Vendas de carros usados crescem em janeiro com tíquete médio menor

Estudo da MegaDealer junto com a AutoAvaliar mostra que os SUV’s médios se destacam como os mais rentáveis

O segmento de carros usados se mostrou bastante competitivo durante janeiro, mantendo um desempenho semelhante ao de dezembro de 2023. Segundo dados do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar, o tíquete médio apresentou leve queda em relação a dezembro, baixando de R$ 79.257 mil para R$ 78.139, mas a margem bruta aumentou de 10,4% para 10,9% no primeiro mês de 2024. Isso apesar de o giro de estoque ter aumentado de 35 para 38 dias.

Janeiro tem características diferentes de dezembro por se tratar de um mês em que os consumidores estão preocupados com o pagamento de dívidas contraídas no final do ano anterior, além do recebimento de outros boletos referente a IPVA, IPTU, entre outros, que reduzem o poder de compra. Mesmo assim, o mês foi competitivo com a comercialização de 891 mil carros e comerciais leves usados, o que equivale a 13,6% de aumento sobre igual período de 2023, segundo informações da Fenabrave, entidade que representa as concessionárias.

Neste cenário, ocorreram em janeiro 210 mil avaliações de veículos usados, 15% a mais que em janeiro de 2023, fato atípico para o mês. Só na plataforma Auto Avaliar foram compradas mais de 37 mil unidades, confirmando o aumento das captações. “O crescimento das captações ocorreu porque as vendas foram boas em dezembro, exigindo a recomposição de estoque, mas também porque a expectativa para os próximos meses é positiva. A alta da margem bruta é um dado que fortalece a ideia de que o primeiro semestre será bom para o mercado de usados”, comenta Fábio Braga, Country Manager da Megadealer.

Um ponto que pode ser considerado negativo é a redução do ROI (Retorno sobre investimento) para veículos seminovos (até 3 anos uso) de 70% para 66% em janeiro. Esse fenômeno foi impactado pelo aumento do tempo de giro de estoque. Mas esse percentual de diminuição é uma média de mercado. As redes Hyundai e Nissan, ao contrário, aumentaram seus ROIs e superaram a rede Honda, comparativamente ao mês de dezembro.

Mais rentáveis

No ranking dos dez seminovos mais rentáveis de janeiro, houve predominância dos segmentos de SUV’s médios, sendo Renault Duster, Hyundai Creta e Honda HRV, respectivamente, nas três primeiras posições. Destaque também para os sedans médios (Yaris Sedan, Honda City, Nissan Versa e VW Virtus) como os modelos seminovos mais rentáveis do mês.

Com presença em sete países, a plataforma Auto Avaliar atualmente atende 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes. A base de dados do estudo abrangeu 2.537 concessionárias, de 23 marcas, cadastradas em todo o Brasil.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas