Papel institucional da Fenacor no suporte ao Corretor na Transição para o Mundo Open

Manuel Matos*

Manuel Matos

O setor de seguros, historicamente pautado por sua complexidade técnica e operacional, está atravessando uma transformação sem precedentes com a ascensão do “Open Insurance”. Essa nova abordagem, centrada no compartilhamento consentido de dados, oferece aos Corretores de Seguros amplas oportunidades. Entretanto, junto das oportunidades vêm os desafios. E é nesse cenário que a Fenacor, a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados, emerge como uma poderosa e inestimável aliada.

Em sua essência, o Open Insurance visa democratizar o acesso aos dados e serviços entre seguradoras, InsurTechs e Corretores. Embora promissor, esse novo modelo demanda que os corretores adaptem-se não apenas tecnicamente, mas também em termos estratégicos, tecnológicos e operacionais.

A Fenacor, reconhecendo a magnitude dessa transformação, tem tomado medidas assertivas para guiar e apoiar os Corretores nessa jornada:

1. Educação Continuada: Em parceria com a ENS – Escola de Negócios e Seguros, a Fenacor tem incentivado a formação e capacitação dos Corretores, oferecendo cursos, seminários e workshops voltados para o universo do Open Insurance.

2. Atuação Regulatória: A Federação atua como representante dos Corretores junto aos órgãos reguladores, garantindo que seus interesses e preocupações sejam considerados nas discussões sobre a legislação do Open Insurance.

3. Parcerias Estratégicas: Estabelecendo alianças com InsurTechs e outras entidades do setor, a Fenacor tem facilitado o acesso dos Corretores às novas tecnologias e plataformas.

4. Suporte Técnico: A transição para o Open Insurance não está isenta de desafios técnicos. Por isso, a Fenacor oferece suporte contínuo, auxiliando os Corretores na implementação e utilização das novas ferramentas digitais.

5. Plataforma SPOC da Fenacor: Em um esforço para garantir que todos os Corretores, independente de seu porte, possam se beneficiar do Open Insurance, a Fenacor está constituindo sua própria plataforma SPOC. Essa ação é estrategicamente voltada para Corretores de menor porte que, seja por questões financeiras ou estratégicas, optem por não se credenciar como SPOC de forma independente.

Assim, a Fenacor garante que nenhum Corretor fique desamparado diante dos desafios do mundo Open.

Ao abraçar seu papel de guardiã e agente catalisador do processo de modernização da categoria, a Fenacor não apenas assegura que os Corretores estejam aptos a navegar pelo novo cenário do Open Insurance, mas também que estejam posicionados de maneira vantajosa para aproveitar as inúmeras oportunidades que ele oferece.

*Manuel Matos é vice-presidente da Fenacor

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas