Tendências do seguro auto pós pandemia é tema de live da TEx

Executivos abordaram os reflexos da pandemia no seguro auto e quais os prós e contras tanto para corretoras de seguros e consumidores para o próximo ano.

Em bate papo descontraído, Emir Zanatto – Sócio e CEO da TEx, e Felipe Ceitlin – Head Comercial da TEx receberam Luiz Padial, Diretor de Automóvel da Tokio Marine, que compartilhou sua percepção a respeito das mudanças que a pandemia trouxe para o setor de seguro automóvel e quais as perspectivas para 2022. A íntegra da live pode ser conferida no Instagram Oficial da TEx (@textecnologia), no Facebook e também no canal oficial da TEx no Youtube.

Com mais de duas décadas atuando no setor de seguros e há 15 anos na Tokio Marine, Luiz Padial levou toda sua expertise para live, contribuindo com sua visão a respeito das mudanças nos hábitos de consumo da população brasileira, especificamente no seguro automóvel. “Até antes da pandemia a gente já via pessoas se desapegando do veículo, principalmente as gerações mais novas. Mas quando veio a pandemia o primeiro fato que aconteceu é que não víamos mais carros circulando. Com isso as pessoas não viam essa percepção de risco“, ressaltou Padial.

Porém o executivo comentou sobre outra mudança de comportamento, principalmente na pandemia, que gerou um efeito na qual as pessoas não estavam à vontade e seguras para utilizar transporte público e aplicativos e fazer compartilhamento de veículos. “Percebemos uma demanda, até das pessoas mais jovens que desapegaram do carro o que contribui para um certo reequilíbrio“.

Durante o bate papo também foi abordado a questão da falta de componentes e peças para indústria automobilística, que afetou também o seguro automóvel, principalmente nos veículos 0km. “Com a dificuldade na cadeia de suprimentos, nós notamos que o consumidor procurou alternativas, como a aquisição de motocicletas ao longo da pandemia“, explicou o executivo da Tokio Marine.

De acordo com Padial, a companhia tinha pouca atuação e penetração no seguro motocicleta e durante o ano de 2020 consegui alcançar bons resultados. “Foi um case de sucesso, em pouco mais de um ano conseguimos atingir mais de 100 mil motos seguradas e a expectativa é excelente para os próximos anos“.

Emir Zanatto também foi enfático ao dizer que o mercado de seguros para motocicleta é um universo muito grande e há oportunidades, pois as montadoras estão batendo recorde de venda de motocicletas. “Tem bastante oportunidade e as seguradores têm mais produtos para esse tipo de veículo. Como o Padial falou, a Tokio Marine tem tido um destaque bem relevante nesse mercado“, comentou o CEO e sócio da TEx.

Já Felipe Ceitlin, destacou que a baixa penetração de seguro de motocicleta se dá pela falta de informação e conhecimento do consumidor. “Há uma ausência de entendimento dos prós e contras da precificação, das coberturas. E esse tipo de conteúdo não chega nas camadas sociais que utilizam desse tipo de veículo. Nosso papel, aqui na TEx, é trazer conhecimento para todos e expandir o mercado de forma a atingir uma gama maior de consumidores“.

Flexibilização – Em vigor desde setembro, a Circular da Susep nº 639/21, que permitir que as seguradoras possam criar produtos de seguro auto que trarão mais alternativas ao consumidor, também foi tema durante a live da TEx. Também é possível conferir mais informações sobre a Circular nº 639/21 em post no Instagram da TEx .

O executivo da Tokio Marine, que defende a flexibilização, recomendou que todos os corretores leiam a circular para entender as mudanças propostas. “Nós como seguradoras temos o interesse de que órgãos reguladores, como a Susep, aumentem a flexibilidade e que nos permitam criar uma série de produtos. Com isso todos vão ganhar, desde cliente passando por corretoras, empresas de tecnologia e parceiros”.

A principal intenção da Circular, de acordo com Padial, foi aumentar a base de clientes e trazer os que estão fora do mercado de seguros, além de criar a possibilidade de vender parte de uma cobertura. “Oferecer um produto que tenha só cobertura de colisão, ou melhor ainda, criar uma cobertura que hoje não exista e você passar a ofertar isso para o consumidor é excelente. Isso já mostra o quanto a circular vai para uma direção totalmente diferente daquilo que tínhamos no nosso segmento“.

A flexibilização, de acordo com o executivo da Tokio Marine, dá a possibilidade de oferecer produtos mais enxutos, que já vinham sendo trabalhados pela companhia antes mesmo da Circular ser publicada. “Nós da Tokio somos especialistas em produtos desse segmento. Há 12 anos começamos a ofertar seguros com característica de preço mais competitivo, que foi o auto clássico. Logo depois lançamos o produto auto roubo rastreador, lançamos o auto roubo. Fomos pioneiros no produto auto popular, tanto que fomos a que mais vendeu nesse segmento“.

Emir ressaltou a expertise da Seguradora ao analisar soluções online e serviços que permitam que a TEx faça a integração de forma rápida e segura. “Sempre acreditamos que uma das grandes formas que as companhias têm de oferecerem melhores produtos e soluções é permitindo que eles usem ferramentas como o TELEPORT, que irão trazer maior agilidade e eficiência. E é o que notamos na Tokio Marine“.

Luiz Padial também ressaltou que está otimista no mundo pós-pandemia, seja pelo aumento na circulação e veículos e na retomada da indústria automobilística. “Estou bastante otimista para os próximos meses, início de 2022. São duas vertentes importantes, a questão de risco, na qual as pessoas estão saindo mais e, talvez, tendo um volume maior de carros 0km. Com isso temos tudo para uma retomada muito forte no segmento de automóvel“.

A íntegra da live pode ser conferida no Instagram Oficial da TEx (@textecnologia), no Facebook e também no canal oficial da TEx no Youtube .

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