integrar os dados isolados em silos departamentais, liberando todo o potencial dos dados acumulados ao longo do tempo.

Estruturação dos dados: Com grandes volumes de dados chegando em diferentes formatos, é crucial ter ferramentas e plataformas eficazes para estruturar essas informações adequadamente. A estruturação correta dos dados garante maior precisão nos insights de negócios gerados, permitindo que as seguradoras tomem decisões mais embasadas.

Armazenamento: A transformação dos dados só é possível com um armazenamento eficiente e integrado em servidores na nuvem. A nuvem oferece escalabilidade, segurança e flexibilidade para as operações de seguro, garantindo que os dados estejam prontamente disponíveis quando necessários.

Interpretação dos dados: O verdadeiro poder dos dados é desbloqueado quando são interpretados com precisão. Para isso, as seguradoras precisam adotar tecnologias avançadas, como big data, inteligência artificial, machine learning, computação em nuvem e blockchain. Essas tecnologias capacitam as empresas a obterem insights valiosos que auxiliam na tomada de decisões estratégicas.

Prevenção de fraudes: A coleta de dados em tempo real de dispositivos IoT possibilita que as seguradoras monitorem continuamente a exposição do cliente ao risco de fraude. Uma abordagem preventiva permite notificar os clientes antes que ocorram problemas e facilita avaliações precisas de perdas e liquidações rápidas de sinistros em casos de fraudes.

Automação de sinistros: A automação é uma realidade crescente no mercado de seguros. Com plataformas baseadas em dados, as seguradoras podem automatizar totalmente a maioria dos sinistros de baixa complexidade, agilizando o processo para os clientes. Isso inclui uma jornada de reivindicações sem contato, onde os clientes podem carregar imagens e documentos por meio de um aplicativo, e o reconhecimento de imagem é utilizado para avaliar os danos e agendar reparos.

Em resumo, a gestão de dados é essencial para o mercado de seguros brasileiro. Ao implementar esses seis pilares, as seguradoras brasileiras estão preparadas para enfrentar os desafios atuais e futuros do mercado, fornecendo aos clientes uma experiência confiável e eficiente em um ambiente digital e cada vez mais exigente. Afinal, com os dados sendo o ativo estratégico fundamental, a confiança do cliente será conquistada e mantida por meio de uma gestão de dados sólida e orientada para o futuro.

Texto original: Data: a strategic asset enabling value creation for insures criado por Suzanne J. Dann, CEO Americas 2

Wagner Jesus

Wipro Brazil Country Head

Wagner tem mais de 20 anos de experiência na indústria de TI e ingressou na Wipro há 3 anos

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

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