“Precisamos ajudar o corretor a entrar mais forte no mundo digital”, afirma presidente da Aconseg-SP em live da ENS

Aconseg-SP investe na capacitação das assessorias para levar conhecimento digital aos parceiros; Helio Opipari Junior também destaca o compartilhamento de informações e espírito colaborativo entre as assessorias

Carol Rodrigues

Doze seguradoras parceiras e 40 assessorias associadas que atendem a mais de 17 mil corretores de seguros no estado de São Paulo. A representatividade das assessorias no atendimento aos corretores tem chamado a atenção do mercado de seguros. Hoje, elas são importantes na diversificação das carteiras das seguradoras e na construção do mix de produtos com os corretores de seguros.

O nono episódio do Circuito de Lives Empreendendo e Aprendendo da Escola de Negócios e Seguros (ENS) convidou Helio Opipari Junior, presidente da Aconseg-SP, para abordar o tema “O papel das assessorias na interlocução entre corretores e seguradoras”.

Durante o bate-papo com Ronny Martins, gerente de Estratégia, Inteligência, Comercial e Processos da ENS e mediador da live, Opipari Junior falou sobre o histórico das assessorias e seu papel com os corretores e as seguradoras. “Um benefício grande no dia a dia dos corretores é o atendimento mais ágil que as assessorias oferecem, principalmente aos pequenos e médios que têm um acesso mais difícil às seguradoras”.

Digitalização: o desafio das assessorias

Segundo Opipari Junior, as assessorias em seguros têm o mesmo desafio de todo o mercado de seguros: a forte digitalização. “E nós, como assessorias trabalhando no nicho de corretores pequenos e médios, vemos que eles são os que mais têm dificuldades de investimento em novas tecnologia e aquisição de equipamentos. Nós, assessorias, precisamos olhar para os nossos clientes e vermos como podemos ajudá-los. Já subsidiamos, com sistema de gestão e multicálculo, mas isso ainda é pouco. Precisamos ajudar o corretor a entrar mais forte nesse mundo digital, usar mais as ferramentas digitais e as redes sociais”.

Nesse contexto, a Aconseg-SP tem investido em capacitação das assessorias, justamente para elas serem as transmissoras de conhecimento para as suas grades de corretores.

Assessorias: treinamento em vendas

Segundo Opipari Junior, além dos treinamentos oferecidos pelas seguradoras, as assessorias têm o apoio da Aconseg-SP por meio dos Comitês de Marketing e Tecnologia. Ele ressaltou que entre maio e junho, foram realizadas mentorias de marketing digital com a especialista Liliane Ferrari. Segundo ele, mais três reuniões devem ser realizadas até o final deste ano.

Já no âmbito da tecnologia, ele antecipou que a associação trabalha no desenvolvimento de vários projetos como o sistema de gestão para as assessorias, além do evento de Tecnologia e de Marketing Digital.

Especificamente voltado para os corretores, ele lembrou que, na parte de produtos, os profissionais contam com treinamentos das próprias seguradoras e, de forma geral, da própria ENS. As assessorias focam suas ações em treinamentos na área de comercialização. “Fazemos complementos em técnicas de vendas e atendimento ao cliente para compor uma grade mais rica de treinamentos aos corretores”.

Ronny Martins lembrou que a reciclagem do conhecimento tem de ser algo constante entre os profissionais. “O treinamento é continuado. Tecnologia é sempre uma novidade. Você aprende uma coisa e na semana seguinte já precisa aprender outra. Esse papel que a Aconseg faz aos corretores é fundamental. Meu aconselhamento é que todos treinem a todo momento, porque assim vocês terão mais capacidade técnica, de consultoria e de venda”.

Em encontros mensais, as associadas se reúnem para discutir dificuldades, estratégias e, sobretudo, compartilhar experiências. “Hoje temos 40 associadas, que são 40 concorrentes, mas a Aconseg-SP conseguiu criar um ambiente colaborativo e uma união grande entre nós. Notamos um sentimento comum para que todos cresçam e prestem mais serviços. Queremos preservar esse modelo de associação em que o espírito colaborativo é muito importante”.

Como escolher a sua assessoria?

No site da Aconseg-SP, o corretor tem informações das assessorias filiadas, além de poder acessar os Relatório Anuais da associação e a Revista da Aconseg-SP.

“Com o endereço e telefone, o corretor pode escolher a assessoria que está mais próxima a ele, ver com quem se identifica e encontrar a sua parceira. Ele pode visitar a assessoria e será muito bem atendido, e poderá conhecer o valor agregado que existe ao trabalhar com uma assessoria”, recomenda.

A Aconseg-SP também está presente nas redes sociais como LinkedIn e Instagram.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas