O seguro automotivo é mais barato para as mulheres: entenda como funciona a precificação

As mulheres contam com apólices mais em conta que os homens, mas diversos fatores interferem no valor final do seguro

A precificação de uma apólice de seguro automotivo é baseada em diversos fatores, analisados pelas seguradoras, para chegar em um valor final. Atualmente, um dos destaques sobre o assunto está voltado para a diferença de valor de apólice para mulheres e para os homens. É conhecimento do mercado que as mulheres pagam valores menores no seu seguro automotivo, mas essa precificação não está atrelada apenas a isso.

O valor do seguro leva em consideração diversos fatores como idade do condutor, histórico de sinistros, cidade de circulação do veículo, modelo do veículo e também se é um automóvel muito visado para roubos e furtos, por exemplo. Todos esses indicadores são analisados estatisticamente pelas seguradoras antes de definir o valor final de uma apólice.

Quando analisamos o perfil feminino, também é de conhecimento do mercado que as mulheres são mais cautelosas na direção do que os homens, registrando menos sinistros e até se envolvendo menos em acidentes e colisões. Segundo estudo solicitado pela ZigNET à Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) entre junho de 2021 e 2022, foram registradas 183% mais colisões envolvendo motoristas homens, em comparação às mulheres.

Marcia Camacho, diretora de operações da Minuto Seguros, uma empresa Creditas, explica que esse é um dos pontos que influenciam a precificação das apólices de seguro auto. “Além de se envolverem em menos acidentes, os danos são menores e mais fáceis de serem reparados quando há alguma situação envolvendo mulheres”, explica.

Levando em consideração dados do estudo Top 10*, realizado mensalmente pela Minuto Seguros, podemos analisar a apólice do HB20, carro mais vendido do Brasil no mês de março. A apólice para o perfil feminino tem valor de R$3.019,40, quase 20% menor quando comparada com a masculina, que chega a custar R$3.712,72 para o mesmo veículo, na cidade de São Paulo.

A executiva reforça que apesar dos valores finais apresentarem certa diferença, a cobertura é a mesma para homens e mulheres. “É necessário destacar que o seguro auto para o perfil feminino tem a mesma base do perfil masculino, oferecendo as mesmas proteções contra roubo, furto e colisões, por exemplo. Além disso, existem também os mesmos tipos de assistências, como guincho e carro reserva”, destaca. “A diferença vai estar na análise estatística de cada caso, levando em consideração os pontos já destacados”.

Além disso, Marcia reforça a necessidade de comparar os preços em diversas seguradoras, e sempre acionar um corretor de seguros capacitado para ajudar na escolha do melhor produto. “É importante lembrar que cada caso é único e que a maneira mais acertada de encontrar o melhor preço é comparar as cotações de várias seguradoras, escolhendo aquela que oferece a melhor cobertura, com excelente custo-benefício”, finaliza.

*Homem e mulher, 35 anos, casado(a). As cotações mencionadas no texto são as de menor valor dentro dos perfis cotados com as seguradoras.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas