Seguros auto costumam prever fuga de motoristas do local do acidente

Diferenças entre as apólices exigem atenção para saber que ajuda pode ser acionada

O abandono de locais de acidente automobilístico triplica as chances de óbito dos acidentados, conforme já apontou um estudo do Detran-SP. Por configurar crime de omissão de socorro, essa atitude pode resultar em consequências sérias como acusações criminais, multas, sentenças de prisão, perda de emprego. No Brasil não há estatísticas oficiais sobre essas situações, mas nos EUA há dados disponibilizados pela AAA Foundation for Traffic Safety, que apontam uma realidade preocupante. Chamados por lá de “Hit-and-runs”, são responsáveis por mais de 5% das fatalidades no trânsito e aumentam em média 7,2% todos os anos; motoristas que fugiram foram responsáveis por 20% das mortes de pedestres; 68% das pessoas mortas devido a hit-and-runs eram pedestres e ciclistas.

“Nos EUA, por exemplo, se você estiver envolvido em um acidente causado por um motorista que não permaneceu no local, sua apólice de seguro auto pode cobrir algumas despesas”, detalha Tiago Prado, CEO da BRZ Insurance. “Mas o que e como será a indenização depende das coberturas contratadas”, enfatiza.

Entre as coberturas disponíveis nos EUA que cobrem a situação, a Collision protege contra danos causados ao carro do segurado pela colisão. Embora a culpa não seja dele, o segurado terá o prejuízo do valor da franquia. No caso do motorista infrator ser encontrado, ele pode ser obrigado a pagar a franquia e existe a possibilidade de reembolso.

A Uninsured Motorist para motoristas sem seguro ajuda a pagar despesas médicas, salários perdidos ou danos ao carro se o motorista culpado pelo acidente não tiver seguro ou se o motorista culpado pelo acidente for bem sucedido na fuga. Mas vale lembrar que a seguradora pode exigir prova de que o outro motorista não era segurado, o que pode ou não ser possível após a fuga.

Outro seguro que pode ajudar é o Uninsured motorist property damage, cobrindo danos ao carro ou outra propriedade, mas pode haver restrições ao seu uso, dependendo da seguradora.

Já o Personal injury protection (PIP) paga por pagamentos médicos, salários e mais, independentemente de quem for a culpa no acidente (mas cada estado nos EUA tem regras diferentes, então é recomendado conferi-las).

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas