Estudo traz panorama completo de onde os crimes ocorrem e quais os modelos de caminhões e tipos de mercadorias mais visados
As cidades da Baixada Santista alvo de operações constantes da polícia em 2024 registraram uma explosão de violência em 2023. Os dados do Boletim Tracker-Fecap revelam que, de janeiro a dezembro do ano passado, os roubos e furtos de cargas cresceram 429%, na comparação com 2022. A cidade de Guarujá registrou alta de 8900%, seguida de São Vicente, com aumento de 1054%.
Baixada Santista |
Furto 2023 |
Roubo 2023 |
Total Geral 2023 |
Total Geral 2022 |
Var% |
CUBATÃO |
12 |
43 |
55 |
9 |
511% |
GUARUJÁ |
1 |
89 |
90 |
1 |
8900% |
PRAIA GRANDE |
3 |
185 |
188 |
45 |
318% |
SÃO VICENTE |
1 |
149 |
150 |
13 |
1054% |
SANTOS |
5 |
20 |
25 |
29 |
-11% |
Total Geral |
22 |
486 |
508 |
96 |
429% |
“Os dados revelam a gravidade da situação e a necessidade de ações coordenadas entre as forças de segurança, o setor de transportes e as autoridades locais para combater esse aumento da criminalidade”, afirma o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.
Para a diretora de Marketing e Vendas do Grupo Tracker, Ana Cardoso, essa alta pode estar relacionada “a uma adaptação tática dos criminosos, migrando de atividades menos lucrativas para o roubo de carga como nova fonte de renda; movimento este observado em outras regiões do país, como o Rio de Janeiro. Além da atuação das forças policiais, é preciso maior investimento das empresas em inteligência e itens de segurança”.
O levantamento também considerou todas as 24 cidades da região de Santos (inclui municípios da Baixada Santista e Vale do Ribeira), que registraram um crescimento médio de 156% nas ocorrências, em 2023, na comparação com o ano anterior.
Restante do Estado
Menos caminhoneiros foram vítimas dos criminosos, no Estado de São Paulo, em 2023, mas ainda são registrados mais de 20 eventos por dia. É o que revela o Boletim Tracker-Fecap, que acaba de ser divulgado.
Entre janeiro e dezembro, o número de furtos de caminhões caiu 14% e o de roubos 30%, totalizando uma redução média de 27% nas ocorrências, na comparação com o ano anterior. Ainda assim acontecem, em média, cinco crimes desta natureza por dia, no Estado.
2023 |
Furto (art. 155) |
Roubo (art. 157) |
Total Geral |
Furto (art. 155) |
Roubo (art. 157) |
Total Geral |
jan |
60 |
110 |
170 |
36% |
-26% |
-11% |
fev |
43 |
121 |
164 |
8% |
-31% |
-24% |
mar |
55 |
148 |
203 |
10% |
-24% |
-17% |
abr |
50 |
117 |
167 |
-18% |
-40% |
-35% |
mai |
53 |
151 |
204 |
10% |
-15% |
-10% |
jun |
37 |
138 |
175 |
-12% |
-27% |
-25% |
jul |
33 |
136 |
169 |
-31% |
-10% |
-15% |
ago |
33 |
120 |
153 |
-44% |
-21% |
-27% |
set |
39 |
105 |
144 |
-35% |
-41% |
-39% |
out |
41 |
123 |
164 |
-24% |
-34% |
-31% |
nov |
47 |
105 |
152 |
-11% |
-40% |
-34% |
dez |
36 |
70 |
106 |
-37% |
-55% |
-50% |
Total Geral |
527 |
1444 |
1971 |
-14% |
-30% |
-27% |
“A redução no número de ocorrências é sempre uma boa notícia. Podemos correlacionar a evolução tecnológica aplicada nos veículos pesados junto com o acompanhamento da dirigibilidade do motorista. Essa combinação forma uma importante ferramenta de sucesso na redução do risco. O Grupo Tracker possui alta tecnologia diferenciada no mercado com redundância nos protocolos de comunicação com GPS/GPRS, radiofrequência e mais um canal autônomo. Esta tecnologia com inteligência embarcada aliada a uma operação robusta na área de comando com pronta-resposta terrestre e aérea são fundamentais na segurança do patrimônio do transportador”, destaca Ana Cardoso.
Para Erivaldo Costa Vieira, “a diminuição observada pode ser parcialmente atribuída à postura mais assertiva adotada pela Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), que registrou um incremento de 8% no número de operações, em comparação com o ano de 2022. Como consequência, o número de recuperação de veículos cresceu 18% no mesmo período, passando de 41.927 veículos recuperados em 2022 para 49.366 em 2023. Quando a polícia intensifica os esforços em busca, recuperação e prisão dos envolvidos, envia um sinal forte aos criminosos, contribuindo para a redução do número de crimes”, analisa.
O estudo Tracker-Fecap também analisou os boletins de ocorrência referentes a cargas. Em 2023, houve uma redução de 14% nos roubos e furtos, na comparação com 2022. Foram 5929 ocorrências, uma média de 16 por dia.
2023 |
Furto (art. 155) |
Roubo (art. 157) |
Total Geral |
Var% 2022 |
jan |
42 |
494 |
535 |
-9% |
fev |
46 |
435 |
481 |
-10% |
mar |
51 |
521 |
571 |
-14% |
abr |
29 |
429 |
458 |
-19% |
mai |
32 |
493 |
525 |
-8% |
jun |
23 |
428 |
451 |
-19% |
jul |
19 |
421 |
440 |
-23% |
ago |
30 |
418 |
448 |
-14% |
set |
47 |
439 |
486 |
-7% |
out |
35 |
438 |
473 |
-9% |
nov |
50 |
514 |
564 |
-5% |
dez |
31 |
466 |
497 |
-16% |
total |
435 |
5496 |
5929 |
-14% |
Cidades
No caso dos veículos pesados, a capital e Guarulhos são as cidades que lideram o ranking, o que se justifica pela densidade populacional. Chama atenção também o alto índice de ocorrências em Jundiaí, conhecida por infraestrutura de transportes, e Campinas, importante polo econômico do estado.
Caminhões – TOP 21 Cidades |
Furto (art. 155) |
Roubo (art. 157) |
Total Geral |
S.PAULO |
63 |
351 |
414 |
GUARULHOS |
6 |
129 |
135 |
JUNDIAI |
7 |
58 |
65 |
CAMPINAS |
15 |
42 |
57 |
OSASCO |
6 |
44 |
50 |
ITAPECERICA DA SERRA |
4 |
46 |
50 |
SUMARE |
20 |
15 |
35 |
CUBATAO |
1 |
32 |
33 |
ATIBAIA |
2 |
26 |
28 |
ITAQUAQUECETUBA |
1 |
27 |
28 |
EMBU DAS ARTES |
4 |
22 |
26 |
S.JOSE DOS CAMPOS |
16 |
8 |
24 |
MIRACATU |
23 |
23 |
|
PAULINIA |
4 |
18 |
22 |
HORTOLANDIA |
14 |
8 |
22 |
JACAREI |
6 |
16 |
22 |
ARUJA |
1 |
20 |
21 |
LIMEIRA |
7 |
13 |
20 |
ITATIBA |
1 |
19 |
20 |
MAIRIPORA |
6 |
11 |
17 |
AMERICANA |
10 |
7 |
17 |
Os bairros mais perigosos são Vila Maria (34 eventos), Vila Leopoldina (19), São Domingos (16), Jaçanã (11), Vila Guilherme (9), seguidos por Jaraguá, Socorro, Jardim São Luis, Pari, Parque Novo Mundo e Perus (todos com 8 ocorrências).
Caminhões – TOP 20 Logradouros na Cidade de São Paulo |
Furto (art. 155) |
Roubo (art. 157) |
Total Geral |
RUA PIERRE LAFAGE |
12 |
12 |
|
RODOVIA FERNÃO DIAS |
8 |
8 |
|
AVENIDA DOUTOR GASTÃO VIDIGAL |
6 |
1 |
7 |
ESTRADA DO M’BOI MIRIM |
6 |
6 |
|
AVENIDA ALEXANDRE MACKENZIE |
6 |
6 |
|
RUA PTOLOMEU |
5 |
5 |
|
RODOVIA BR 381 |
5 |
5 |
|
AVENIDA NOSSA SENHORA DA PAZ |
4 |
4 |
|
RUA ACEDIO JOSE FONTANETE |
4 |
4 |
|
RODOVIA PRESIDENTE DUTRA (BR 116) |
4 |
4 |
|
RODOANEL MÁRIO COVAS |
4 |
4 |
|
RUA ARARI LEITE |
4 |
4 |
|
MARGINAL PINHEIROS |
4 |
4 |
|
AVENIDA ARICANDUVA |
4 |
4 |
|
AVENIDA DONA BELMIRA MARIN |
4 |
4 |
|
AVENIDA ERNESTO IGEL |
4 |
4 |
|
RETORNO RODOVIA FERNAO DIAS |
1 |
3 |
4 |
O especialista da FECAP destaca a dispersão geográfica das ocorrências. Os dados indicam que, ao invés de se concentrarem em poucos pontos críticos, tais crimes estão distribuídos por toda a cidade, o que complica as estratégias de prevenção e resposta das autoridades. “Isso exige uma análise mais profunda dos padrões de crime, talvez através da utilização de tecnologias de big data e algoritmos preditivos que podem mapear tendências emergentes e orientar a alocação de recursos de forma mais eficiente e em tempo real”, analisa Erivaldo Costa Vieira.
O estudo também tem implicações para as estratégias das empresas de logística e para os seguradores. “O padrão disperso dos roubos e furtos indica que medidas de segurança não podem ser apenas localizadas, mas devem ser extensivas e integradas, potencialmente incluindo sistemas de rastreamento aprimorados, protocolos de resposta rápida e treinamento de motoristas para práticas de direção defensiva”, alerta Ana Cardoso.
Marcas e modelos
Os dez primeiros modelos listados somam 23% do total de ocorrências, o que indica que nenhum modelo específico é desproporcionalmente visado.
MARCAS/MODELOS MAIS ROUBADOS OU FURTADOS
Marcas e Modelos |
Furto (art. 155) |
Roubo (art. 157) |
Total Geral |
VW/24.280 CRM 6X2 |
26 |
55 |
81 |
VOLVO/FH 460 6X2T |
1 |
77 |
78 |
VOLVO/FH 540 6X4T |
76 |
76 |
|
SCANIA/R450 A6X2 |
1 |
47 |
48 |
VW/24.250 CNC 6X2 |
15 |
30 |
45 |
FORD/FORD F 4000 |
38 |
2 |
40 |
SCANIA/R 440 A6X2 |
29 |
29 |
|
M.B./M.BENZ L 1113 |
20 |
4 |
24 |
SCANIA/R 440 A6X4 |
1 |
19 |
20 |
M.BENZ/ATEGO 2426 |
1 |
17 |
18 |
Roubo e furto de cargas – Cidades
Quanto às cargas, os dados do Boletim Tracker-Fecap revelam que as cidades do litoral estão na mira dos criminosos. São Vicente, Praia Grande e Guarujá estão entre as 10 mais perigosas. Isso mostra uma clara relação com a expansão do crime organizado na região.
Cargas – Cidades TOP 10 |
Furto (art. 155) |
Roubo (art. 157) |
Total Geral |
S.PAULO |
127 |
2577 |
2704 |
GUARULHOS |
22 |
257 |
279 |
OSASCO |
12 |
285 |
297 |
PRAIA GRANDE |
3 |
185 |
188 |
S. VICENTE |
1 |
149 |
150 |
ITAPEVI |
7 |
118 |
125 |
CAMPINAS |
10 |
115 |
125 |
S. BERNARDO DO CAMPO |
11 |
112 |
123 |
GUARUJÁ |
1 |
89 |
90 |
Na capital paulista, os bairros com mais ocorrências são os mais afastados do centro, “que evidenciam uma problemática mais ampla de segurança urbana nas áreas periféricas da cidade”, afirma o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP. “Nestas regiões, há um perfil específico dos bens visados: itens de baixo valor individual, porém de alta liquidez, como alimentos, cigarro e bebidas, que são atraentes para os criminosos devido à facilidade de revenda em mercados informais e com baixa fiscalização”, complementa, Erivaldo Costa Vieira.
Cargas – TOP Bairros Capital |
Furto (art. 155) |
Roubo (art. 157) |
Total Geral |
GRAJAU |
2 |
123 |
125 |
BRASILANDIA |
3 |
82 |
85 |
VILA MARIA |
7 |
73 |
80 |
CIDADE DUTRA |
2 |
70 |
72 |
CAPAO REDONDO |
2 |
52 |
54 |
TREMEMBE |
0 |
39 |
39 |
PARI |
4 |
29 |
33 |
SACOMA |
0 |
31 |
31 |
RAPOSO TAVARES |
0 |
25 |
25 |
PIRITUBA |
0 |
22 |
22 |
Total Geral |
20 |
546 |
566 |
Cargas – TOP 10 Logradouros Cidade de São Paulo |
Furto (art. 155) |
Roubo (art. 157) |
Total Geral |
AVENIDA DONA BELMIRA MARIN |
34 |
34 |
|
VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS |
2 |
26 |
28 |
AVENIDA SENADOR TEOTONIO VILELA |
1 |
19 |
20 |
AVENIDA DAS NAÇÕES UNIDAS |
12 |
12 |
|
AVENIDA CARLOS BARBOSA SANTOS |
11 |
11 |
|
AVENIDA DOS BANDEIRANTES |
11 |
11 |
|
ESTRADA DAS LAGRIMAS |
10 |
10 |
|
RUA TRÊS CORAÇÕES |
9 |
9 |
|
AVENIDA PAULO GUILGUER REIMBERG |
9 |
9 |
Mercadorias mais roubadas
Posição |
Tipo de Mercadoria |
Descrição |
1 |
Eletrônicos |
Inclui smartphones, laptops, tablets e outros dispositivos de alto valor. |
2 |
Produtos Farmacêuticos |
Medicamentos, vacinas e equipamentos médicos. |
3 |
Alimentos e Bebidas |
Itens perecíveis e não perecíveis, incluindo bebidas alcoólicas. |
4 |
Vestuário |
Roupas, calçados e acessórios de marcas famosas. |
5 |
Cigarros |
Altamente visados devido ao alto imposto e facilidade de revenda. |
6 |
Cosméticos e Perfumes |
Produtos de beleza e fragrâncias de luxo. |
7 |
Peças de Veículos |
Peças de reposição, pneus e acessórios automotivos. |
8 |
Cargas Metálicas |
Cobre, alumínio e outros metais devido ao seu valor no mercado de sucata. |
9 |
Produtos Químicos |
Inclui substâncias industriais e agrícolas. |
10 |
Eletrodomésticos |
Grandes e pequenos aparelhos domésticos. |