Instituto AAV surge para aprofundar informações e auxiliar a tomada de decisões no setor automotivo

Baseado em uma plataforma conectada a mais de 40 mil lojas e 4.200 concessionárias, a iniciativa vai oferecer estudos e cursos ao mercado

O setor automotivo, uma das principais colunas de sustentação da industrialização do país, acaba de ganhar um importante instrumento para aperfeiçoar a tomada de decisão em todos os setores de sua cadeia produtiva. A plataforma de gestão de estoque e de vendas de veículos usados Autoavaliar, está anunciando a criação do Instituto AAV.

A iniciativa tem como objetivo contribuir com informações para que montadoras, concessionárias, lojas, bancos, seguradoras, locadoras, associações e todo o ecossistema do setor tenham dados mais precisos para a realização de projeções, orçamentos, negociações e a elaboração de planejamentos estratégicos mais assertivos. Além disso, o Instituto vai atuar no sentido de fomentador o aprimoramento profissional para o segmento através da oferta de cursos e capacitação para os trabalhadores que compõem este setor.

O presidente da plataforma Autoavaliar e também do Instituto AAV, J. R. Caporal, comenta que a criação do órgão reflete a consolidação do modelo de negócios adotado pela empresa que associou tecnologias emergentes a um profundo conhecimento do segmento. O resultado foi a transformação da Autoavaliar no maior portal de repasse de carros da América Latina, com uma média de dois milhões de avaliações por ano, 180 mil transações entre revendedores e uma movimentação superior a R$ 6,5 bilhões.

O executivo informa que a plataforma está diretamente conectada e realizando negócios diariamente junto a mais de 4.200 concessionárias e 40 mil lojistas cadastrados. Desta forma, um em cada 4 carros usados vendidos no Brasil passa pelos sistemas da empresa e, neste processo, ela é responsável pela avaliação de um carro a cada 30 segundos. Dos 10 maiores fabricantes de veículos do país, 8 trabalham com a Autoavaliar. Além disso, das 12 principais locadoras, 10 são clientes da organização.

“Toda essa movimentação nos permite saber exatamente o que acontece a cada dia em mais de 60% do mercado automotivo brasileiro, sem a necessidade de fazer pesquisas adicionais. São dados reais de transações que estão ocorrendo de verdade a cada minuto. Acreditamos que a transformação destas informações em inteligência de negócios seja uma contribuição fundamental para apoiar o desenvolvimento saudável do setor. Por isso optamos por desenvolver este trabalho de forma estruturada através do Instituto”, explica.

Caporal vem de uma família ligada ao mercado automotivo desde 1941. O executivo foi concessionário Honda de Motocicletas, atuou 12 anos em logística e transporte das OEMs para as concessionárias. Foi fundador da Carflip e Co- fundador da Karvi. Atualmente, junto suas funções na startup e no Instituto, ele acumula o cargo de CEO da MegaDealer e é parceiro estratégico da World Shopper, além de ser autor do livro “Como Conquistar 100% de Fechamentos”.

Os primeiros cursos promovidos pelo Instituto AAV serão focados em Treinamento de Vendas e Gestão de Veículos Usados. Serão programas inéditos, com oito módulos no formato híbrido com aulas EAD e encontros presenciais nos grandes eventos do setor como a Fenabrave e Fenauto. As inscrições devem estar disponíveis em setembro. Enquanto isso a entidade se prepara para oferecer em breve seus primeiros estudos.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas