Aconseg-SP entra em novo estágio em 2023 e fica ainda mais próxima ao corretor

Em entrevista à TV Cobertura, diretoria da Aconseg-SP fala sobre as iniciativas que  fortalecem a parceria com os corretores, tais como a participação no Conec, e reforça otimismo para 2023 

Os dados consolidados do Relatório da Aconseg-SP mostram que as assessorias em seguros obtiveram um faturamento em prêmios de R$ 2,73 bilhões, cerca de 8% acima do projetado. O desempenho foi impulsionado pelos ramos de Automóvel, que cresceu 40%; o Saúde, 18%; o seguro de Pessoas, 46%, e Ramos Elementares com 73%.

Segundo Francisco Galiza, diretor da Rating de Seguros e autor do relatório 2022, foi um ano atípico, com dois movimentos muito fortes: a eleição e a saída da pandemia. “Após dois anos, tivemos a recuperação de preços e da rentabilidade do mercado de seguros. Alguns ramos tiveram variações extremamente expressivas”, destacou.

Já para 2023, segundo o economista, dificilmente o mercado atingirá essa performance. “Até agora temos números positivos. O mercado vai crescer de 10% a 15%, superando a taxa de inflação”, comentou Galiza.

No entanto, as assessorias apostam em um crescimento acima de 15%, conforme Helio Opipari Junior, presidente da Aconseg-SP. “No primeiro quadrimestre deste ano, o crescimento que sentimos das nossas associadas já é superior a 10%”, antecipou.

Além disso, segundo ele, as assessorias estão ainda mais preparadas para os grandes desafios de 2023. “Como associação de classe, o grande papel dela dentro do ecossistema é realmente ajudar e apoiar as associadas a terem o que for de melhor em termos de tecnologia e formação”, acrescentou o presidente.

20 anos de Aconseg-SP

Dentre as ações que celebram os 20 anos da Aconseg-SP, está a participação no Conec,
maior evento de corretores de seguros da América Latina, que será realizado em outubro.

“Vamos participar da Trilha do Conhecimento. Também participaremos da abertura e teremos um estande, onde estaremos à disposição”, destaca Jairo Christ, vice-presidente da associação.

Ele lembra que a Aconseg-SP alcançou um status que torna importante a sua participação nesses eventos. “Vamos levar a nossa mensagem que é representar as seguradoras, atendendo e buscando soluções para esse corretor, ajudando-o a se desenvolver”.

Tecnologia e conhecimento

A Aconseg-SP possui um Comitê de Tecnologia que discute questões relevantes para o trabalho das assessorias, corretores e seguradoras, tais como a inteligência artificial. “Perseguimos, e não iremos desistir, de um sistema de gerenciamento das assessorias através de informações que iremos obter diretamente das seguradoras. A linha que iremos adotar é APIs. Isso servirá de base para assessorarmos melhor o corretor”, explicou o vice-presidente Jairo Christ.

Marcos Colantonio, presidente do Conselho, falou sobre a parceria de educação continuada com a Escola de Negócios e Seguros (ENS), que consiste em oferecer capacitação para os profissionais das assessorias melhor atenderem os corretores. “Os cursos irão contribuir muito na formação profissional nas mais diversas modalidades tanto de seguros, mídias sociais e marketing. Isso vai agregar valor ao nosso trabalho com o corretor de seguros e vai contribuir para o crescimento do nosso mercado de assessorias”.

“Um aluno, quando está se formando na Escola, tem na parte de estratégia de comercialização da apostila dele, uma parte da matéria fala do canal das assessorias no mercado”,  comentou Leandro Henrique, diretor Administrativo da Aconseg-SP, que no campo da capacitação, destacou que o marketing digital segue em alta durante 2023.

Aposta no Vida

Ricardo Montenegro, diretor Financeiro da Aconseg-SP, lembrou que já há alguns anos as assessorias encamparam a bandeira do Vida. Portanto, hoje, a representatividade de 3% no mix de produtos das assessorias, equivalente a cerca de R$ 81 milhões. “Fazemos um trabalho interno e já estamos vendo os resultados. A tendência é crescer”.

“A mesma campanha feita pelo Vida na capital nós fazemos no interior”, acrescentou Alberto Novais, diretor para o Interior de São Paulo.

Inclusive, segundo Novais, na região o carro-chefe é o seguro de Automóvel. No entanto, há um trabalho intenso das assessorias para o desenvolvimento do seguro Residencial. “Temos feito um trabalho interessante para o incremento das vendas”.

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