Segurança Digital nas Pequenas e Médias Empresas

Estudo da Cisco revela como as PMEs estão avançando em seus programas de cibersegurança

Por Ghassan Dreibi, diretor de Cibersegurança da Cisco América Latina

É empolgante liderar a segurança em pequenas e médias empresas. Enfrentamos muitas das mesmas ameaças das grandes companhias. Com a ênfase crescente na segurança da cadeia de suprimentos, compartilhamos as mesmas obrigações de compliance. Estamos mais próximos da liderança do negócio e da equipe de TI. Com uma fração dos recursos, realizamos o impossível trimestre após trimestre, ano após ano. É emocionante, mas tem suas incertezas.

Conforme definimos a estratégia e implementamos programas de segurança, muitas vezes há um ponto cego na eficácia de qualquer prática. Há evidências de que os investimentos em segurança resultam em resultados mensuráveis? Como sabemos o que funciona e o que não funciona? Essas são as perguntas que a nova edição do estudo Cisco Security Outcomes para pequenas e médias empresas busca responder.

Práticas comprovadas para resultados de segurança
O Cisco Security Outcomes Study mostrou as práticas de segurança que mais impulsionam o sucesso do programa de segurança nas empresas. Mais de 4.800 profissionais ativos de TI, segurança e privacidade de todo o mundo participaram do estudo. Desses participantes, 857 representam PMEs e suas respostas constituem a base do novo relatório.

O novo estudo revelou que as pequenas e médias empresas superam as companhias de grande porte em termos de construção de abordagens de segurança para manter os negócios funcionando, com 44% dos entrevistados relatando sucesso. Também há evidências convincentes de que o poder da TI e da segurança trabalham juntos para gerenciar melhor os riscos. Porque? Talvez a redução de silos e camadas. Talvez os relacionamentos fortes que o fato de fazer parte de uma organização menor promove.

Não há margem para erros nas equipes de segurança das pequenas e médias empresas. Com equipes pequenas e orçamentos reduzidos há uma pressão maior para aproveitar ao máximo o que se tem. O valor deste estudo em identificar o que contribui para a segurança bem-sucedida não pode ser subestimado.

O relatório é estruturado em torno dos tópicos de habilitação dos negócios, gestão de riscos e operação eficiente. Com isso, os líderes podem  selecionar um tópico principal no estudo e encontrar os resultados relacionados ao tema, e trabalhar nas práticas que estão correlacionadas a esse resultado. Por exemplo, dado o objetivo de acompanhar os negócios, podemos ver que práticas como resiliência de resposta a incidentes e recuperação de desastres desempenham um papel incrível.

Como o relatório examina 25 práticas de segurança e destaca quais ações aumentam as chances de obter resultados de segurança, também podemos usar essas descobertas para maximizar os dados existentes. Vamos tomar como exemplo a criação de uma cultura de segurança. Isso geralmente está associado ao aprendizado com incidentes anteriores e à criação de uma estratégia de segurança sólida. Uma organização com um programa de cultura forte pode expandir o programa para incluir essas práticas, ampliando assim o que já está indo bem.

Fatores para o sucesso da segurança nas PMEs
As descobertas do novo estudo são um lembrete de que o tamanho da empresa não deve impedir a construção de um programa de segurança cibernética. Na verdade, o relatório revelou três práticas que são fatores-chave para o sucesso geral deste programa:

Foco: fique de olho nas suas prioridades. O foco é fundamental para a execução de qualquer estratégia de segurança, mas isso é especialmente verdadeiro quando sua equipe de TI é esticada em várias direções.

Resiliência – O sucesso está na preparação para o fracasso. O planejamento de resiliência compensa, e a recuperação antecipada de desastres é o maior diferencial de sucesso para pequenas e médias empresas.

Modernização: as ameaças modernas precisam de tecnologia moderna. Empresas de pequeno e médio porte com tecnologia moderna alcançam taxas de sucesso mais altas em cada um dos 11 resultados que medimos.

Defender as organizações contra ameaças cibernéticas é difícil para qualquer empresa, independentemente do tamanho, especialmente quando os recursos são limitados. Leia o  estudo de resultados de segurança para pequenas e médias empresas para saber como as PMEs estão prosperando com uma forte estratégia de segurança cibernética.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas