Curso abordará fundamentos de Direito, Economia, ESG em Seguros, LGPD e Compliance

Lançado no final de setembro pela Escola de Negócios e Seguros (ENS), em aula magna realizada na Unidade da Instituição em São Paulo (SP), a nova pós-graduação “Regulação de Seguros, Saúde Suplementar e Finanças” despertou grande interesse dos profissionais do setor. Ao todo, mil pessoas se inscreveram no evento para conhecer o novo curso.

Marcado para iniciar em março de 2023, o programa contará com grandes nomes, a começar pelos dois expoentes responsáveis pela coordenação. A advogada e doutora Angélica Carlini será coordenadora Acadêmica, enquanto o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Ricardo Villas Bôas Cueva, ficará responsável pela coordenação Científica.

Inter, trans e multidisciplinar

“Esse curso é totalmente on-line e ao vivo. Nossa plataforma é bem amigável e permite ampla interação. É possível fazer trabalhos em grupo com os professores em vídeo, o que facilita muito o networking”, afirma Angélica Carlini.

Dividida em quatro módulos de ensino e composta por 360 horas/aula, a pós terá duração de 18 meses. Segundo Carlini, ela será “inter, trans e multidisciplinar”, e vai abordar questões de Direito, Economia, Administração, Gestão, Atuária e Estatística, com professores de matrizes de pensamento muito diversos.

“No primeiro módulo, trataremos dos fundamentos constitucionais e administrativos da regulação econômica. Já no segundo, vamos falar dos fundamentos da regulação, as leis das agências reguladoras, e a Regulação em Seguros, Saúde Suplementar e Sistema Financeiro. O terceiro será dedicado ao Direito, à Economia e à solução de conflitos em Regulação, fugindo do aspecto da judicialização. Vamos tratar da Lei de Liberdade Econômica, fundamentos de Direito e Economia, análise de impacto regulatório e abuso de poder regulatório. Por fim, o último módulo abordará Governança e Compliance para os setores regulados, LGPD e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), e, ainda, Regulação em Inovação e ESG em seguros”.

O coordenador Científico, Ricardo Villas Bôas Cueva, enalteceu a importância do curso e reforçou que há uma enorme dificuldade dos entes reguladores e agências reguladoras em desempenhar, com equilíbrio, a garantia e a estabilidade da saúde dos sistemas. Nesse contexto, o tema da pós é extremamente oportuno, pois, de acordo com o magistrado, temos visto no Brasil um desenvolvimento enorme da regulação em inúmeros setores.

Corpo docente de peso

Outras personalidades e autoridades serão professores do curso, casos dos ministros do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso e Gilmar Mendes, do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Luis Felipe Salomão, do presidente da CNseg, Dyogo Oliveira, do economista e ex-presidente da CNseg, Marcio Coriolano, do superintendente de Estudos e Projetos Especiais da FenaSaúde, Sandro Leal Alves, e do presidente da Associação Brasileira de Direito e Economia (ABDE), Manoel Gustavo Neubarth Trindade.

As inscrições para a primeira turma da pós-graduação “Regulação de Seguros, Saúde Suplementar e Finanças” estão abertas, clique aqui e descubra como fazer parte desse curso inovador!

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas