Contexto da saúde suplementar é capa da Revista Cobertura 

Players do setor se movimentam em prol da sustentabilidade do ecossistema de saúde e ressaltam a importância do uso consciente e do corretor na orientação

Diante da maior ocorrência de fraudes e do volume crescente de utilização indevida, as empresas têm focado em ações para conscientizar o beneficiário sobre o uso da proteção.

“As fraudes tomaram uma proporção desastrosa no setor. O que era feito de forma amadora pelos ‘vendedores picaretas’ agora é feito com uma arquitetura típica de filme de Hollywood, com advogados, médicos, contadores e corretores muito bem organizada com foco no crime e na fraude, somados a uma quantidade imensa de laranjas”, comentaJosé Silvio Toni Junior, presidente do Sindiplanos.

Não é à toa que o foco das empresas e instituições do setor é a  conscientização do uso do plano de saúde pelo beneficiários. “Saúde sem fraude” e “#TodosporTodos com muita saúde” são as campanhas lançadas respectivamente pela FenaSaúde e pela Abramge.

“Com materiais educativos, vídeos e conteúdos nas redes sociais, além de um site exclusivamente dedicado às informações sobre o assunto, os interessados podem conhecer os tipos de fraude, tirar dúvidas e denunciar possíveis situações fraudulentas”, explica Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde.

“É importante educar o consumidor quanto aos seus direitos e deveres, bem como às formas de identificar e denunciar possíveis irregularidades. E é isso que estamos promovendo na Omint, conhecimento para gerar mudança. Digo isso, pois muitos não sabem que estão participando de uma fraude e que isso pode prejudicá-los, inclusive”, frisa Cícero Barreto, diretor Comercial e Marketing do Grupo Omint.

As fraudes e o uso indevido geram impactos no custo do produto. “Parece que é a operadora que paga mas, no final do dia, somos nós enquanto beneficiários desse sistema que pagamos. É importante uma conscientização maior. Estamos defendendo a sustentabilidade desse sistema”, destaca Raquel Reis, CEO de Saúde e Odonto da SulAmérica.

A importância do papel do corretor também é ressaltada. Segundo Boris Ber, presidente do Sincor-SP,quando o corretor fechar uma conta de saúde, precisa ter um material alertando o segurado e o RH sobre como se comportar. “Espero que as pessoas tenham mais seriedade no uso e que o corretor seja o condutor dessa orientação. O segurado tem de ser um mediador dessa utilização”.

“Todos ganham se tivermos juntos no mesmo propósito, de manter bons e factíveis produtos, gerando perenidade, atraindo novamente investimentos na saúde suplementar. Neste momento é surreal o risco diante de qualquer analise mercadológica do ecossistema”, destaca Marcelo Reina, CEO da Brazil Health Insurance Solutions.

“A utilização deve ser consciente com foco da prevenção e cuidados primários à saúde, apostando na prevenção de doenças, assim consequentemente haverá redução em processos de alta complexidade e outros desperdícios”, conta Vanessa Mendes, CEO da Cobroker. 

“Em primeiro lugar, acredito na construção em conjunto, todos com o mesmo propósito e objetivo. Em segundo, estar muito bem estruturado em tecnologia para criar processos, nos quais cada usuário seja único e que as operadoras que o recebam não o vejam como mais um cliente, mas sim, como alguém que confiou a elas seu bem mais precioso, sua saúde”, frisa Rosa Antunes, sócia da Savvy Consultoria e da Safelife Administradora de Benefícios.

Acesse essa e outras matérias na edição de abril (253) da Revista Cobertura.

Entrevista com CEO

“Corretor precisar olhar para esses ramos de forma muito focada”. Marcelo Mello, CEO da Vida, Previdência e Investimentos da SulAmérica, fala das inovações para estimular clientes, assessorias e corretores.

Campanha

Jonson Souza, diretor da MAPFRE, conta com exclusividade o formato da nova campanha da seguradora, que quer incentivar não só o volume, mas a multiplicidade dos produtos da carteira do corretor.

TV Cobertura

Assessoria multiprodutos, Continental Assessoria cresce no Saúde e também investe em Ramos Elementares, conforme entrevista de Liza Maria F. Miranda de Sousa, sócia-diretora

Comunicação & Marketing

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