Lockton apresenta os resultados da 8ª edição da Pesquisa de Benefícios

Entre as tendências identificadas estão o aumento da licença maternidade e paternidade e a oferta de benefícios focados em práticas esportivas

A Lockton, maior corretora independente do mundo, apresentou na última terça-feira, dia 19 de dezembro, os principais resultados da 8ª Pesquisa de Benefícios. A edição contou com a participação de 577 empresas de mais de 12 setores diferentes. Localizadas nas regiões sudeste e sul do país, 51% das organizações participantes contam com mais de 1.000 colaboradores e 57% delas possuem faturamento bruto anual superior a R$ 500 milhões.

A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e novembro de 2023 e avaliou os benefícios oferecidos pelas empresas e as políticas adotadas pelos departamentos de Recursos Humanos. A apresentação ficou por conta de Cesar Lopes, Diretor de Consultoria da Lockton Brasil e Bruno Cerboncini, Líder de Pesquisas Lockton LATAM, que abordaram os principais destaques dos 27 tópicos analisados ao longo de toda a pesquisa.

Dentre as tendências identificadas, a licença maternidade e paternidade ganhou destaque, já que 49% das empresas informaram oferecer um período maior que a legislação quando o assunto é o afastamento para a mãe e 47% para os pais. Outro ponto de destaque foi o aumento das empresas que passaram a oferecer benefícios focados em práticas esportivas, como Gympass ou TotalPass, enquanto apenas 45% delas aderiram ao benefício em 2022, o número saltou para 64% em 2023.

A flexibilização do Vale Refeição (VR) e Vale Alimentação (VA) também foi um tema de destaque na Pesquisa. Cerca de 49% das empresas informaram que oferecem os dois benefícios de forma unificada, permitindo que os colaboradores escolham a melhor opção de utilização.

Os dados de Previdência Complementar, foram apresentados por Dayane Aguiar, Consultora Sênior de Previdência da Lockton Brasil. Além de mostrar os números da Pesquisa, a executiva também fez uma análise sobre o Projeto de Lei nº 5.503/2019. “Com a PL, os participantes e assistidos do plano podem escolher qual regime de tributação preferem, progressivo ou regressivo. Isso vale para novos entrantes e também para aqueles que já fazem parte do plano de previdência complementar. Sendo um excelente ganho para os beneficiários”, comentou Dayane.

“A Lockton é uma referência no setor de seguros e estamos focados em expandir isso para a área de benefícios. A nova edição da pesquisa reforça este nosso compromisso com os milhares de gestores de RH do Brasil, que buscam sempre se atualizar sobre as tendências e movimentações de políticas corporativas e benefícios”, comenta Eduardo Lucena, Deputy CEO da Lockton.

Benchmark: Saúde Corporativa no Brasil 2023

Além da apresentação da Pesquisa, o evento também abordou a primeira edição do “Benchmark: Saúde Corporativa no Brasil 2023”. 126 empresas, de diferentes segmentos e tamanhos, com mais de 131 bilhões de receita bruta anual, participaram do estudo. A apresentação dos resultados foi feita por Dr. Luiz Ribeiro, Diretor Médico da Lockton Brasil, que conduziu o estudo.

Considerando quatro pilares de análise (gestão organizacional, inteligência de dados, gerenciamento de riscos e gestão dos custos do benefício saúde), o estudo classificou a Maturidade em Saúde Corporativa das empresas respondentes em ouro (11%), prata (21%) e bronze (67%).

As empresas com nível mais elevado de maturidade, mesmo diante do cenário de elevação dos custos com o benefício saúde, conseguiram implementar medidas para a redução dos custos per capita (10%) ou conseguiram desacelerar este aumento (29%).

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas