Open Insurance vai estimular redesenhos com foco no cliente

Em entrevista à Revista Cobertura, head da FCamara aposta que produtos que sofrerão mais impactos são os de modelos simples de cálculo e venda pouco consultiva

Experiência diferenciada e novos produtos provocam uma percepção de valor agregado. Acredita-se que o Open Insurance vai contribuir ainda mais para as inovações no mercado de seguros, além de precificações mais justas. Para tanto, o futuro exigirá das seguradoras maior uso da análise avançada de dados.

“Está claro que estamos caminhando para mais inovação, melhor experiência de clientes e funcionários, maior agilidade e aplicações inovadoras de tecnologias existentes para problemas antigos de seguros, como processamento de sinistros de avaliação de risco e vendas de apólices”, afirma Lorain Grossi Pazzeto, head Open Finance & Digital Solutions da FCamara.

O executivo lembra que o corretor, que tanto por lei como definição é o profissional que representa o segurado junto à seguradora, é o profissional mais capacitado para um atendimento personalizado e eficiente  e tem um papel importante no Open Insurance. “É ele quem identifica necessidades individuais e traz uma solução viável na cotação do seguro para o cliente. A presença do corretor garante muito mais segurança, transparência e tranquilidade para o contratante”, acrescenta Pazzeto.

Acesse essa e outras matérias na edição de dezembro da Revista Cobertura.

Resultados e perspectivas

Após o desafiador 2022, o que esperar de 2023? Em 2022, a maior expansão ocorreu no segmento de Danos e Responsabilidades. Entre os produtos que mais pagaram indenizações estão VGBL, Automóvel, Capitalização, Rural, PGBL e Vida. Agora, quais ramos irão aquecer o próximo ano?

Líderes em ação

José Silvio Toni, presidente do Sindiplanos, destaca nova fase do sindicato que tem como objetivo salvaguardar o corretor especialista em Saúde com o legado da Acoplan. “A união capacita, organiza, aprimora o trabalho de toda a categoria envolvida. Precisamos trabalhar muito bem o cross-sell, cuidar bem do cliente e estarmos prontos para um mercado que é cada vez mais desafiador e também oportuno para muitos negócios”.

TV Cobertura

As assessorias da Aconseg-SP vão continuar a crescer acima do mercado, afirmaram os diretores da entidade durante entrevista no canal da Revista Cobertura no YouTube. “Em 2023, continuaremos a desenvolver soluções e um trabalho colaborativo dentro das assessorias porque é isso que ajuda a fortalecer cada vez mais o mercado e a levar a cultura do seguro para a sociedade”, completou Leandro Henrique, diretor administrativo. 

Entrevista

Planejamento estratégico tem como foco solidificar a estrutura operacional e de distribuição, além da implementação de iniciativas tecnológicas e de produtos. “Meu maior desafio hoje é atingirmos alinhamento corporativo e foco nas prioridades para capitalizar o mais rápido possível os ativos estratégicos e retomar com força o crescimento rentável mirando 2024 e 2025”, conta Edward Lange, presidente da Sancor Seguros.

Comunicação

Editora da Cobertura, Carol Rodrigues, vence Prêmio Especialistas e destaca a importância da imprensa especializada para a cultura do seguro. “Quem atua na mídia especializada em seguros comunica para todo o mercado – muitas vezes, inspira quem está fora -, e tem uma atuação muito focada no corretor de seguros”.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

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