Com o corretor, Grupo Bradesco quer ampliar proteção à sociedade brasileira

 Companhia segue focada em melhorias contínuas na jornada dos clientes, corretores e assessorias, em criar produtos personalizados e em desbravar regiões do Brasil com grande potencial como Norte, Nordeste e Centro-Oeste

Um ajuste realizado na estrutura comercial da Bradesco Seguros no final do ano passado possibilitou ao grupo um lucro líquido de R$ 4,1 bilhões no primeiro semestre de 2023, um crescimento de 21,6% rem relação mesmo período de 2022. O resultado foi reflexo do aumento do faturamento de 10,3% no semestre, totalizando R$ 50,5 bilhões. Mas vai além, pois proporciona a projeção de um faturamento superior a R$ 100 bilhões e, com isso, a quantidade de brasileiros cobertos por uma proteção securitária.

“No início do ano não tínhamos a visibilidade do que seria a economia durante o ano de 2023. Os seis primeiros meses se mostraram extremamente alvissareiros. Se olharmos para os próximos seis meses, a tendência da economia é crescer em um nível maior. Estamos muito confiantes para os próximos seis meses. Os resultados do primeiro semestre nos fizeram sair do guidance conservador, de 6% a 10%, e passássemos para o novo guidance, de 21% a 25% no segundo semestre”.

Vale lembrar que o canal comercial do banco é separado do canal de mercado. Cada empresa do Grupo (Bradesco Saúde, Bradesco Vida e Previdência, Bradesco Auto/RE e Bradesco Capitalização) possui comerciais focados em olhar as necessidades e a expertise dos produtos. “O mundo em que essas empresas atuam é completamente diferente. O da Bradesco Vida e Previdência é completamente distinto da Bradesco Saúde e, por sua vez, da Bradesco Auto/RE. Temos obtido um crescimento constante em todos os produtos em todas as empresas mês após mês”.

Segundo ele, o trabalho do grupo segurador é focado na melhoria contínua da jornada em dois aspectos: clientes e corretores. “O corretor é uma figura fundamental. Não só para aproximar pessoas, mas também e, principalmente, para aconselhar as partes no momento do sinistro”.

Por isso, durante o encontro com a imprensa especializada, Gontijo reiterou a aposta no corretor para levar os seus produtos para a sociedade brasileira.

Para ampliar o número de brasileiros protegidos, a Bradesco também foca no lançamento de produtos mais digitalizados e, principalmente, mais personalizados. “Podemos ter um seguro de vida com coberturas básicas e deixar o segurado fazer a opção de incluir ou excluir uma ou outra cobertura. Cada vez mais o mundo de seguros, previdência e capitalização se volta para a personalização para que os produtos possam atender efetivamente a necessidade daquela pessoa ou de determinada empresa, ou seja, daquela parte que quer contratar os nossos produtos”.

Ferramentas para o corretor

O olhar voltado a facilitar a jornada do corretor de seguros é permanente. O executivo reconhece a necessidade de ajustes a serem feitos. “No Programa Opinião de Valor, a companhia recebe um grupo de corretores para compartilhar angústias e dificuldades. O objetivo é tornar o atendimento melhor e mais célere. Isso também faz parte de um programa de atendimento melhor com o papel consultivo que o corretor cada vez mais passa a ter”, exemplificou.

As assessorias

Sobre a atuação das assessorias em seguros, ele comentou que até dois anos, as assessorias tinham um foco quase exclusivo na área de Automóvel e Ramos Elementares. Hoje, elas atuam com todas as empresas do grupo e comercializam todos os seguros do Grupo Bradesco Seguros.

“Temos um reconhecimento e uma gratidão pelo papel das assessorias. Queremos, cada vez mais, complementar o nosso relacionamento fazendo com que haja um ganha a ganha, por ambas as partes. As assessorias tinham foco quase exclusivo da BARE, hoje elas atuam com todos os produtos da companhia”.

Necessidades regionalizadas

O presidente do Grupo lembra a dimensão do Brasil e as necessidades distintas de cada região. “É preciso atender as necessidades regionalizadas. Quando conseguirmos alcançar isso, nosso crescimento se dará de forma ainda mais célere”.

De acordo com Ivan Gontijo, a região Nordeste é onde o Grupo tem crescido mais. Na região Norte, recentemente estive com o governador do Acre e ele nos apresentou as mudanças para a região, na parte do Agro e fiquei impressionado. Na primeira reunião que tive com a área comercial, disse a eles que precisávamos ter um olhar diferenciado para a região”, comenta sobre a região que, conforme Gontijo, pode render excelentes frutos.

Os produtos regionais alcançam os públicos no Norte e Nordeste. “Para nós é uma prioridade. A disputa do eixo Rio-São Paulo está acirrada. Estamos encontrando mercado para crescimento na região centro-oeste, norte, nordeste e a própria região sul. Isso não quer dizer que não iremos manter o olhar para o eixo Rio-São Paulo. Mas essas outras regiões se mostram como importantíssimas na nossa área de atuação”.

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