Posse da nova diretoria do Sincor-PR

Em prol da inovação, o presidente reeleito, Wilson Pereira, defendeu a união do setor e o diálogo. Ele também falou o quanto a antiga gestão da Susep prejudicou os corretores

Wilson Pereira

Na noite de 17 de fevereiro, tomou posse a nova diretoria e os delegados do Sincor-PR para a gestão 2022/2025 (também foi celebrado os 55 anos da instituição). Com a presença dos presidentes dos Sincors de várias regiões do País, da Fenacor, autoridades do setor e do Estado do Paraná, entre outros, o presidente reeleito, Wilson Pereira, fez um balanço da sua gestão anterior. Ele falou sobre os desafios que vieram com a pandemia e os que tiveram que enfrentar, e não só eles, mas todos os Sincors e a Fenacor, com a postura da anterior gestão da Susep.

“Quando eu assumi a primeira gestão, em 2019, eu disse que os desafios seriam enormes. Mas eu me enganei, pois os desafios dos últimos três anos não foram enormes, mas sim, descomunais, com a pandemia do coronavírus que se agravou sobretudo no ano seguinte e que dura até hoje. A covid ainda tem atrapalhado as nossas vidas no âmbito profissional e pessoal”.

A favor da inovação, do diálogo e da união, Pereira criticou a gestão anterior da Susep, que segundo ele, prejudicou muito os corretores de seguros. “A administração da Susep tinha como discurso a simplificação regulatória do mercado, com revisão das regras aplicadas aos seguros e maior flexibilidade em inovação. De repente, surgiu o open insurance, o sand box, e novas regras para seguros de danos e massificados. Isso foi uma evolução no mercado, que é extremamente regulado, mas faltou mais diálogo”.

Em suas palavras, o principal problema foi a forma como a Susep atuou em relação aos corretores de seguro, pela ansiedade em querer implementar diversas inovações, em um período curto de tempo, sem demonstrar planejamento e envolvimento das principais entidades de seguros. “Entre as ações implementadas, nós, corretores de seguros, sentimos uma certa perseguição com o objetivo de alijar a nossa categoria no processo de comercialização e participação no mercado de seguros. Esse foi o maior erro”.

UNIÃO

DIRETORIA SINCOR-PR

Diante de tudo isso, Pereira destacou a união do setor. “Nós tivemos que nos mobilizar através dos Sincors de todo o Brasil e da Fenacor para resguardarmos a categoria e lutarmos contra medidas que, no nosso entendimento, caracterizavam-se como perseguição e desconsideração ao trabalho dos corretores de seguros. Nós, corretores de seguros sofremos muito nesse período, tivemos que manter a nossa produção durante a pandemia, o atendimento em home office, maior uso da tecnologia e com um novo consumidor, e ao mesmo tempo, tendo que acompanhar todas as mudanças”.

Hoje, com o novo superintendente da Susep, Alexandre Camillo, Pereira disse que a realidade é outra. “Ele renovou as nossas esperanças, pois trata-se de um profissional do mercado de seguros, que conhece muito bem esse segmento e tem excelente relacionamento com todas as entidades do setor. Temos a certeza de que a união que tanto nos referimos existirá e que os resultados em breve aparecerão em benefício de todos”.

ESTRUTURA

Com todos os desafios e o fim da contribuição sindical, o presidente do Sincor-PR falou sobre a estrutura atual do sindicato. “Estamos com um Sincor bem organizado e mesmo com um quadro de pessoal reduzido e o encerramento das atividades físicas das delegacias regionais, conseguimos atingir os nossos objetivos em relação ao atendimento dos corretores, que passou a ser centralizado com a utilização da tecnologia. Equilibramos as contas de receitas em relação às despesas através do aluguel desses espaços”.

Ele acrescentou que para continuarem firmes e atuantes em prol dos corretores é preciso buscar novas alternativas de receitas. “Dentre as alternativas, a principal é conscientizar a classe que temos que continuar juntos”.

CONTINUIDADE

Armando Vergilio

Presidente da Fenacor, Armando Vergilio, parabenizou a nova diretoria. “A renovação desse mandato, a expectativa que se faz sobre ele, vai ao encontro das necessidades do mercado de seguros, notadamente, os corretores de seguros do Paraná. Esse é um reconhecimento do trabalho que você, Wilson Pereira, tem feito. Aproveito para desejar muito sucesso e muito êxito a você e a toda a diretoria, contanto sempre com o apoio que a Federação (Fenacor) precisa de um sindicato tão importante e tão estratégico, que já nos forneceu tanta lideranças e que já colaborou e tem colaborado, e que sem dúvida continuará colaborando no mercado de seguros”.

Vergilio também falou sobre a união das entidades a favor da indenização para os caso de covid. “Nesse momento da pandemia é que realmente nós descobrimos ainda mais a importância da mão protetora do mercado de seguros, isso foi extremamente demonstrado através da atuação das entidades. Logo no início, a Fenacor e os Sincors lideraram uma campanha para que fosse afastada das apólices a cláusula excludente da pandemia. As seguradoras acataram e já são mais de R$ 6 bilhões em indenizações pagas, somente em função da pandemia”.

A posse da nova diretoria acontecei no restaurante Dom Antônio, em Santa Felicidade, em Curitiba (PR) com todos os protocolos sanitários exigidos devido a pandemia

BOX

GESTÃO 2022/2025

Presidente: Wilson Pereira
1º vice-presidente: José Antonio de Castro
2º vice-presidente: Claudemir Rossetto
3º vice-presidente: Luiz César Dullius
1º secretário: Dilermando Garcia
2º secretário: Élcio Ricardo de Miranda
1º tesoureiro: Edilson Sebastião Bertolazo
2º tesoureiro: Paulo Henrique Moreira Baena

Leia mais:

Wilsinho Pereira é reeleito para nova gestão no Sincor-PR

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas