Importância do corretor é reforçada no contexto de mudança do consumidor

Thaís Ruco

O corretor de seguros é fundamental no contexto de mudança de comportamento do consumidor, por isso precisa estar cada vez mais conectado com o mundo digital e entender o momento de vida dos clientes para assertiva abordagem de oferta de produtos. “O entendimento das necessidades do mercado pelo corretor, junto de um processo digital e ágil das seguradoras e produtos atrativos, tende a apoiar na retomada do setor”, afirma Luciano Lima, diretor Comercial da SulAmérica.

“Como principal canal de distribuição de seguros do País, o corretor é o agente responsável por essa transformação”, resume Hamilton Torres Carneiro Sobrinho, diretor do Canal Corretor da Mapfre. “É ele que leva as soluções para atender e proteger a sociedade, hoje, amanhã e por muitos anos. O corretor, de fato, é o ator principal deste mercado”.

“Esta também é uma boa oportunidade para que o corretor de seguros reforce o protagonismo de sua atuação no mercado”, avalia João Luiz de Lima, diretor Comercial Nacional Varejo da Tokio Marine Seguradora.

“Por maior que seja a implementação de novas tecnologias, para que se consiga atender a demanda do consumidor, o corretor faz parte e é inerente ao processo segurador, sendo a necessária ligação entre seguradora e consumidor”, aponta Paulo Fernando Hengdes, diretor-presidente do Grupo MBM.

Alexandre Nogueira, diretor de Marketing do Grupo Bradesco Seguros, percebe que os corretores estão evoluindo cada vez mais – “de especialistas em produtos para especialistas em pessoas”, oferecendo a proteção adequada aos diferentes ciclos e momentos de vida de cada cliente e empresa. “Esses profissionais tiveram um papel fundamental nesse período, se tornaram os principais mediadores de um processo muito profundo de transformação de necessidades e hábitos de consumo”.

Rivaldo Leite, vice-presidente Comercial e de Marketing da Porto Seguro, argumenta que tanto a tecnologia quanto os serviços personalizáveis também são benéficos para os corretores de seguros. “Proporcionam um leque maior de opções para o parceiro trabalhar, além de otimizar seu dia a dia, oferecendo praticidade e conforto”.

O contato direto com os clientes dá vida ao atendimento digital. “Os corretores são peça fundamental desse atendimento humanizado e personalizado”, afirma Lucía Sarraceno, superintendente de Canais Digitais e Relacionamento com o Cliente da Zurich no Brasil.

Para Daniela Bouissou, diretora de Transformação da Liberty Seguros, desde o início da pandemia os corretores têm se reinventado para continuar atendendo os seus clientes da melhor forma possível, o que fortalece o relacionamento tanto com os segurados quanto com as companhias. “Essa tendência deve se manter para os próximos anos, para que continuem oferecendo atendimentos customizados aos consumidores”.

Os corretores devem aproveitar a oportunidade que a pandemia deixou para o setor: nunca se falou tanto sobre seguro e sobre a importância de pensar no futuro, na proteção financeira e no bem-estar. Ramón Gomez, vice-presidente comercial da MetLife Brasil, aponta: “O propósito do corretor de seguros neste novo momento será o de levar para os clientes aquilo que eles esperam e ‘surfar’ nesta onda de oportunidades para comunicar os benefícios dos seguros”.

Leia mais na edição 238 da Revista Cobertura.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas