Roubo e furto de motocicletas de alta cilindrada dobram, no primeiro semestre

O Estado de São Paulo registrou alta de 7,14% no roubo e furto de motocicletas e motonetas em geral, no mesmo período

Todos os dias, são registrados uma média de 100 roubos ou furtos de motocicletas, no Estado de São Paulo. Nos seis primeiros meses do ano, a alta foi de 7,14%, na comparação com o mesmo período de 2022. Foram 18.292 eventos, entre janeiro e junho de 2023, e 17.073, entre janeiro e junho de 2022. O crescimento foi impulsionado pelos furtos, que aumentaram 16,24%. Foram 13.071 ocorrências, no primeiro semestre de 2023, e 11.245 em igual período de 2022. Os dados estão no Boletim Tracker-Fecap, que acaba de ser divulgado.

Furtos Motocicletas

2022

Furtos Motocicletas

2023

jan

1687

jan

2682

fev

1641

fev

2471

mar

2165

mar

2220

abr

1955

abr

1878

mai

1899

mai

2094

jun

1898

jun

1726

Subtotal 1º Semestre

11245

Total

13071

jul

1100

ago

1664

set

2646

out

2915

nov

3198

dez

3422

Total 2022

37435

Os roubos recuaram 10,42%. Foram 5.221, nos seis primeiros meses de 2023, contra 5.828, em igual período de 2022.

Roubos Motocicletas

2022

Roubo de Motocicletas

2023

jan

830

jan

961

fev

792

fev

1016

mar

1134

mar

905

abr

977

abr

827

mai

1073

mai

801

jun

1022

jun

711

Subtotal 1º Semestre

5828

Total

5221

jul

696

ago

836

set

1013

out

1647

nov

1667

dez

2001

Total 2022

19516

 Dias das ocorrências:

Semana 2023 – Furto

Rótulos de Linha

ocorrências

domingo

17,57%

segunda-feira

10,81%

terça-feira

14,86%

quarta-feira

14,86%

quinta-feira

15,54%

sexta-feira

13,51%

sábado

12,84%

Total Geral

100,00%

Semana 2023 – Roubo

Rótulos de Linha

ocorrências

domingo

32,25%

segunda-feira

5,68%

terça-feira

6,69%

quarta-feira

10,55%

quinta-feira

12,37%

sexta-feira

12,37%

sábado

19,07%

Total Geral

100,00%

 

 Motos de alta cilindrada

            O Estado de São Paulo de São Paulo registra uma média de mais de quatro motos acima de 600 cilindradas roubadas ou furtadas por dia. Entre janeiro e junho foram registrados 794 boletins de ocorrência. No mesmo período do ano passado, foram 400. Quando o número é comparado com o segundo semestre de 2022, o total registrado neste ano é 16,59% maior.

Nesta categoria de motos grandes, os roubos são mais comuns do que os furtos, ao contrário do que ocorre com as motos de baixa cilindrada. “Isso está atrelado a utilização da motocicleta. O proprietário costuma utilizar estes modelos para o lazer. Portanto não deixa o veículo estacionado nas ruas, local onde normalmente acontecem os furtos. As motos grandes ficam nas garagens ou em estacionamentos fechados. Paralelo a isso, esses modelos são mais utilizados aos fins de semana, momento em que o proprietário é abordado pelos bandidos”, afirma o Coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Corrêa.

Roubo Motocicletas alta Cilindrada

2022

Roubo Motocicletas alta Cilindrada

2023

jan

34

jan

54

fev

50

fev

66

mar

46

mar

115

abr

63

abr

113

mai

72

mai

140

jun

69

jun

125

Subtotal – 1º Semestre

334

Subtotal – 1º semestre

613

jul

54

ago

58

set

62

out

138

nov

129

dez

126

Subtotal – 2º Semestre

567

Total

901

Houve um aumento de 83,53% nas ocorrências de roubo, no primeiro semestre de 2023, em comparação com o mesmo período de 2022. Ao comparar os dois semestres de 2022, percebe-se um aumento de 70% no número de roubos, no segundo semestre, em relação ao primeiro. “E, mesmo com o drástico aumento de roubos no segundo semestre de 2022, o primeiro semestre de 2023 conseguiu superá-lo com um aumento de aproximadamente 8,11%. A situação dos roubos de motocicletas de alta cilindrada no Estado de São Paulo tem se agravado consistentemente desde 2022. O aumento de ocorrências é particularmente alarmante, pois mostra um padrão claro de crescimento contínuo e preocupante”, analisa o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP, Erivaldo Costa Vieira.

A cidade de São Paulo lidera o ranking com um total de 293 ocorrências, seguido por Campinas (37) e Guarulhos (25). O top 10 das cidades compreende uma vasta área geográfica, desde centros urbanos até áreas mais afastadas, demonstrando a abrangência do problema.

TOP 10  Cidades

2023      Ocorrências

S. PAULO

293

CAMPINAS

37

GUARULHOS

25

SUMARE

19

S. BERNARDO DO CAMPO

19

COTIA

14

DIADEMA

13

ITAPECERICA DA SERRA

13

S. ANDRÉ

12

OSASCO

9

HORTOLANDIA

8

 

Os bairros com maior número de ocorrências em 2023 são: Itaim Bibi (11), Santo Amaro (9) e Morumbi, Tatuapé e Vila Andrade empatados com 8 roubos.

 

TOP 10 Bairros

São Paulo              2023

ITAIM BIBI

11

SANTO AMARO

9

VILA ANDRADE

8

MORUMBI

8

TATUAPE

8

BUTANTA

7

VILA SONIA

6

VILA OLÍMPIA

6

PIRITUBA

6

VILA PRUDENTE

6

SACOMA

6

RAPOSO TAVARES

5

Apesar da vedação da divulgação de alguns dados, foi possível identificar que a Avenida dos Bandeirantes apresentou 7 casos, seguida da Rodovia dos Imigrantes e Rodovia Fernão Dias, ambas com 4 ocorrências. “Muitos dos logradouros citados são vias de grande fluxo, o que pode indicar um alvo preferencial para criminosos”, complementa Erivaldo Costa Vieira.

 

TOP 10 Logradouros – Cidade de São Paulo

Ocorrências

VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS

8

AVENIDA DOS BANDEIRANTES

7

RODOVIA DOS IMIGRANTES

4

RODOVIA FERNÃO DIAS

4

AVENIDA DAS NAÇÕES UNIDAS

3

AVENIDA EMBAIXADOR MACEDO SOARES

3

AVENIDA CORONEL SEZEFREDO FAGUNDES

3

RUA CAMARGO

2

RUA LAGUNA

2

RUA DOM VILARES

2

AVENIDA MARGINAL DO RIO PINHEIROS

2

MARGINAL PINHEIROS

2

AVENIDA GIOVANNI GRONCHI

2

AVENIDA WASHINGTON LUÍS

2

RUA DAS JUNTAS PROVISÓRIAS

2

 

O crescimento das ocorrências de furto é ainda mais preocupante. O total registrado nos seis primeiros meses de 2023 já superou todo o ano de 2022. “O Estado de São Paulo tem enfrentado um aumento preocupante nos furtos de motocicletas de alta cilindrada. Entre 2021 e 2022, houve um salto de 50% nesse tipo de ocorrência. No primeiro semestre de 2023, a situação tornou-se ainda mais alarmante, registrando um crescimento substancial de 174,24% em comparação com o primeiro semestre de 2022”, alerta o coordenador do Departamento de Pesquisas em Economia do Crime da FECAP.

Furto Motocicletas alta Cilindrada

2022

Furto Motocicletas alta Cilindrada

2023

jan

8

jan

22

fev

17

fev

14

mar

8

mar

41

abr

9

abr

29

mai

8

mai

37

jun

16

jun

38

Subtotal 1º Semestre

66

Subtotal

181

jul

4

ago

7

set

15

out

30

nov

34

dez

24

Subtotal 2º Semestre

114

Total

180

Com exceção da capital paulista, percebe-se que o furto de motocicletas de alta cilindrada é um fenômeno pulverizado no Estado, ou seja, está espalhado por centenas de cidades.

TOP 10 CIDADES – Furto Motocicletas Alta Cilindrada – 1º Semestre 2023

Ocorrências

S. PAULO

58

GUARULHOS

6

CAMPINAS

6

S. ANDRÉ

4

ITUPEVA

3

AMERICANA

3

S. BERNARDO DO CAMPO

3

S. VICENTE

3

TABOAO DA SERRA

2

SUMARE

2

Nos bairros da cidade de São Paulo, as ocorrências também estão distribuídas por diversas áreas.

TOP 10 BAIRROS Furto Motocicletas Alta Cilindrada – 1º. Semestre 2023

Ocorrências

JARDIM PAULISTA

6

MOOCA

5

VILA MARIANA

4

LIBERDADE

3

TATUAPE

3

LAPA

2

SAO LUCAS

2

BARRA FUNDA

2

FREGUESIA DO O

2

SAO DOMINGOS

2

A pulverização se repete quando analisadas as vias mais perigosas.

TOP 3 LOUGRADOUROS – Furto Motocicletas Alta Cilindrada – 1º Sem 2023

Ocorrências

VEDAÇÃO DA DIVULGAÇÃO DOS DADOS RELATIVOS

5

RUA GENERAL OSÓRIO

2

AVENIDA LUCAS NOGUEIRA GARCÊS

2

ESTRADA DO GOVERNO

2

Nota técnica: Para os anos de 2021 e 2022, os dados do Boletim Tracker-Fecap foram baseados nas informações fornecidas pela SSP-SP, que, nesse período, sofreram modificações decorrentes de auditorias. Não temos informações precisas sobre o impacto destas alterações no relatório. Quanto aos dados de 2023, ressalta-se uma inconsistência: os números totais de roubos e furtos de veículos fornecidos pela SSP-SP após a auditoria não coincidem com os dados disponíveis na planilha de Veículos Subtraídos da própria SSP. Solicitamos esclarecimentos à SSP no Centro de Análise, Planejamento e Estatística, mas até o momento não obtivemos respostas.

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