Aconseg-SP aborda a presença do mercado de seguros no metaverso

Custo dos óculos de realidade virtual é entrave para adoção da tecnologia. “Mas será que não teríamos que nos preparar para daqui a cinco anos estar nesse nível de interação e atendimento ao cliente?”, trouxe à reflexão Maurício Kikuchi durante o Md&T

O segundo dia do evento de Marketing Digital e Tecnologia da Aconseg-SP (Md&T) abordou o tema Metaverso e suas possibilidades com o Maurício Kikuchi, CIO da Ituran Brasil e membro do Conselho Consultivo da IturanMob.

“É um tema instigante. Às vezes, ficamos em dúvida sobre as aplicações do metaverso, mas vemos que é algo que veio para ficar. Uma das big techs, o Facebook mudou seu nome para Meta. Isso mostra o que vem pela frente”, destacou Helio Opipari Junior, presidente da Aconseg-SP.

“O futuro vai chegar. O ambiente de metaverso para 2023 ainda só vai começar, mas de acordo com as tendências no mundo, que a Meta/Facebook está liderando, vamos implementar mais negócios via metaverso. No futuro, quando formos comprar alguma roupa, não precisaremos sair de casa. Poderemos usar o óculos, andar dentro da loja, experimentar a roupa e comprar. O mesmo pode acontecer no mercado de seguro”, diz Amit Louzon, CEO da Ituran Brasil

Maurício Kikuchi explicou que a Web 3.0 cuja base estrutural é o blockchain, onde as interações acontecem de forma descentralizada e o cenário de desenvolvimento do metaverso. “O metaverso é um ambiente virtual, imersivo, síncrono, não-persistente, que significa que não há pausa. As coisas acontecem independente do seu comando. As pessoas podem conviver usando seus avatares de forma individual”, explicou o CIO da Ituran.

Segundo ele, no metaverso, inteligência artificial, machine learning, realidade virtual, realidade aumentada, blockchains, tecnologia 5G, criptoativos e IoTs irão se conectar no ambiente virtual.

Há uma correlação entre o mundo real e virtual, pois cada pessoa sentada em uma sala de reunião no ambiente virtual representada por seu avatares está na sua casa.

Limitações

Os óculos Quest 2 de Realidade Virtual é a ferramenta para acesso. Inclusive, o custo do dispositivo tem sido a barreira para o sucesso do metaverso e alcance da massa populacional. No Brasil, o custo é de R$ 4,5 mil.

Ele explicou que, hoje, não há interoperabilidade. “Cada empresa está testando os seus diversos metaversos e acredito que serão desenvolvidas tecnologias específicas para cada um dos escopos. Quando atingirmos o nível de interoperabilidade teremos o multiverso”.

“Em cinco anos, não teremos essa interoperabilidade. Mas podemos ter um dispositivo mais barato, pois ele pode cair para R$ 500,00 ou R$ 200,00. Mas será que não teríamos que nos preparar para daqui a cinco anos estar nesse nível de interação e atendimento ao cliente?”, reflete.

A jornada de atendimento da assessoria, migrará para o metaverso? Os treinamentos poderão ocorrer nesse ambiente? A jornada de seguro poderá ser feita no metaverso?

“Em 10 anos, haverá pessoas com carros próprios? Qual é a porcentagem da população que vai andar de carro, se o metaverso for um negócio maravilhoso? Se o metaverso for muito bom, sairemos às ruas?”, refletiu o especialistas sobre questões que impactam o mercado.

Para quem não tema avatar, o CIO lembrou que, hoje, dentro do aplicativo do Facebook/Meta, é possível criar o seu avatar.

“Estamos sendo vanguarda por trazer um tema que já afeta um pouco a nossa vida, mas que vai afetar muito mais nos anos seguintes”, comentou Jairo Christ, vice-presidente da Aconseg-SP.

“É um tema novo que pega a vida de todos nós. É importante experimentar para compreender. A hora que a indústria de seguros começar a desenvolver produtos e soluções para o metaverso, os corretores e nós assessorias já estaremos bem rodados para entender melhor as possibilidades que vão surgir para nós”, destacou Leandro Henrique, diretor administrativo da Aconseg-SP.

Kikuchi ainda lembrou que o metaverso está trazendo outras profissões, tais como  digital manager, que é responsável pelas estratégias e coleta de informações para criar planos para a empresa estar presente no metaverso; Corretor de terrenos no metaverso, e Advogados de smart contract.

É possível acompanhar pelo canal no YouTube da Aconseg-SP. Aproveite e se inscreva.

 

 

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas