Com carreira consolidada, Sérgio Ribeiro, nome conhecido no universo dos seguros, quer protagonizar novo projeto profissional

Atitudes enérgicas, visão inovadora, adaptabilidade, versatilidade, prontidão com valorização do segurado e respeito ao colaborador. Essas são características que definem o profissional que tem 30 anos de mercado.

Com ampla experiência no desenvolvimento de novos negócios, novos produtos, novos mercados, ampliação do mix de produtos e marketshare a partir da gestão de estratégias omnichannel para os múltiplos segmentos em que esteve à frente no PF, PJ (MEI, MPE, Empresarial, Corporate, Large), AGRO, Private, Setor Público, Bancassurance, Corretores, Affinity, Cooperativas, Parcerias e Operações Estruturadas. “Entende que seu diferencial está no pleno entendimento das especificidades de cada uma dessas operações e seu forte relacionamento com os respectivos mercados”.

Há mais de uma década na liderança de equipes multiskills e multinacionais de alta performance, priorizo e desenvolvo a alta permeabilidade das equipes nos diferentes canais de venda. A formação e integração do time são características que estimo e estimulo em todos aqueles que estão à minha volta, afirma o Executivo.

Apesar dos meus 30 anos de profissão, estou sempre aprendendo, me profissionalizando e aberto a novas experiências. Acredito que essas marcas que registram o perfil do profissional Sérgio Ribeiro na indústria de seguros

Empreendedor nato, Sérgio atribui ao pai esse traço da personalidade: “Talvez esse lado eu tenha herdado do meu pai que era gestor de vendas. Mas, para fazer um bom trabalho, em qualquer ramo profissional, é preciso estar atento às mudanças à nossa volta. Também tenho isso dele”, resume Sérgio, que é formado em Direito com especializações importantes, entre elas, gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas, Gestão de Mudanças na HSM e também tem passagem pela Fundação Dom Cabral, em gestão de negócios. “Estudar, pesquisar e estar aberto a incluir as novidades na rotina também definem um bom profissional e eu gosto de estar sempre me atualizando”, diz a parte do Sérgio estudioso.

Enquanto o pai vendia, a mãe cuidava. Era enfermeira. E é do lado materno que aflora o Sérgio Ribeiro gestor de pessoas. É que se por um lado, as planilhas ocupam boa parte do dia a dia do profissional, a outra metade do sucesso ele sabe exatamente onde encontrar: no capital humano. “Através das melhores práticas visamos aperfeiçoar a jornada, o nível de experiência, relacionamento e comunicação. O capital humano é o meu diferencial competitivo, pois através dele fortalecemos a cultura da Companhia e superamos os resultados”, sentencia Sérgio.

E por falar do futuro, Ribeiro é cirúrgico: Acredita na tecnologia quando o assunto é a expansão do setor. “As transformações que estão trazendo maior competitividade para o setor são as insurtechs, startup, agtechs, fintechs, open´s finance e insurance. Mais acessibilidade e novas fronteiras se abrindo, possibilitando um mercado segurador cada vez mais globalizado, dinâmico e conectado”.

Além disso, segundo ele, as companhias tradicionais precisam otimizar os processos e mudar a forma como os produtos e soluções são oferecidas aos clientes. “A palavra que caracteriza nossos segurados atualmente é o empoderamento. Eles não aceitam qualquer produto. Definem as suas escolhas a partir de suas melhores experiências e atuais necessidades”, analisa.

E é preciso mesmo caminhar lado a lado com esse novo mercado globalizado, de segurados cada vez mais exigentes, conectados e atentos às novas oportunidades e tendências na indústria de Seguros e Mercadológicas. Versatilidade é palavra de ordem. Desburocratizar vem na sequência e ele explica o porquê: “Já estamos vendo startup’s oferecendo seguro de pessoas gratuito e sem burocracia.

Bancos tradicionais disponibilizando pacote de serviços/assistências (carro, casa, Pet) sem carência, com utilização imediata e que pode ser usado por terceiros independente do domicílio do cliente contratante. Ainda tem banco Digital concedendo gratuitamente para seus clientes, seguro proteção de cartão contra transações feitas por ameaça, coação, sequestro, além de assistência psicológica para as vítimas. Quem tem visão e entender o comportamento do cliente, sai na frente”, alerta Ribeiro.

E conversando com o Sérgio fica claro que, para ele, trabalhar no setor é mais que um negócio. É um propósito de vida. Segundo o executivo, o seguro possui um caráter inclusivo, acolhedor e social. “É uma ferramenta de proteção transversal, atua em todas as atividades econômicas, seja na agricultura familiar, pessoas físicas em sua pluralidade de perfis. Está em todos os níveis empresariais, desde o MEI até grandes organizações, passando ainda pelos profissionais autônomos, liberais, e pelo agronegócio. Temos que ter uma diversidade incrível de oferta em vários canais e de proteções para atuar com expertise em cada uma dessas frentes”, argumenta.

Diante de toda essa análise do setor feita de maneira tão natural e orgânica por Sérgio Ribeiro, é possível compreender porque ele é tão bem sucedido. É apaixonado pelo que faz. E agora Quer marcar um novo capítulo de sucesso na sua história profissional. Para tanto, acredita que sua experiência e visão podem contribuir com a adequação e criação de modelos de negócios resilientes, na formatação de novos produtos modulares e customizados, dando autonomia total para os clientes escolherem e promoverem as alterações necessárias no decorrer dos contratos de forma independente.

Nessa nova etapa profissional, quer imprimir todo conhecimento considerando seu pensamento estratégico, alta capacidade de análise, inovação, decisão, execução, mentoria, inteligência emocional e consciência situacional, mantendo um processo de comunicação e negociação fluída.

Por falar com comunicação, destaca que é necessário alterar a abordagem comercial tendo em vista as mudanças comportamentais contemporâneas dos clientes e colaboradores.

Poucas Companhias conseguem se conectar com os mais diversos públicos, canais, perfis e segmentações de forma personalizada e customizada. O executivo acredita no modelo hibrido PHYGITAL visando atender o cliente de forma genuína e singular.

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