Aumento do preço do seguro de carros usados incentiva a busca por alternativas

Insurtechs se mostram com preços mais atrativos às seguradoras tradicionais

O mercado de seguros está se recuperando gradativamente desde o início da pandemia. De acordo com a Fenseg (Federação Nacional de Seguros Gerais), houve alta de arrecadação no setor de seguros auto de 8,8% na comparação entre 2020 e 2021. A federação ressalta que parte desse aumento se deve às altas dos preços dos veículos usados – que teve um aumento de 40% em relação ao ano passado – além do encarecimento das peças de reposição.

Embora os problemas de fornecimento e os aumentos de preço sejam generalizados, a concorrência no setor de seguros é grande. Segundo a Fenseg, apenas 30% dos carros no Brasil estão segurados. Considerado um setor com baixa penetração no mercado e grande oportunidade de conquistar espaço, as insurtechs, startups de seguros, se tornaram alternativas às seguradoras tradicionais, utilizando tecnologia para oferecer uma melhor experiência ao cliente. Segundo o Distrito Insurtech Report 2020, foram mapeadas 113 insurtechs no Brasil, um aumento de 47% quando comparado ao estudo realizado em 2018, reforçando o crescimento do setor.

A insurtech Justos foi criada com o objetivo de democratizar o acesso ao seguro auto no Brasil e precificar de maneira mais justa os motoristas. A maioria das seguradoras estabelece o valor do seguro de acordo com o gênero e idade do motorista que vai dirigir o carro, mas, na startup, o comportamento do motorista na direção tem um peso de um terço do valor.

Para realizar o teste de direção, é necessário baixar o aplicativo da Justos, cadastrar-se e começar a dirigir. Para avaliar a direção de cada cliente, os dados são colhidos pela tecnologia de telemetria, que consegue analisar alguns comportamentos do motorista como velocidade, aceleração, frenagem, se a pessoa mexe no celular enquanto dirige e se faz curvas de forma leve. A partir das informações coletadas, o avançado algoritmo da startup atribui uma nota para cada motorista. Com isso, a Justos vai conseguir oferecer preços até 30% mais baratos do que o mercado.

“O nosso grande diferencial é conseguir precificar de forma justa certos tipos de segmentos, como pessoas jovens que dirigem bem”, ressalta Dhaval Chadha, CEO da startup. “Aqui não olhamos apenas o ano do carro que será segurado, mas, principalmente, queremos entender como esse motorista se comporta no trânsito”, declara o executivo.

Atualmente, a Justos oferece seguro para carros com até 15 anos de uso.

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