Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) – Valor do seguro segue estável em novembro

Estudo realizado pela TEx leva em consideração o dataset com maior abrangência nacional, utilizado por mais de 20 mil Corretores

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de novembro do IPSA — Índice de Preços do Seguro Automóvel. O estudo aponta a variação mensal dos preços do seguro auto de acordo com gênero, região, faixa etária e idade do veículo.

Na avaliação geral do ano, entre janeiro e agosto foi observada uma queda progressiva na taxa dos seguros. Todavia, esse movimento foi interrompido em setembro e a partir desse mês a taxa se estabilizou em torno de 5%, percentual mantido em outubro e novembro.

O estudo da TEx também traz informações quanto a evolução dos valores por gênero. Em novembro, o valor do seguro para o sexo masculino teve uma ligeira queda, indo para 5,3%. Já o feminino, subiu de 4,6% para 4,9%. Ainda assim, o valor final do seguro segue mais caro para os homens, uma vez que há maior reincidência em acidentes graves e com perda total do veículo.

O IPSA ainda destaca dados referentes a evolução dos valores por faixa etária. Em novembro, observa-se um crescimento generalizado, exceto para pessoas de 36 a 45 anos – onde o índice marca uma leve diminuição. Contudo, vale ressaltar que apesar dessa variação, os motoristas mais novos costumam gastar mais com seguro automotivo. Segundo dados de novembro, os nascidos entre 1990 e 2014, conhecidos como geração Z, podem pagar quase o dobro (7,2%) do que os nascidos entre 1943 e 1964, conhecidos como Baby Boomers (4,0%). Essa diferença acontece por conta da pouca experiência e comportamento na direção das pessoas mais novas, o que torna mais recorrentes alguns tipos de sinistros, fazendo com que o seguro seja acionado mais vezes comparado às pessoas mais experientes.

A região que o segurado reside também é um dos fatores analisados para precificação dos seguros. Cidades que possuem de 10 a 20 mil habitantes pagaram menos no valor do seguro auto em novembro, com uma média de 3,4%. Já cidades com 5 a 10 mil habitantes pagaram o mesmo índice de cidades com 100 a 500 mil habitantes, em torno de 5,5%.

Analisando apenas a tabela FIPE, o IPSA revela que em novembro houve um aumento expressivo da taxa do seguro para os veículos entre 10 e 30 mil reais. Grande parte são veículos com mais de 6 anos de idade que sofrem mais com o aumento, falta de peças de reposição, roubo e furto.

Outros fatores que interferem nos preços dos seguros são a idade do veículo e a quantidade de KM rodados. O estudo aponta que o valor do seguro para um carro usado, de 6 a 10 anos, custa quase o dobro de um zero KM.

Clique para ler a íntegra da nova edição do Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA)

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em seis indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país.

Com mais R$ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros, é possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. “Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, comenta Emir Zanatto, Sócio e CEO da TEx.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas