Especialização e escala estão por trás dos movimentos das seguradoras

Competição tende a se acirrar no mercado de seguros, destacam especialistas em entrevista à Revista Cobertura em meio à transformação do mercado

As movimentações recentes no mercado de seguros geram um redesenho e  reflexões sobre as mudanças para corretores e consumidores. Concentração ou consolidação?

Repercutimos o assunto com profissionais do mercado para entender a visão deles sobre as mudanças trazidas como aquisições de carteiras e a saída de seguradoras de alguns ramos.

“Por simplificação, falamos que há concentração, mas o mercado de seguros não é uniforme. Cada ramo tem um perfil diferente. Uma conclusão válida para o Saúde, não é válida para Transporte e Previdência”, explica o economista e diretor da Rating de Seguros, Francisco Galiza.

Marcos Couto, CEO da Alper Consultoria em Seguros, vê como acertadas as decisões de algumas companhias, deixarem de operar em alguns ramos, como Allianz no Saúde e SulAmérica no Auto e RE, apesar de trazer mudanças substanciais para o mercado. Seguro chega uma hora que você precisa ter alta especialização e escala. Não dá para concorrer em alguns segmentos sem escala. Cada companhia em seu contexto, principalmente Auto e Saúde, é um tema de escala”, destaca.

“Apesar de termos menos seguradoras brigando, principalmente no Automóvel porque é o que move o pequeno e médio, teremos uma briga de preços”, prevê Arley Boullosa, professor e fundador da Kuantta Consultoria e sócio da Moby Corretora de Seguros.

Acesse essa e outras matérias na edição de junho (254) da Revista Cobertura.

Entrevista com CEO

Edson Toguchi, CEO da Berkley Brasil Seguros, fala do novo momento da Berkley Brasil Seguros, que é focado no atendimento. “Precisamos saber como atender o consumidor, que está mais exigente  e vive em um momento econômico e social diferente. O nosso propósito é levar soluções ao mercado e fazer seguros novos”.

Líderes em ação

Sincor Jovem e Mulheres em Ação são frentes de trabalho do Sincor-PR, presidido por Wilsinho Pereira, que tem incentivado o corretor a diversificar e a ofertar produtos para os clientes de sua carteira.

Freela/ Sindiplanos

Sindiplanos retoma série de encontros com operadoras, seguradoras, corretores e entidades do mercado tendo como pano de fundo um dos cenários mais desafiadores da história da saúde suplementar no Brasil.

Comunicação & Marketing

Presidente do Conselho de Administração da Rede Lojacorr, Diogo Arndt, destaca que quanto melhor for experiência do cliente, maior será a cultura do seguro.

Cobertura especial

Universidade de Vendas Brazil Health é encerrada com foco no empreendedorismo do corretor de seguros, após nove encontros na Escola de Negócios e Seguros (ENS) em São Paulo.

Giro pelos eventos

Após processo de revitalização, Aliança da Bahia retorna ao mercado como Alba e inicia um novo ciclo.

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