A Pesquisa FEEx e o mercado de seguros

Nos recentes dados obtidos por meio da pesquisa FEEx – FIA Employee Experience, que origina o Prêmio Lugares Incríveis Para Trabalhar, as diferentes categorias mensuradas trazem informações relevantes ao que se refere às boas práticas em gestão de pessoas.

Em relação à amostra pesquisada, em 2022, foram cerca de 300 organizações participantes com questionário validado e 140 Lugares Incríveis para Trabalhar. Dessas empresas, há 4 empresas do setor de seguros: AIG Seguros Brasil S/A, Brasilseg, PROAUTO, e Seguros Unimed.

O perfil de quem atua no setor de seguros

Os profissionais do setor segurador são mais escolarizados que a média das empresas que são Lugares Incríveis Para Trabalhar. A chance de um funcionário desse setor ter ensino superior completo ou pós é 23% maior do que na média das organizações premiadas.

Quanto aos pontos fortes das seguradoras, os colaboradores entendem que, além das instalações e espaços serem confortáveis para trabalhar, também avaliam muito bem os benefícios, o apoio que os colegas dão entre si, as informações sobre oportunidades internas, além de ver coerência nas comunicações interna e externa – quando comparamos com as empresas já premiadas.

Por sua vez, os colaboradores do setor são mais críticos em relação a perceber que sua empresa está preocupada com a melhoria da comunidade e do meio ambiente, a sobrecarga de trabalho, a organização dos processos e rotinas de trabalho, assim como um entendimento de como podem crescer na empresa em que estão. São pontos de atenção importante porque essas avaliações se encontram abaixo da média de referência (empresas consideradas incríveis para trabalhar).

O perfil do funcionário de RH do setor de seguros

Quanto aos cargos ocupados pelos profissionais de RH nas empresas seguradoras, temos mais papéis de liderança média. A alta liderança é equilibrada com as outras empresas do mercado. Outro ponto que se destaca é que o setor de seguros conta, proporcionalmente, com menos assistentes de RH do que a média das empresas, assim como menos business partners de RH.

Os funcionários do setor de seguros podem se sentir mais bem atendidos por suas áreas de RH, pois em média cada profissional de RH de uma empresa seguradora atende 44 colaboradores. Esse número é de 76 para as empresas que são consideradas Lugares Incríveis para Trabalhar.

Os principais desafios do RH do setor de seguros estão relacionados a promover mudanças e integração da cultura organizacional (75%).

Todas as empresas seguradoras da pesquisa possuem o papel de business partner de RH, algo que acontece em 69% dos Lugares Incríveis Para Trabalhar.

Cabe destacar que todas as empresas do setor gerenciam o indicador de percentual de mulheres em posições-chave na empresa, algo menos frequente nos outros setores.

O setor de seguros está aquecido?

Quando os dados de riscos de perda de talentos para o mercado são analisados, entende-se que o setor de seguros esteja mais aquecido que os outros setores.

5% dos funcionários que trabalham nas empresas seguradoras admitiram ter se candidatado a outras vagas de emprego. Além disso, esses colaboradores do setor de seguros também receberam mais convites para participar de outros processos seletivos (10% a mais que no geral). E há 2% desses profissionais já participando de outro processo seletivo.

___________________________________________________________________________________________________________

INSCRIÇÕES 2023 ABERTAS: Participantes serão contemplados com mapa de clima organizacional GRATUITO e podem ser CERTIFICADOS

As empresas que alcançarem as melhores notas poderão ser premiadas como Lugares Incríveis Para Trabalhar (LIPT)

Já estão abertas as inscrições GRATUITAS para a Pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) 2023. Empresas de todo o Brasil, com 50 ou mais funcionários, podem participar. Basta se inscrever até o dia 30 de maio no link: https://feex.fia.com.br/inscricao

As organizações que completarem os requisitos mínimos da pesquisa serão contempladas por um Certificado FEEx de Qualidade do Ambiente de Trabalho, com validade de um ano.

Com isso, as empresas têm acesso também gratuitamente a uma série de dados sobre a experiência dos colaboradores e suas práticas de gestão, além de uma apresentação com um especialista da FIA sobre esses resultados.

A FEEx permite às organizações avaliarem os quatro agentes internos responsáveis pela experiência do colaborador: a área de gestão de pessoas, CEO, líderes e os próprios funcionários.

Esse levantamento forma o i-FEEx, índice FIA Employee Experience, que define as organizações que serão reconhecidas como referências.

Para participarem, os funcionários devem responder a uma pesquisa de clima 100% online e anônima e o RH a um questionário de práticas em gestão de pessoas. A coleta de dados acontecerá até 30 de junho.

As empresas que alcançarem as melhores notas poderão ser premiadas como Lugares Incríveis Para Trabalhar (LIPT) por porte: Pequenas (até 300 funcionários), Médias (entre 301 e 1.500 funcionários) e Grandes (mais de 1.500 funcionários), além de serem premiados por setor e em categorias especiais.

A Pesquisa FIA Employee Experience (FEEx) é elaborada pelos professores doutores André Fischer e Joel Dutra, duas das maiores referências em gestão de pessoas no país e que estudam o comportamento dos trabalhadores brasileiros há mais de 40 anos.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas