“Tradição e sólido know-how para a evolução profissional”

Acumulando inúmeras experiências e capacitações, o executivo Marcell Bruno recentemente incorporou mais uma formação ao seu extenso currículo. Ele foi um dos 95 formandos da Graduação em Gestão de Seguros da ENS, em cerimônia de colação de grau realizada no dia 6 de outubro.

Engenheiro eletricista formado na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), mestre em Telecomunicações pela UnB, especialista em Gestão Aeronáutica pela Unileya, especialista em Gestão e Políticas Públicas pela FESPSP e certificado em Inteligência Artificial pela Huawei, Breno conta o que o motivou a ingressar no setor de seguros e iniciar o curso da ENS.

“Acho fascinante a área de Modelagem e de Gerenciamento de Riscos, especialmente riscos aeronáuticos e hidrológicos. Após conversar com uma amiga que trabalha na ANS achei que seria interessante conhecer como o setor de seguros modela os diversos riscos aos quais a atividade securitária está exposta”.

O agora gestor de seguros aposta no potencial do setor e ressalta a excelência do ensino da Escola na formação de profissionais. “Vale a pena se especializar nessa área, que é muito ampla, repleta de desafios e de oportunidades, e que ainda tem muito o que crescer no Brasil. A ENS tem uma importante tradição, bem como sólido know-how, para instruir e acompanhar os alunos na sua evolução profissional”.

Reconhecimento em revistas internacionais

Atuando desde 2010 na Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Bruno foi responsável pelo desenvolvimento e análise de algoritmos de inteligência artificial da agência. “Após ter passado pelas mais diversas áreas da ANAC, fiquei responsável por receber todos os acidentes aeronáuticos do Brasil e enviá-los para todas as áreas da ANAC. Nesse setor, recebi uma demanda para identificar as aeronaves brasileiras com maiores riscos associados, dentre as 21 mil da época. Não sabia nem mesmo se tal objetivo era possível, pois, na época, não havia estudo similar feito por qualquer autoridade de aviação civil no mundo, ou mesmo de entes privados que fossem do nosso conhecimento”.

Bruno conta que conseguiu identificar as aeronaves brasileiras de maior risco associado e o trabalho resultou na redução de acidentes com aeronaves brasileiras. “Houve 50 acidentes e incidentes de janeiro de 2016 até janeiro de 2022, com 38 aeronaves, sendo um deles com morte. Já no segundo conjunto, ocorreram 29 acidentes ou incidentes de janeiro de 2017 a janeiro de 2022, com 26 aeronaves, tendo ocorrido 2 acidentes com mortes”.

O reconhecimento da qualidade e relevância do estudo veio por meio da publicação em conceituadas revistas internacionais, a Springer, e, em breve, a Journal of Genetic Engineering and Biotechnology, da editora OPAST.

Graduações com inscrições abertas

As graduações da ENS já estão com inscrições abertas para turmas com início em fevereiro de 2023. Além do curso em Gestão de Seguros, estão disponíveis outras seis opções: Riscos Logísticos, Recursos Humanos, Marketing, Processos Gerenciais, Finanças e Gestão de Dados. Veja qual se encaixa no seu perfil e participe do processo seletivo, no site graduacao.ens.edu.br.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas